Meu Timão

Entrar

Garrincha estampou até a capa de Esportes D'O Globo, jornal carioca, em um duelo contra o Cruzeiro, de Minas

Reprodução

5.3K 40

Olímpico!

Garrincha marcava o seu primeiro gol pelo Corinthians em grande estilo há 55 anos

visualizações 5.3K comentários 40 41

Neste sábado, completam-se 55 anos do dia em que talvez o melhor jogador a vestir a camisa do Corinthians fez seu primeiro gol pelo clube. Garrincha, um dos maiores craques da história, anotou um "golaço", conforme registram os jornais da época, no triunfo do Timão sobre o Cruzeiro de Tostão e companhia, em 13 de março de 1966.

Frente ao time que seria vencedor da Taça Brasil meses depois, o Timão abriu o placar com Tales, em jogada de Garrincha, viu Tostão empatar e, já aos 35 minutos, Garrincha encobriu o goleiro em cobrança de escanteio para definir a vitória corinthiana.

Garrincha era tão grande e representado como um ídolo nacional que esse embate, ainda que em um torneio amistoso e em meio à disputa do Rio-São Paulo, recebeu grande destaque até na mídia carioca.

O jornal O Globo, por exemplo, estampou na sua capa de Esportes o triunfo corinthiano com uma foto de Garrincha trajando o uniforme alvinegro. O craque foi tratado com empolgação por aparentar retomar a forma que apresentou no bicampeonato mundial do Brasil, em 1958 e 1962.

Ainda que longe de ser comparável aos seus tempos de Botafago, o período de Garrincha no Timão foi mais marcante e mal representado pelos dois gols em 13 jogos. Esse março de 1966 foi seu grande momento, com os dois tentos e atuações muito boas no torneio Rio-SP.

O título, aliás, só está repartido com outros três times na galeria corinthiana porque Flávio Minuano não converteu em gol um pênalti sofrido por Mané no empate por 0 a 0 (veja vídeo abaixo) com o Santos, no Pacaembu. Em outra jogada de Garrincha, aliás, o mesmo Flávio chegou a fazer o gol da vitória, mas o juiz deu impedimento do corinthiano.

Como a preparação para a Copa da Inglaterra começou ainda em abril e se estendeu por três meses, Garrincha teve esse momento interrompido para representar o país. Voltou do Mundial machucado e só atuou na reta final do Campeonato Paulista antes de deixar o Timão ao final do seu ano de contrato.

Veja imagens de Garrincha pelo Corinthians em 1966

Veja mais em: Ídolos do Corinthians e Ex-jogadores do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

40 Comentários Comentar >

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop