Meu Timão

Entrar

A ideia é mudar o calendário para que não tenham jogos durante a Copa América

Danilo Fernandes/Meu Timão

3.9K 22

Corinthians incluso

Entenda proposta de grupo de clubes que quer parar o Brasileiro durante a Copa América

Por Meu Timão

visualizações 3.9K comentários 22 1

O Corinthians se uniu, nesta semana, ao grupo de 12 clubes que busca paralisar todos os jogos do Brasileiro e da Copa do Brasil durante a disputa da Copa América. A turma já enviou um ofício à CBF com o plano, mas vê demora da entidade para uma resposta.

Acontece que a Copa América será disputada entre os dias 20 de junho e 14 de julho. Neste período, estão reservadas nove datas para jogos da Série A do Brasileiro - além das demais divisões do campeonato. Os clubes, que ainda não receberam a tabela detalhada do torneio, podem ter diversos desfalques.

Com isso, o plano passa em antecipar esses eventuais jogos para as datas reservadas para a terceira fase e as oitavas da Copa do Brasil, que teria seu calendário adiantado para depois da competição de seleções. A ideia dos clubes foi esmiuçada por Rodrigo Mattos em sua coluna no UOL.

Para que isso seja viável, o grupo quer que os calendários do Brasileiro e da Copa do Brasil sejam alongados, com o torneio eliminatório acabe apenas em dezembro - o esperado é outubro. Ao mesmo tempo, a proposta conta com uma redução do intervalo entre as partidas: de quatro para três dias.

Do outro lado, a CBF, que está com a proposta há 11 dias, tem uma resistência a essas alterações. Entre os fatores estão a necessidade em negociar com o sindicato dos atletas, já que as férias dos mesmos seriam afetadas, e a Globo, detentora dos direitos televisivos de ambas as competições. Também tem uma preocupação quanto aos clubes do Nordeste, que seriam os mais afetados pela redução nos intervalos das partidas.

Contando com o Corinthians, o grupo já soma 12 clubes. O pioneiro foi o Flamengo, além de Palmeiras, Fluminense, Red Bull Bragantino, Athletico-PR, São Paulo, Botafogo e Vasco que assinaram o ofício de cara. Ao lado do Timão, Internacional e Criciúma toparam mais tarde. Além deles, o Fortaleza mostrou-se favorável à mudança do calendário, mas contra a alteração no intervalo dos jogos.

Atualmente, o Corinthians conta com quatro jogadores estrangeiros com possibilidade de serem convocados para a Copa América: Diego Palacios, Félix Torres, Matías Rojas e Romero, além dos argentinos Rodrigo Garro e Fausto Vera, que sonham com as convocações. Entre os brasileiros, Yuri Alberto já foi convocado para a Seleção em 2023 e vive a expectativa de ter mais chances.

Veja mais em: Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Diretoria do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

22 Comentários Comentar >

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop