Meu Timão

Entrar

Jamie Byatt foi o primeiro inglês a atuar pelo Corinthians

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

9.8K 41

Esquenta

Corinthian-Casuals aplicou a maior goleada da história do Manchester United; veja outros feitos

visualizações 9.8K comentários 41 20

O Corinthian-Casuals, clube homenageado pelo Timão na confecção do terceiro uniforme para a temporada, que deve ser lançado ainda essa semana pela Nike, tem uma série de feitos históricos na sua trajetória. Amador até hoje, a equipe instalada no sul de Londres pode dizer, por exemplo, que é a responsável pela maior derrota do Manchester United na história.

O duelo se deu em 1904, quando o United já tinha relevância, mas sem títulos nacionais, que chegariam apenas dali a quatro anos. Antes da divisão do futebol amador com o profissional na Inglaterra, o Corinthian era base da seleção inglesa e fez valer a sua superioridade por 11 a 3. O resultado foi tão marcante que motivou um reencontro entre os clubes 100 anos depois, em 2004 - dessa vez, 3 a 1 para o United.

Um relato de um jornal britânico da época dá conta do quão surpreendidos foram os Diabos Vermelhos:

O jogo foi razoavelmente igual no primeiro tempo, mas, depois do intervalo, o Corinthian provou que a sua linha ofensiva era rápida demais para ser parada pelos já cansados centrais do United. Os meio-campistas defensivos do Corinthian deram uma boa sustentação, com destaque para Morgan-Owen, desempenhando muito bem a sua função no meio.

No segundo tempo, o United foi consideravelmente superado. O Corinthian jogou melhor e conseguiu fazer do adversário apenas um espectador dentro de campo. Foram três gols a um na primeira metade, mas o segundo tempo demonstrou os donos da casa imparáveis.

Respeitado nacionalmente, o Corinthian ainda viajou para diversos países do mundo como uma espécie de mensageiro, possuindo como feitos visitas ao norte da Europa, África do Sul, Estados Unidos, Canadá e, claro, o Brasil, onde inspiraram a criação do Sport Club Corinthians Paulista.

Sua influência foi tamanha na era amadora do esporte que o Real Madrid, fundado por imigrantes ingleses na capital espanhola, resolveu homenagear a camisa branca corinthiana em seu uniforme principal. O clube chegou a usar também os calções azuis, que completam o uniforme, mas a temporada em que isso ocorreu foi tão ruim que eles oram banidos rapidamente.

O respeito é tamanho pelo que fez o Corinthian pelo futebol que o clube foi convidado para disputar a Copa da Inglaterra até os anos 30, mesmo seguindo amador em meio a todos os outros profissionais. Uma parte inestimável da história do esporte.

Veja mais em: Corinthian-Casuals e Camisa do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

41 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop