Meu Timão

Entrar

Médica do Corinthians recorda episódio com Sheik e aponta falta de vestiários femininos em estádios

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

8.3K 20

Voz dela!

Médica do Corinthians recorda episódio com Sheik e aponta falta de vestiários femininos em estádios

Por Meu Timão

visualizações 8.3K comentários 20 5

A Dra. Ana Carolina Côrte, primeira médica mulher de um clube brasileiro e agora chefe do departamento médico do Corinthians, foi a protagonista da Corinthians TV nesta terça-feira. Em entrevista ao canal, a profissional falou sobre a discriminação com mulheres no futebol, além de sua trajetória no clube.

Ana Carolina afirmou nunca ter sofrido discriminação pelo seu gênero dentro do Corinthians, mas comentou sobre a falta de estrutura para as mulheres se sentirem confortáveis nos locais de trabalho no futebol. Ela cita que o próprio Corinthians só foi se mover agora para fazer um vestiário feminino.

“Nunca tive nenhum tipo de discriminação dentro do Corinthians, pelo contrário, todo mundo sempre me ajudou no que podia. Nós temos algumas dificuldades logísticas para mulher dentro do estádio, por exemplo, mas sempre que possível, eu fui compreendida e ajudada”, começou dizendo a Dra.

“Ainda é muito atrasado. Vou dar um exemplo nosso aqui dentro do Corinthians: a gente está acabando de ter um vestiário feminino. Estou no clube há seis anos e agora que a gente tem isso. Na Neo Química Arena, a gente não tem nenhum tipo de problema. Eu brinco que eu tenho um vestiário só meu, porque lá tem quatro vestiários, mas a maioria dos lugares não estão prontos para receber mulheres”, complementou.

Em sua declaração, a médica aponta a ausência de vestiários femininos em locais como o Estádio Centenário, no Uruguai, e em estádios como os de Ribeirão Preto e do Santos. Ela ressalta a necessidade de soluções improvisadas, como o uso do banheiro do ônibus ou a espera pelo esvaziamento do vestiário masculino.

“A gente foi ano passado para um jogo no Centenário, no Uruguai. Recebemos a informação de que estava tudo reformado. O pessoal do estádio veio mostrar para a gente e aí eu falei assim: cadê o banheiro feminino? Cadê o espaço para eu trocar de roupa? Ele não foi pronto para receber mulher. Alguns locais têm, são poucos, mas temos muitas dificuldades, como em Ribeirão Preto, em Santos. Às vezes, eu uso o banheiro do ônibus que a gente vai, porque não tem banheiro para mim, ou eu espero o time todo sair de dentro do vestiário”, relatou.

Início no Corinthians

No Corinthians há seis anos, Ana Carolina relembrou seu primeiro jogo como médica do clube, quando foi chamada para auxiliar à beira do campo. Sua estreia ocorreu durante a vitória por 1 a 0 sobre o CSA, em julho de 2019, na Neo Química Arena, em uma partida válida pelo Campeonato Brasileiro.

“Eu lembro direitinho, Corinthians e CSA, dia 14 de julho de 2019, na Neo Química Arena. A torcida me acolheu de um jeito... Um carinho muito grande que eu recebo, um carinho que nunca imaginei receber. Nunca tive nenhum problema, desde jogadores, diretoria, funcionários”, disse.

Ana Carolina compartilhou sua ansiedade antes de sua estreia e, com humor, revelou que desejava que alguém precisasse de seus serviços naquele jogo. Emerson Sheik, coordenador de futebol na época, entrou na brincadeira, sugerindo que, se fosse jogador naquele momento, cairia logo no primeiro minuto do jogo para dar a oportunidade à médica de atuar.

“Estava todo mundo vivendo essa expectativa junto comigo, por eu ser a primeira médica. Aí eu falei para algumas pessoas: 'Eu quero entrar nesse jogo, alguém tem que sentir alguma coisa'. Mas aí o Sheik falou bem assim: 'Se sou eu ali, eu caio no primeiro minuto, porque eu sei que a sua imagem vai ficar ali para sempre'. Foi muito louco, porque com cinco minutos de jogo, eu já tinha entrado três vezes no campo”, continuou.

Veja mais em: Departamento Médico.

Confira mais novidades do Corinthians

20 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Luciano
    Luciano Melo #406

    Posso dizer que nesse ano, esse texto foi o que mais me deu orgulho. Ela não precisou fazer palanque nenhum, não precisou usar bandeira nenhuma. Fez um pedido nas entrelinhas e foi honesta.
    Respeito enorme que tenho por essa mulher. Tinha que cantar o nome dela na Arena.

  • Luiz
    Luiz Balestrero #5

    Que mulher linda, realmente uma boa profissional, parabéns Doutora...sucesso!

  • Publicidade

  • Todos os comentários (20)

    Henrick Silva
    Henrick Silva

    Simplesmente CORINTHIANS clube uma Nação que Faz Ter Nome em Várias ocasiões que Briga por Direitos que Vão Além do Futebol Literalmente oh "Clube Mais Brasileiro" entre Paixão Amor de Nossos Torcedores um "Bando de Louco" quanto Rancor é Ódio dos Antis Sentimentos Inexplicável isso é CORINTHIANS. Vai CORINTHIANS

  • SERGIO
    Sergio Goya #1.360

    Parabéns Dra Ana Carolina.
    Que continue sendo sempre essa ótima profissional.
    Corinthians e a Fiel torcida se orgulham muito.

  • Giovani
    Giovani Ozilieri #2.504

    E o dm anda cheio, porque será? Com uma doutora bonita e simpática kkk, brincadeira à parte, parabéns pra ela e sucesso, vai Corinthians

  • Emerson
    Emerson Rebello #4.071

    É por estas coisas que sou Corintiano, com muito orgulho...Clube formado por operários, maior deslocamento de pessoas em tempos de paz (invasão Corinthiana em 1976), a enorme Democracia Corinthiana (talvez o único clube de futebol a participar diretamente da redemocratização do país), 2o invasão (Mundial 2000), maior time feminino do Brasil (provavelmente será lembrado para sempre), primeira médica a integrar a comissão técnica de um time masculino de futebol (talvez no mundo), não permissão de condenado ocupar o cargo de técnico de futebol, primeira mulher chefe do departamento médico de um clube, ser declaradamente contra os atos golpistas e continua contando os feitos históricos. É muito mais que títulos e conquistas dentro de campo (que também temos muitas), é conquistas históricas para sociedade brasileira e mundial. E tem torcedor por aí que comemora e bate no peito, por títulos ganhados por fax e e-mails.
    Obrigado Corinthians por viver essa história.

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop