Meu Timão

Entrar

Rincón ergue a taça do primeiro Mundial de Clubes do Corinthians, em 2000, no Maracanã

Antônio Gaudério/Folhapress

52K 643

Luto

Capitão do primeiro Mundial do Corinthians, Freddy Rincón morre aos 55 anos na Colômbia

visualizações 52K comentários 643 533

O Corinthians e o torcedor corinthiano sofreram uma dura perda no início de madrugada desta quinta-feira. O ex-volante Freddy Rincón, capitão do primeiro título mundial do clube do Parque São Jorge, teve a sua morte cerebral anunciada pela Clínica Imbanaco, hospital em que estava internado na cidade de Cali, na Colômbia. Ele tinha 55 anos de idade.

"A Clínica Imbanaco se permite informar que Freddy Eusebio Rincon Valencia faleceu", disse Laureano Quintero, diretor da unidade de saúde. Ele esteve acompanhado de dois filhos do ex-jogador, que chegaram chorando - um deles com a camisa da seleção da Colômbia de 1990.

O comunicado na íntegra sobre a morte de Rincon

Reprodução/Twitter

"Nunca haverá forma de expressar o que se sente, perder a um dos nossos pacientes, qualquer que seja. Pedimos a todos, por favor, fazer honra e enaltecer a vida de Freddy Eusebio por todas as alegrias que nos brindou. Por tudo que nos fez vibrar desde muitos cantos desse planeta", continuou Quintero.

O ex-jogador estava em estado crítico desde a segunda-feira, quando sofreu um acidente automobilístico em um cruzamento no centro da cidade de Cali. O carro no qual ele seguia como passageiro cruzou um semáforo vermelho e foi atingido em cheio por um ônibus de linha, bem onde estava Rincón.

Rincón e Valderrama, dois pilares da melhor Colômbia da história

Gerard Cerles/AFP

Grande ídolo nacional, ele mobilizou as atenções da mídia colombiana desde o ocorrido e recebeu diversas mensagens de ex-companheiros. Boatos chegaram a dá-lo como morto ainda no dia do acidente, mas a equipe médica divulgou boletins diários informando que, em estado crítico, ele lutava pela vida.

Já consagrado, com passagens por Napoli e Real Madrid, além do rival Palmeiras, Rincón chegou ao Timão em 1997 para, nas suas próprias palavras, ganhar os títulos que lhe faltavam na carreira.

Mesmo já aos 31 anos de idade, viu seu alto nível se estender com uma mudança de posição, deixando de ser um meia/ponta para se tornar primeiro volante do esquadrão montado pelo Corinthians na reta final daquela década.

Rincón cumprimenta Edmundo antes da final do Mundial de Clubes de 2000, no Maracanã

Shaun Botterill/Allsport via Getty Images

Com o clube, foi campeão paulista, bicampeão brasileiro e campeão mundial, este último o seu ato de despedida naquela passagem. Capitão, ele ergueu a taça com a braçadeira após o triunfo nos pênaltis contra o Vasco, no Maracanã.

O craque ainda voltaria a um combalido Corinthians em 2004, mas nem ele nem o clube foram capazes de realizar um grande começo de ano naquela ocasião. Ao todo, foram 158 jogos, 11 gols e seis assistências para o camisa 8 alvinegro, o segundo estrangeiro que mais vezes vestiu o uniforme do Timão.

A intensa procura por informações desde o seu acidente se justifica pela relevância do craque tanto no seu país quanto no futebol internacional, principalmente no Brasil. Foi com a sua geração que a Colômbia voltou a uma Copa do Mundo, em 1990, participando ainda das edições de 1994 e 1998.

Rincón marcou o gol que classificou a equipe pela primeira vez à fase eliminatória do torneio, já nos acréscimos da partida contra a futura campeã Alemanha. Nas Eliminatórias para 1994, o então atacante brilhou em uma goleada por 5 a 0 sobre a Argentina, no Monumental de Núñez, marcando dois dos gols da equipe.

Rincón, que completou 55 anos em agosto do ano passado, deixa quatro filhos, dentre eles Sebastian Rincon, jogador do Barracas, da Argentina, e um dos mais ativos nas redes sociais nos pedidos por força para o pai. O futebol e, principalmente, o Corinthians perdem um pedaço vivo da sua história.

Veja mais em: Ídolos do Corinthians e História do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

643 Comentários Comentar >

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop