Meu Timão

Entrar

Henrique conquistou dois Paulistas e uma Copa do Brasil pelo Corinthians em cinco anos no clube

Arquivo Corinthians

60K 271

Críticas

Corinthians parabeniza ex-zagueiro envolvido em caso de estupro e torcida se revolta nos comentários

Por Meu Timão

visualizações 60K comentários 271 57

Dono de três títulos em cinco temporadas pelo Corinthians, o ex-zagueiro Henrique completa 56 anos de idade nesta terça-feira. A data especial foi relembrada pelo clube em seus perfis nas redes sociais, mas a torcida não aprovou a comemoração.

"Nosso xerifão da década de 90, o ex-zagueiro Henrique completa 56 anos hoje! Com 292 jogos e 17 gols marcados no Coringão, Henrique conquistou dois Campeonatos Paulista (1995 e 1997) e uma Copa do Brasil (1995). Marcou história!", escreveu o Corinthians no Twitter - veja publicação abaixo.

Após a repercussão, o Corinthians apagou o post.

Nos comentários da publicação, parte da torcida criticou a homenagem feita ao atleta. O motivo para a irritação é que Henrique foi um dos envolvidos no Escândalo de Berna, como ficou conhecido o caso de estupro de uma menina de 13 anos, em 1987. Na época, Henrique, Cuca, Fernando Castoldi e Eduardo Hamester defendiam o Grêmio e estavam na Suíça para um torneio amistoso com a equipe sulista.

Os jogadores foram acusados, mas a justiça suíça entendeu que não houve violência. Eles foram denunciados no artigo 187 do código penal do país europeu, com pena de até cinco anos de prisão para quem "se envolva em um ato sexual com uma criança menor de 16 anos, ou incite a criança a cometer tal atividade ou envolva uma criança em um ato sexual".

Henrique, Cuca e Eduardo Hamester foram condenados a 15 meses de prisão e ao pagamento de 8 mil dólares cada um. Já Fernando Castoldi foi considerado cúmplice e, assim, teve pena de três meses de prisão e multa de 4 mil dólares. Nenhum jogador chegou a cumprir a pena.

"Lamentável essa postura, a partir do momento em que se sabe que ele estava envolvido no mesmo caso de estupro que o Cuca, vocês não deveriam nem postar, nem homenagear", escreveu uma torcedora.

"Vamos se ligar aí, rapaziada. O zagueiro em questão fazia parte do "bonde" do ex-treinador do Atlético/MG naquele caso escabroso e criminoso, que correu na Suíça. Vamos ter critério nas "homenagens". Se vocês não lembram, eu refresco a memória de vocês", disse outro, publicando uma foto da notícia do caso.

Depois disso, Henrique defendeu a Portuguesa e o União São João, de Araras, no interior do estado de São Paulo. Em 1992, o jogador chegou ao Corinthians, onde formou dupla de zaga com jogadores como Marcelo Djian, Célio Silva e Antônio Carlos, mas sempre mantendo a titularidade na equipe do Parque São Jorge.

Em 1997, após cinco anos no time, Henrique deixou o Corinthians e passou a defender o Verdy Tokyo, do Japão. Nas cinco temporadas em que esteve com o clube do Parque São Jorge, o zagueiro disputou 292 jogos e marcou 17 gols, além de estar presente nas conquistas do Paulistão, em 1995 e 1997, e da Copa do Brasil, também em 1995.

Veja a publicação do Corinthians em homenagem a Henrique

Reprodução/Twitter

Veja alguns comentários da torcida do Corinthians na publicação

Veja mais em: Ex-jogadores do Corinthians e Twitter do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

271 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop