Meu Timão

Entrar

Orquestra Filarmônica da USP regravou o Hino sob a batuta do neto de um dos autores

Reprodução

2.2K 48

Lindo de ouvir!

Neto de autor faz regravação do Hino do Corinthians com orquestra filarmônica da USP; assista

Por Meu Timão

visualizações 2.2K comentários 48 37

O Hino do Corinthians ganhou uma nova gravação, dessa vez em ritmo de música clássica. O responsável por isso foi o professor Rubens Russomanno Ricciardi, do departamento de música da USP de Ribeirão Preto. Ele é neto de Edmundo Russomanno, um dos autores do hino corinthiano.

De acordo com o Jornal da USP, Russomanno uniu suas pesquisas sobre a história musical do Brasil à sua própria história familiar. Dessa união surgiu um vídeo com uma nova versão do Hino do Corinthians, interpretado pela USP Filarmônica, orquestra de alunos de graduação, regida por Ricciardi.

O vídeo, disponível no canal da orquestra no Youtube, apresenta o hino com orquestração feita por Ricciardi em homenagem ao seu avô, Edmundo Russomanno, recentemente reconhecido como um dos autores da obra - veja abaixo.

"É um caso raro em que compositor e arranjador têm o mesmo DNA", contou Ricciardi. Essa história familiar começou com Adelino Ricciardi, tio de Ricciardi, que foi editor da Revista Corinthians nas décadas de 1940 e 1950, além de articulador de vários projetos ligados ao time, como a primeira proposta de construção de um estádio, em 1953, e de um hino, um ano antes.

Para a composição, Adelino juntou-se ao seu colega, o radialista Lauro D'Ávila, e incluiu na letra slogans de sucesso editados pela revista. Daí saíram os versos “campeão dos campeões” e “do Brasil, o clube mais brasileiro”. Mas, no momento de escrever a música na partitura, Adelino chamou o compositor Edmundo Russomano para a tarefa.

Por muito tempo, o reconhecimento da autoria de Russomanno não era público. O Memorial do Corinthians foi peça-chave na pesquisa histórica responsável pela atribuição da autoria ao compositor.

Fernando Wanner, pesquisador do Corinthians e curador do Memorial, conta que foi disponibilizado o acervo da Revista Corinthians para elucidar a pesquisa, trazendo a verdade sobre "o mais brilhante hino desportivo do País".

Veja a nova regravação do Hino do Corinthians

Veja mais em: História do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

48 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop