Meu Timão

Entrar

Boca é o principal adversário do Corinthians nesta fase da Libertadores

Divulgação/Boca Juniors

20K 113

Complicados!

Raio-X da Libertadores: conheça os adversários do Corinthians na fase de grupos

visualizações 20K comentários 113 31

O Corinthians conheceu nesta sexta-feira os seus primeiros adversários na disputa da Copa Libertadores da América de 2022, após sorteio realizado na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. O Meu Timão traz um raio-x de cada um dos adversário destinados a encarar o time de Vítor Pereira.

O Timão está no Grupo E, com Boca Juniors (ARG), Deportivo Cali (COL) e Always Ready (BOL). Vale lembrar que equipes do mesmo país não se enfrentam nesta fase inicial. Os times duelam entre si dentro do grupo em jogos de ida e volta. Os dois melhores de cada grupo avançam para o mata-mata.

Em busca do bicampeonato, o Corinthians garantiu uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores após terminar a última edição do Brasileiro em quinto lugar. O Timão não entrava diretamente na Libertadores desde 2018.

Com início previsto para os dias 5, 6 e 7 de abril, a fase de grupos tem previsão de ser finalizada no dia 25 de maio. As oitavas de final estão marcadas para os dias 29 de junho e 6 de julho, enquanto as quartas em 3 e 10 de agosto.

Boca Juniors

Principal adversário do Corinthians, o Boca é hexacampeão do torneio continental e vem de uma eliminação nas oitavas de final do ano passado para o Atlético-MG - empatou os dois jogos e acabou caindo nos pênaltis. O time foi o quarto colocado na edição de 2021 do Campeonato Argentino.

No elenco destacam-se o goleiro Rossi, que chegou a ser convocado para a seleção da Argentina no ano passado, e o atacante Sebastian Villa, colombiano, autor do gol da vitória sobre o River, no último final de semana.

Apesar de tradicional, o Boca passa por uma reformulação após a saída de grandes nomes como Carlitos Tevez e uma sequência de insucessos na Libertadores. A melhor campanha recente foi talvez a mais traumática da história: o vice-campeonato contra o River, em 2018.

O técnico é Sebastian Battaglia, ex-volante que fez parte do time multicampeão continental e mundial no começo dos anos 2000. Outro figura conhecida da torcida é o meia Óscar Romero, irmão gêmeo do ex-corinthiano Ángel Romero.

Deportivo Cali

Um dos grandes do seu país, o Deportivo Cali tem dois vices de Libertadores para a sua conta. Chegou para a disputa da Libertadores da América deste ano por ter sido campeão do Clausura colombiano no ano passado. A conquista veio de maneira um pouco surpreendente, já que a equipe passou em sétimo lugar para a fase final e cresceu na hora certa.

No atual torneio, o Cali ocupa a penúltima colocação e venceu apenas dois jogos em dez rodadas, mas dá sinais de reação. No último final de semana, por exemplo, empatou por 3 a 3 com o Atlético Nacional, vice-líder da disputa.

Em termos de elenco, o atleta mais conhecido é o centroavante Téo Gutiérrez, titular da Colômbia na Copa de 2014 e campeão da Libertadores com o River Plate no ano seguinte. Yony González, com passagem curtíssima pelo Corinthians em 2020, também faz parte do grupo de atletas.

Cali, uma das principais cidades colombianas, não tem uma altitude marcante como outras cidades colombianas. O estádio do adversário corinthiano está cerca de 1.000m acima do nível do mar.

Always Ready

Time menos tradicional do grupo, o Always Ready tem na altitude o seu principal trunfo para a disputa dessa Copa Libertadores da América. O time está situado na cidade de El Alto, na Bolívia, a mais de 4.000m acima do nível do mar, e tem sido um dos principais vencedores do futebol local.

Uma comparação justa de El Alto com La Paz, cidade mais conhecida da Bolívia, é que o lugar funciona quase como Guarulhos está para São Paulo. O aeroporto internacional fica em El Alto, localizada a uma montanha de distância de La Paz. O percurso de ônibus dura cerca de 25 minutos, mas, desde 2014, pode ser realizado por um teleférico.

La Paz, aliás, foi a casa do Always Ready na última Libertadores. O local está a 3.600m de altitude, também muito além do aceitável para times que não lidam com as dificuldades de se jogar tão acima do nível do mar. O ar rarefeito dificulta o desempenho físico dos atletas.

Em termos de elenco, o maior destaque é o ex-corinthiano Juan Carlos Arce, o Coelho. Ainda membro da seleção boliviana, ele jogou pelo Timão em 2007 e é a principal referência do futebol local ainda em atividade. Prestes a fazer 37 anos, caminha para o final da sua carreira.

Veja mais em: Libertadores da América.

Confira mais novidades do Corinthians

113 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop