Meu Timão

Entrar

4.7K 132

Ações proibidas

Súmula do Majestoso tem relato de objetos lançados no gramado, gritos homofóbicos e sinalizadores

Por Meu Timão

visualizações 4.7K comentários 132 18

Corinthians e São Paulo se enfrentaram na tarde deste domingo pelo Brasileirão e ficaram no empate por 1 a 1. Além dos gols e as boas chances criadas dentro de campo, chamaram a atenção atitudes da torcida do Timão nas arquibancadas da Neo Química Arena.

Ainda no primeiro tempo, a primeira ação da Fiel foi "contra" Reinaldo. No momento de uma cobrança de escanteio, o atleta do São Paulo foi alvo de arremessos de moedas e um isqueiro. A situação foi relatada pelo árbitro da partida na súmula.

"Informo que aos 29 minutos do primeiro tempo, no procedimento de cobrança do tiro de canto da equipe do São Paulo Futebol Clube, fui informado pelo atleta número 6, Reinaldo Manoel da Silva, que foram arremessadas moedas e um isqueiro em direção ao mesmo, sem acertá-lo, vindo do local onde se encontrava a torcida do Sport Club Corinthians Paulista", escreveu o profissional no documento da partida.

O segundo ato registrado na súmula diz respeito a cânticos homofóbicos proferidos pela torcida corinthiana. Em meio a outras músicas cantadas, a Fiel entoou frases como "dessas bichas teremos que ganhar". O árbitro registrou ter sido informado sobre a situação ainda no intervalo, mas que no segundo tempo o fato voltou a se repetir. Ao serem usados os dispositivos de som do estádio para solicitação de que os gritos fossem cessados, a torcida obedeceu.

"Durante o intervalo fomos informados pelos membros da comissão técnica do São Paulo Futebol Clube que estariam sendo entoados cânticos homofóbicos por parte da torcida do Sport Club Corinthians Paulista contra a equipe visitante. Desta forma, solicitamos ao delegado da partida, Victor André Rodriguez Ballesteros, que fosse solicitado através do sistema de som do estádio que os referidos cânticos fossem cessados. Informamos que o procedimento foi realizado conforme solicitado. Aos 4 minutos do segundo tempo, no momento que a partida se encontrava paralisada para a cobrança de escanteio da equipe mandante, me dirigi ao quarto árbitro, Lucas Canetto Bellote, e ao delegado da partida para informar que cânticos homofóbicos estavam sendo entoados pela torcida do Sport Club Corinthians Paulista. Neste momento o sistema de som do estádio solicitou que os cânticos fossem paralisados. Reitero que após a comunicação do sistema de som do estádio a equipe de arbitragem não identificou mais os cânticos desta natureza e a partida prosseguiu", registrou o documento.

A terceira e última atitude da torcida relatada foi sobre sinalizadores. Já na reta final da partida, alguns torcedores acenderam sinalizadores. O duelo ficou paralisada por 30 segundos até que os mesmos fossem apagados e, ao final partida, os responsáveis foram identificados.

"Aos 47 minutos do segundo tempo a partida ficou paralisada por 30 segundos devido a sinalizadores acesos pela torcida mandante. Após este período os sinalizadores foram apagados e a partida prosseguiu normalmente. Após o término da partida fomos informados pelo senhor Márcio de Luna, que se apresentou como gerente geral da Neo Química Arena, que a policia militar havia identificado e qualificado o torcedor responsável pelos sinalizadores. Até o fechamento da sumula não foi repassado nenhum documento relativo ao incidente", encerrou o documento.

O regulamento da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) prevê, no Artigo 67-A, que os clubes, mandantes ou visitantes, arquem com qualquer conduta imprópria de seus torcedores. O documento define que "condutas impróprias" incluem "tumulto, desordem, invasão de campo, violência contra pessoas ou objetos, uso de laser ou de artefatos incendiários, lançamento de objetos, exibição de slogans ofensivos ou com conteúdo político, ou a utilização, sob qualquer forma, de palavras, gestos ou músicas ofensivas".

Presidente do Corinthians, Duilio também falou sobre as atitudes da Fiel. Ele pediu o fim dos cânticos homofóbicos e também reforçou o pedido para a não utilização de sinalizadores.

Veja mais em: Torcida do Corinthians, Neo Química Arena, Corinthians x São Paulo e Majestoso.

Confira mais novidades do Corinthians

132 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Nathannzera
    Nathannzera Sccp #3.592

    Futebol não tem espaço pra preconceito. Cor, religião, opção sexual... Não é demérito pra ninguém. Não adianta fazer manifesta na Comenbol e na mesma semana fazer igual. Não adianta cantar BASTA no Carnaval e na arquibancada ofender as minorias. Concordo que o futebol está ficando chato, porem não é esse o caminho pra torná-lo melhor.

  • marcelo
    Marcelo Soarez #247

    Será que chega uma época que não vai poder falar gol? Se falar pode pular, abraçar o outro? Alias hoje em dia o var já meio que atrapalha torcedor gritar gol, narrador
    Na hora que o Jô fez gol não foi assim?

  • Publicidade

  • Todos os comentários (132)

    F�bio
    Fábio Carfe #6.259

    O Corinthians é um time de massa, alcança uma mídia muito grande, o fato de estarmos na liderança do brasileiro chama muito atenção porque quando isso acontece todos da mídia sabem que o Corinthians cresce muito rumo ao título, qualquer coisinha fora do normal vai ser assunto pra quererem tirar pontos nosso, então a torcida tem de se comportar, não façam cantos racistas, facistas ou homofóbicos, isso se chama dar margem pra nós prejudicarem, e depois não venham reclamar que puniu o Corinthians é não puniu fulano, porque fulano não tem a mídia que nós temos, sempre vão por nós contra nós mesmo, igual estão fazendo com o Flamengo, a mídia não presta e sempre vai achar coisas pra prejudicar os grandes, e o culpado somos nós mesmos que damos margem pra eles falarem de nós, sou totalmente contra qualquer ato desse tipo, espero sinceramente que a torcida não prejudique nosso campeonato, pois estamos crescendo e no caminho certo pra levantar um título esse ano.

  • sergio soares
    Sergio Soares

    Sei que a maioria está se sentindo ofendida por não poder tirar um sarro do rival, o problema está em prejudicar o clube, se sabemos que pode atrapalhar ou prejudicar porque está na regra.
    Porque fazer?
    O que mais me irrita é que acontece uma situação sempre que o Corinthians cresce no jogo pra tentar virar o jogo, ou pra tentar fazer o gol da vitória, vem aquele grupinho de torcedores, que com certeza não estão ali assistindo o jogo estão ali só pra curtir outra coisa que não seja torcer e apoiar o Corinthians, acendem os sinalizadores parando a partida.
    Aí o time esfria e o adversário tem tempo pra se organizar.
    A própria torcida tem que pegar esses caras que se dizem torcedores e arrancar da arquibancada, e marcar eles para os próximos jogos, já avisando como vai ser se acontecer de novo.
    Já passou da hora!

  • Caio
    Caio Rezende #4.360

    Falência do futebol, já tem esse L. I. X. O de Var pra estragar e nem poder zoar o rival pode, sou contra preconceito, mas já é demais querer dizer a 45.000 pessoas o que pode ou não gritar, isso é palhaçada.

  • Fabio
    Fabio Pereira #6.315

    O comportamento da torcida ontem me lembrou jogos fora de casa na Libertadores onde os policiais tinham que proteger o jogador com escudo para cobrar escanteio. Se trocarmos os gritos homofóbicos pelos atos racistas fica igualzinho. Sempre questionamos e repudiamos esse tipo de comportamento contra nós e ontem o reproduzimos na perfeição. Espero que nos sirva de reflexão para que encontremos um caminho que nos leve a um processo de evolução. Esse tipo de comportamento já não cabe mais na sociedade em que vivemos, felizmente. Como corinthiano peço que se não puder mudar por você, mude pelo Corinthians. Qual marca vai querer atrelar o nome a um clube onde a torcida seja taxada de homofóbica? !

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop