Meu Timão

Entrar

Pelé tem sua carreira muito ligada ao Corinthians

Divulgação/Corinthians

12K 108

80 anos do Rei

Pelé já vibrou com o Corinthians e, assim como a Fiel, idolatrou Baltazar antes de se tornar lenda

visualizações 12K comentários 108 132

O Rei Pelé completa 80 anos nesta sexta-feira e, ao mesmo tempo que foi um dos maiores "carrascos" do Corinthians enquanto jogador de futebol, também vibrou com gols do Timão durante a infância, em Bauru, no interior de São Paulo. Na época, o então garoto Edson, assim como outros tantos pelo país, idolatrava Baltazar, o Cabecinha de Ouro.

A revelação foi feita em matéria do GloboEsporte.com, em 2010, que entrevistou amigos de infância de Pelé e pessoas que conviveram com ele nos tempos de Bauru, entre os 4 e os 16 anos de idade daquele que viria a ser o melhor jogador de todos os tempos do esporte mais popular do mundo.

Raul Marçal, melhor amigo do Rei na infância bauruense, foi quem revelou essa preferência de Pelé e a idolatria dele por Baltazar, centroavante do histórico time corinthiano do começo dos anos 50.

"Ele era corintiano, sim. Eu também era e ainda sou. Ele era também muito fã do Baltazar. Todo gol que fazia de cabeça, saía gritando que era gol do Baltazar", contou ele à época para a reportagem. "Ele tinha até um time de futebol de botão do Corinthians", continuou.

E não era para menos. Baltazar foi o centroavante do Timão no dominante período de 1950 a 1955, com a conquista de três Campeonatos Paulistas, três Torneios Rio-São Paulo e a Pequena Taça do Mundo, formando com Luizinho e Claudio uma das mais famosas linhas ofensivas da história do Timão.

Contratado do Jabaquara em 1945, Baltazar passou 12 anos no Parque São Jorge e marcou 269 gols pelo Timão. Centroavante do Brasil em duas Copas do Mundo (1950 e 1954), foi o grande destaque nacional nas Eliminatórias para o Mundial da Suíça, marcando cinco dos oito gols brasileiros. Fez incríveis 54 gols em 1952, somando Brasil e Corinthians.

Curiosamente, a saída de Baltazar do Corinthians coincide com o surgimento de Pelé no Santos, tendo ambos se enfrentado apenas uma vez no clássico: vitória do Santos por 5 a 3, com gol de um adolescente Pelé, que dois meses depois iniciaria sua trajetória na Seleção Brasileira.

Contra o Corinthians, Pelé marcou 50 gols em 50 jogos, sendo o atleta a ter vazado mais vezes o Timão em toda a história. Mas, no fundo, o coração do Rei também teve seu espaço corinthiano.

Veja mais em: História do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

108 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Daniel
    Daniel #3.911

    Para aqueles acham que o futebol foi inventado a partir dos anos 2000, como o abobado do Bruno Formiga:

    - Em estudo, foi apurado que Pelé fazia em seu tempo, todos os dribles, técnicas de finalização e outros recursos que os 'craques' atuais. MAS com bolas que pesavam mais, chuteiras que pareciam ferraduras e em campos horríveis, onde nem se pensava ou sabia o que era drenagem. Pelé, assim como Michael Jordan para o basquete, é o maior jogador que esse mundo viu e verá, por que mesmo com todas as condições atuais de se praticar o esporte, ninguém chegou próximo da genialidade dele.

  • Dig�o
    Digão Lhp #2.077

    Eu li pequena taça do mundo? Logooooo somos TRI-MUNDIAL? É isso mesmo produção? Kkkkkk Brincadeira a parte, parabéns ao MAIOR JOGADOR DE TODOS OS TEMPOS, que mesmo com uniforme de algodão e bola de capotão, fazia mágica em campo! E ainda tem gente que insiste em comparar com jogadores de hoje, quem tem um banho de tecnologia, 10 tipos de médicos ao redor e male má consegue acertar o gol!

  • Publicidade

  • Todos os comentários (108)

    Kleber
    Kleber Prado #724

    Desde sempre fui família e admirador do pele, pois tudo que ele fez pelo futebol, fez de coração e amor, parabéns

  • Herberth
    Herberth Echeverria #755

    Quem viu Pelé, Garrincha e Rivellino jogarem já viu tudo de futebol!

  • Wilson
    Wilson Kikawa #1.343

    Que ironia né o maior jogador do Mundo foi parar no rrival sendo Corinthiano de coração. Dizem as lendas que naquela época o clube não aceitava negros no seu elenco, por isso ele foi para o Santos!

  • Negev
    Negev Horebe #7.254

    Rivelino >>>>> Eusébio >>>>>>>> Pelé. O choro é livre!

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop