Meu Timão

Entrar

Corinthians é favorável à Medida Provisória 984; outros 15 clubes da Série A apoiam a MP

Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

10K 44

Na briga

Corinthians se une a 15 clubes da Série A em apoio à MP de direitos de televisão

Por Meu Timão

visualizações 10K comentários 44 75

O Corinthians, junto a outros 15 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, divulgará um manifesto a favor da MP 984, que dá ao clube mandante o direito de transmissão dos jogos. A informação foi dada pelo Uol Esporte e confirmada pelo Meu Timão.

No manifesto, os clubes alegam que os torcedores serão beneficiados com a MP que deve evitar que uma partida não seja transmitida, além de gerar um aumento de receitas e geração de empregos. O texto também argumenta que a concorrência vai aumentar - leia na íntegra abaixo.

A Medida Provisória, vale lembrar, foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 18 de junho e, além dos 16 clubes da Série A (veja lista abaixo), conta com o apoio de cerca de 40 times de todas as séries do Brasileirão.

Com isso, a MP tem 60 dias (contados a partir da assinatura) para ser votada e aprovada no Congresso. Caso a votação não ocorra nesse prazo (até 16 de agosto), ela pode ser prorrogada uma única vez por mais 60 dias; depois disso, ela cairá.

Vale ressaltar que, pela Lei Pelé, os dois times envolvidos na partida dividiam os direitos de transmissão. A decisão, inclusive, gerou disputa entre o Flamengo e a TV Globo pelo Campeonato Carioca.

Manifesto na íntegra dos clubes que apoiam a MP 984

Por que os Clubes apoiam a MP 984 e a criação da Lei de Democratização das Transmissões de Futebol

1. Porque o torcedor é diretamente beneficiado. A MP acaba com os "apagões", isto é, os jogos sem nenhuma transmissão, que ocorriam quando um canal tem o direito de um time e outro canal tinha o direito do outro. A situação anterior impedia, por exemplo, que mais da metade dos jogos do Campeonato Brasileiro fossem exibidos na TV fechada. Com mais partidas sendo exibidas, teremos um futebol mais democrático, mais acessível e mais barato.

2. Porque ela empodera os clubes a negociar seus direitos e incentiva a união entre as equipes. Esse formato prevalece nos principais mercados de futebol do mundo. O Brasil está pronto para esse passo libertador, que certamente será o ponto de partida para outros aprimoramentos. Com a MP, quanto mais os clubes estiverem unidos, mais vão ganhar.

3. Porque a concorrência vai aumentar. O modelo que vigorava no Brasil gerou concentração do futebol nas mãos de poucos investidores. Consequentemente, não alcançou todo o seu potencial e ainda gerou distorções no seu modelo de distribuição. A MP viabiliza a entrada de novos investidores no mercado, sem afastar os atuais, aumentando a disputa. E isso é bom para os clubes e melhor ainda para o torcedor.

4. Porque devemos seguir o exemplo de quem fez e deu certo. A legislação anterior tinha mais de 50 anos e não refletia uma forma moderna de negociação dos direitos esportivos. A ampliação de investimentos gera aumento de receitas para os clubes, viabilizando a manutenção dos nossos craques por mais tempo no país, além do investimento em estrelas internacionais.

EM RESUMO

Os torcedores ganham com o fim dos apagões de jogos, com mais craques em campo e com um melhor espetáculo no Brasil. Os clubes ganham com mais liberdade e receitas. E o país ganha com os clubes mais sólidos financeiramente, maior geração de empregos e crescimento de impostos pagos aos governos.

Por todas estas razões, APOIAMOS a MP 984/2020 e pedimos a sua CONVERSÃO imediata em Lei!

Clubes da Série A do Brasileiro a favor da MP 984

1. Corinthians
2. Palmeiras
3. Ceará
4. Fortaleza
5. Sport
6. Athletico Paranaense
7. Coritiba
8. Red Bull Bragantino
9. Atlético-MG
10. Atlético-GO
11. Flamengo
12. Bahia
13. Goiás
14. Vasco
15. Santos
16. Internacional

Dessa forma, os clubes que deixam de apoiar a MP 984 são: Grêmio, Fluminense, Botafogo e São Paulo.

Veja mais em: Transmissão de jogos e Diretoria do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

44 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Sergio
    Sergio Augusto #98

    Na teoria parece ótimo. Vamos aguardar os próximos capítulos dessa novela.

  • Daniel
    Daniel Y #2.418

    De que adianta brigar por aumentar as receitas nos direitos de TV, se essa diretoria fica dando calote nos jogadores no Direito de Arena e depois de anos na justiça perde a causa e tem que pagar milhões de indenização para os jogadores, será que os cara são tão tapados que não percebem que a justiça vai sempre dar causa ganha para os jogadores, então paga certinho logo e evita essas centenas de processos que o clube tem por falta de pagamento do Direito de Arena.
    P.S. - eu acho um absurdo o clube ter que pagar salário alto e ainda dividir receita de transmissão com os jogadores, mas os clubes aceitaram isso, então tem que pagar.

  • Publicidade

  • Todos os comentários (44)

    Felipe
    Felipe Lacerda #6

    Veremos...

  • Marcelo
    Marcelo Barroso #3.361

    Eu acho válido, para começar, se livrar da escravidão da REDE ESGOTO, apesar de a maioria do clubes, dependerem do que eles pagam, já passou da hora, dos clubes, caminharem com suas próprias pernas, basta que haja, pessoas, capacitadas, comprometidas, e principalmente honestas, a frente dos clubes, e aproveitarem e criarem uma liga, se afastando também da tal CBF.

  • Claudio
    Claudio M #1.829

    Galera vamos devagar com isso. Prova disto é que já no primeiro jogo o Flamengo quebrou MP e transmitiu o jogo que era direito do Fluminense.
    Essa treta com a Globo pode não ser tão benéfica quanto parece.

  • Eduardo
    Eduardo Malzone #2.329

    Enfim uma excelente notícia vinda do futebol brasileiro, principalmente do Corinthians... Imaginem o quanto o clube arrecadará por partida em casa, fora bilheteria, que vai para o tal fundo do estádio...

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop