Meu Timão

Entrar

José Aparecido no dia em que Neto pediu perdão pela cusparada que deu no juiz, em 1991

Reprodução/Instagram

10K 165

Nota de falecimento

José Aparecido, árbitro da final do Paulista de 1993, morre em São Paulo

Por Meu Timão

visualizações 10K comentários 165 119

Nome conhecido na torcida corinthiana, o árbitro José Aparecido de Oliveira morreu nesta terça-feira, em Santo André, na Grande São Paulo, aos 71 anos de idade. A confirmação foi feita pelo Sindicato dos Árbitros de Futebol de São Paulo.

José Aparecido foi o árbitro do segundo jogo da final do Campeonato Paulista de 1993, ocasião em que ignorou uma voadora de Edmundo em Paulo Sérgio, ainda no primeiro tempo, quando o placar marcava 1 a 0 para o Palmeiras. Além disso, ainda expulsou três jogadores do Corinthians (Ronaldo, Henrique e Ezequiel) e um do rival (Tonhão).

O Palmeiras vinha em um jejum de 17 anos sem conquistar títulos e tinha fechado no ano anterior uma parceria para que o seu futebol fosse administrado pela Parmalat, multinacional de laticínios que investiu em alguns clubes na década de 90.

O jogo terminou com vitória por 3 a 0 no tempo normal e, na prorrogação - como o Timão havia vencido o primeiro jogo, o regulamento previa o tempo extra -, os palmeirenses venceram por 1 a 0, levantando a taça.

Anos depois do duelo, José Aparecido reconheceu que deveria ter expulsado Edmundo. Em entrevista ao Uol, disse que teria dado o vermelho se visse o lance "por outro ângulo". Ainda assim, achou que fez um bom trabalho em campo. Relatou ter recebido ameaças nos dias que sucederam o jogo e que preferia não ter apitado a partida.

Outro momento marcante de José Aparecido envolvendo o Corinthians foi um jogo disputado em 1991, também em um Dérbi. Na ocasião, ele recebeu uma cusparada do ex-meia e hoje apresentador Neto. O ídolo corinthiano já pediu perdão diversas vezes pelo ato, considerado covarde por ele mesmo. José Aparecido aceitou e disse que não tem nada contra Neto.

Veja a nota completa

É com imenso pesar que o SAFESP comunica o falecimento do nosso querido árbitro José Aparecido de Oliveira, que foi um dos grandes nomes da arbitragem paulista nas décadas de 1980 e 1990.

Oliveira apitou finais de Campeonato Paulista e figurou como um nome de peso Nacional e Internacional na arbitragem. E, na atual gestão SAFESP, também atuou como membro do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) paulista representando os árbitros.

Estendemos nossos mais profundos sentimentos para toda a família e amigos.

Veja mais em: História do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

165 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop