Meu Timão

Entrar

Corinthians e Corinthian-Casuals disputaram um amistoso em 2015

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

8.2K 27

Você sabia?

Clube que deu nome ao Corinthians impôs maior goleada sofrida pelo Manchester United na história

Por Meu Timão

visualizações 8.2K comentários 27 15

Neste fim de semana o Manchester United perdeu para o Liverpool por 7 a 0 em mais uma rodada do Campeonato Inglês. Apesar de assombrosa, a goleada não foi a maior que os ingleses sofreram na história. Em 1904 o Corinthian-Casuals, time que inspirou a fundação do Timão, aplicou um 11 a 3 contra o clube de Manchester.

Base da seleção inglesa, o Corinthian era um dos principais clubes do país na época, estando em pé de igualdade com tradicionais clubes dos tempos atuais. O United também tinha relevância, mesmo não tendo títulos nacionais - o primeiro foi conquistado em 1908.

O "pai" do Timão fez jus ao nome e venceu o clube de Manchester por 11 a 3, em um amistoso - que era tradicional nessa época amadora do futebol inglês. A goleada foi tão traumatizante que, 100 anos depois, em 2004, o United fez questão de reviver o confronto e vencer, por 3 a 1. Confira um relato de um jornal britânico sobre o massacre:

O jogo foi razoavelmente igual no primeiro tempo, mas, depois do intervalo, o Corinthian provou que a sua linha ofensiva era rápida demais para ser parada pelos já cansados centrais do United. Os meio-campistas defensivos do Corinthian deram uma boa sustentação, com destaque para Morgan-Owen, desempenhando muito bem a sua função no meio.

No segundo tempo, o United foi consideravelmente superado. O Corinthian jogou melhor e conseguiu fazer do adversário apenas um espectador dentro de campo. Foram três gols a um na primeira metade, mas o segundo tempo demonstrou os donos da casa imparáveis.

Conheça a história do Corinthian-Casuals

O Meu Timão lançou recentemente o seu primeiro livro, que fala justamente sobre o Corinthian-Casuals. O clube amador da Inglaterra, inclusive, recebe 5% de toda a arrecadação nas vendas de Corinthian: a mais bela história do futebol mundial, escrito por Tomás Rosolino e Chris Watney.

Você pode adquirir o livro clicando aqui!

Meu Timão

Com grande importância nacional, o Corinthian-Casuals fez diversas excursões por países europeus, africanos, norte e sul-americanos em seus tempos áureos. Um dos destinos foi o Brasil, inspirando o que mais tarde se chamaria Sport Club Corinthians Paulista.

Outro clube que também foi influenciado é o Real Madrid, clube espanhol fundado por imigrantes ingleses. Inclusive, o fato dos merengues usarem a vestimenta branca é por conta de uma homenagem ao Corinthian-Casuals. Antigamente o clube até tentou aderir os calções azuis, mas a temporada em questão foi tão ruim que abandonaram a ideia.

Com menos prestígio que em tempos passados, atualmente o Corinthian-Casuals disputa a Non League Premier, liga amadora do futebol inglês. Dividido em três tabelas, a equipe ocupa a penúltima colocação do Grupo Isthmian, com 20 pontos em 34 rodadas.

Em 2015 o Timão recebeu o Corinthian-Casuals na Neo Química Arena para disputar um jogo festivo. O embate terminou em triunfo alvinegro, por 3 a 0 .

Veja mais em: Livro Corinthian e Corinthian-Casuals.

Confira mais novidades do Corinthians

27 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop