Meu Timão

Entrar

Hoje no Sub-17 do Corinthians, Raphael Laruccia atuou no CIFAC por quase 11 anos

Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians

960 12

Importância na carreira

Técnico do Corinthians Sub-17 relembra tempos de CIFAC e importância de diretor para sua contratação

visualizações 960 comentários 12 3

O Corinthians contratou o técnico Raphael Laruccia para comandar a equipe Sub-17 ao longo da temporada. Poucos sabem, porém, que o treinador já acumula uma passagem pelo Parque São Jorge.

O treinador de 38 anos comandou o time de futebol associativo do clube social, o CIFAC, por quase 11 anos. Em entrevista exclusiva ao Meu Timão, Laruccia relembrou essa época e a importante relação com Valmir Costa, que gerenciava a equipe e atualmente é diretor adjunto da base.

"Em 2011 eu entrei no CIFAC no Corinthians. Fiquei lá 11 anos. Em paralelo, trabalhava em outras equipes de alto rendimento, passei por Taboão da Serra, Flamengo de Guarulhos... Fui conciliando e ao mesmo tempo fazendo as licenças da CBF. Fiz todas as licenças já, até a Pro. Também fiz um estágio no Real Madrid, fiquei 10 dias lá", contou Laruccia.

"No ano em que entrei no CIFAC, o Vinny, que hoje é auxiliar do Sub-20, trabalhava como treinador e no mesmo ano estava transição para a base. E quem era um dos gestores do CIFAC era o Valmir, agora diretor-adjunto da base. Lá ele teve um proximidade do meu trabalho, ele sempre elogiava, sempre gostou. Em alguns momentos ele me indicou para base quando abriam vagas de treinadores. Até cheguei longe em dois momentos, um para o Sub-14 e outro para o Sub-15, mas não foi. Depois, em 2022, eu optei por sair. O CIFAC foi muito legal para mim, foi uma escola muito importante. Um grande laboratório onde pude colocar em prática muita coisa que aprendi nos cursos. Além disso, ali conheci muito bem o Corinthians. Essa experiência foi muito importante para hoje estar na base e entender o que é o Corinthians", emendou.

No período, Laruccia passou pela gestão de quatro presidentes do Corinthians: duas vezes Andrés Sanchez, Mário Gobbi, Roberto de Andrade e Duilio Monteiro Alves. "Nesse período ele (Valmir Costa) gostou bastante do meu trabalho, sempre elogiava, tentava me colocar na base. Em um determinado momento identifiquei que já tinha chegado ao fim meu ciclo no CIFAC. Fiz o que tinha que fazer. Tinha a expectativa de ir para a base, mas não aconteceu", explicou.

Pouco depois de deixar o Parque São Jorge, Laruccia recebeu o convite do Avaí para comandar o Sub-20 da equipe. Foram duas temporadas e meia por lá, passando da marca de 30 jogos. Por um breve momento, chegou a treinar o time profissional em 2023.

Ao início desta temporada, os caminhos do Corinthians e do treinador voltaram a se cruzar. Com um trabalho ruim, Paulo Roberto Lilló foi demitido em menos de um mês no comando do Sub-17 . Assim, o hoje diretor adjunto Valmir Costa buscou dar a oportunidade ao antigo companheiro.

"Quando o Valmir assume aqui ele me liga logo após o término da Copa São Paulo, que era o foco deles (da diretoria), e faz o convite para assumir o Sub-17. Prontamente aceitei, porque era um desejo e uma oportunidade enorme. Como falo para os meninos: a posição que estamos aqui hoje é de privilégio. Poder representar o Corinthians em uma categoria Sub-17 é um privilégio, então temos que honrar diariamente essa oportunidade", disse o técnico.

Desde então, o comandante já guiou a equipe em três partidas da Copa do Brasil Sub-17: duas vitórias e um empate, eliminando Criciúma e Internacional. Agora, a equipe aguarda a CBF divulgar detalhes das quartas de final da competição. O Corinthians deve enfrentar o São Paulo . As partidas estão previstas para serem disputadas em abril.

Além da importância para Laruccia e sua comissão técnica, a competição é bastante visada por Valmir Costa e o restante da diretoria da base alvinegra. Primeiro porque é o primeiro torneio oficial da atual gestão - a Copinha era tratada como responsabilidade da diretora anterior. Segundo pois a última vez que o Timãozinho ergueu a taça foi em 2016, com Augusto Melo e Claudinei Alves atuando como assessores da categoria. Hoje, o primeiro é presidente do clube e o segundo diretor geral dos times juniores.

Após a disputa da Copa do Brasil, o Sub-17 do Corinthians vai disputar o Campeonato Brasileiro e o Paulista. A categoria busca manter o título do Estadual.

Veja mais em: Corinthians Sub-17, Base do Corinthians e Diretoria do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

12 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop