Meu Timão

Entrar

Cacá chega ao Corinthians após empréstimo de dez meses pelo Athletico-PR

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

13K 90

Raio-X!

Da força física à marcação agressiva: conheça Cacá, o novo zagueiro do Corinthians

visualizações 13K comentários 90 14

Na manhã desta quinta-feira, o Corinthians anunciou a contratação de mais um reforço para a temporada: o zagueiro Cacá , de 24 anos. O jogador chega ao clube do Parque São Jorge após um empréstimo de dez meses pelo Athletico Paranaense.

A negociação da diretoria corinthiana com Cacá e seus representantes foi por empréstimo até o fim desta temporada, sem custos iniciais. No entanto, foi estabelecido um valor fixo ao final do período, que ainda não foi divulgado.

Com o anúncio oficial do zagueiro, o Meu Timão separou alguns detalhes do novo reforço alvinegro para que você, torcedor, saiba mais sobre ele. Confira o raio-x do atleta abaixo!

Início no futebol

Divulgação/Cruzeiro

Cacá foi formado pelo Cruzeiro, onde era bem visto desde as categorias de base. Aos 19 anos, em 2018, deu seus primeiros passos no time profissional, mas foi no ano seguinte que se destacou e conquistou a confiança da torcida, consolidando sua posição no clube.

O ano de 2019 marcou o rebaixamento do Cruzeiro para a Série B. Cacá, porém, se destacou positivamente, tornando-se um dos destaques do time. Apesar do desempenho da equipe, o jovem foi promovido a titular na reta final do campeonato, aos 20 anos.

Venda ao futebol japonês

Divulgação/Tokushima Vortis

Após o rebaixamento, o Cruzeiro enfrentava urgência financeira, levando à venda de Cacá em fevereiro de 2021 ao Tokushima Vortis, do Japão. O jogador, titular absoluto no estadual e com participação em alguns jogos da Série B, foi negociado por cerca de R$ 10,7 milhões.

No Japão, Cacá não encontrou o sucesso esperado. Apesar de ser titular, o desempenho da equipe não estava entre os melhores, afetando seu rendimento. O jogador não conseguiu demonstrar todo seu potencial, e viu sua equipe enfrentar mais um rebaixamento.

Em 2022, novamente como titular absoluto, Cacá não alcançou o acesso com o Tokushima. No ano seguinte, sem perspectivas de ascensão na equipe japonesa, o jogador, insatisfeito, buscou novos horizontes.

Empréstimo ao Athletico Paranaense

Divulgação/Athletico Paranaense

Com propostas de diversos clubes brasileiros, incluindo o próprio Cruzeiro e o Grêmio, Cacá optou pelo Athletico Paranaense e ingressou na equipe no meio da temporada, em julho. Sua passagem pela equipe sulista foi marcada por altos e baixos.

O início de Cacá no Athletico foi promissor, conquistando a titularidade imediatamente. No entanto, o desempenho do zagueiro declinou no final da temporada de 2023, com algumas falhas e atuações abaixo do esperado, que não refletiam o seu potencial.

Chegada ao Corinthians

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Cacá chega ao Corinthians com o status para compor o elenco, mas tem tudo para disputar uma vaga no time titular sob o comando de António Oliveira. Atualmente, o clube conta com outros cinco zagueiros: Félix Torres, Gustavo Henrique, Caetano, Raul Gustavo e João Pedro.

No Corinthians, Cacá enfrentará o desafio da adaptação, pois consolidou-se e atuou principalmente pelo lado direito, posição atualmente ocupada por Félix Torres. Embora também tenha experiência jogando pela esquerda, o zagueiro pode demandar um período de ajuste para se adaptar ao novo ambiente.

Características e números

Cacá é um zagueiro combativo, forte e veloz, com 1,87m de altura, muita força e passadas largas. Sua imposição física o torna um jogador interessante tanto na marcação agressiva quanto na defesa da área, destacando-se em situações de pressão e nas jogadas aéreas.

Além disso, Cacá não hesita em enfrentar duelos individuais ou em realizar desarmes, mesmo distante da área. Antecipando-se aos adversários, ele demonstra agressividade ao disputar a posse de bola, utilizando seu físico para neutralizar as jogadas.

Confira os números de Cacá no futebol brasileiro (Cruzeiro e Athletico), de acordo com o Sofascore: 76 jogos, sendo titular em 70, com cinco gols, uma assistência, 87% de acerto no passe, 53% de duelos vencidos, 286 bolas recuperadas, 487 ações defensivas e 83 desarmes.

Veja mais em: Cacá e Contratações do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

90 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop