Meu Timão

Entrar

Pedro Henrique e Matheus Bidu comentaram a importância do bem-estar no dia a dia do atleta

Reprodução / Corinthians TV

3.0K 20

Inovação

Jogadores e coordenador do Corinthians enaltecem tecnologia para melhora da parte física no CT

visualizações 3.0K comentários 20 0

Nesta quinta-feira, o elenco do Corinthians continuou a preparação da "intertemporada" sem compromissos oficiais em março. Pela manhã, os atletas passaram por atividades na academia, com apoio de uma tecnologia elogiada pelo grupo.

Os exercícios do dia contaram tiveram como foco trabalhar a força estrutural dos atletas, não só a curto prazo, mas pensando em toda a temporada. De acordo com Walmir Cruz, coordenador de performance do Timão, o planejamento é pensado em conjunto com as atividades propostas no gramado, que ficaram programas para o período da tarde.

"Estamos fazendo um trabalho de força estrutural, com poucos exercícios, justamente para darmos um estímulo a eles. Essa semana foi muito boa, estamos em um terceiro trabalho de força, isso é bom para a temporada toda. A rapaziada faz uma carinha feia, mas acabam fazendo todo trabalho. O planejamento do dia foi feito dessa maneira, pela manhã um trabalho de força estrutural, e à tarde de campo onde entra bastante volume e intensidade, os trabalhos se complementam. Isso é o interessante de ter o planejamento", disse em entrevista à Corinthians TV.

Um dos principais recursos na academia do clube alvinegro é um tablet com questionário de bem-estar nos atletas. Nele, como explicou Walmir Cruz, os jogadores, antes de cada treino, respondem a algumas perguntas, que são recebidas em uma central no CT, a fim de identificar possíveis problemas.

"Nós enviamos, através do celular, para os atletas todos os dias, que antes do início do treino eles têm que responder. Temos que um painel, dentro da sala da comissão técnica, em que recebemos as respostas deles. Temos aqui os indicados de bem-estar, onde o atleta coloca nome, peso, sendo que antes do treino ele pesa. Depois, são quatro perguntas, com a qualidade do sono, selecionando se dormiu bem, médio, ruim, o nível de estresse, fadiga, e nível de dor, esta normalmente sobre o treino anterior. Depois tem o local da dor onde ele está sentindo, parte anterior, posterior, selecionando o número, ou sem dor, e ele envia a resposta. Sai um geral de todos os atletas no painel, se está apto para o treino, sentindo dor localizada e pedimos para passar no departamento médico que, liberando, ele vai ao campo", afirmou Walmir.

Os atletas do Corinthians, inclusive, enalteceram a importância do aparato para controle no dia a dia junto a outros setores do clube. O lateral-esquerdo Matheus Bidu e o atacante Pedro Henrique reforçaram a melhora no bem-estar para o desempenho dentro de campo.

"É muito importante para o atleta, aqui conseguimos falar com a comissão através do aplicativo sobre excesso de fadiga, cansaço, quando não estamos totalmente bem. É muito importante, nos ajuda no dia a dia, e faz com a que gente consiga melhorar sempre nosso físico e bem-estar", comentou Bidu.

"Isso vem para auxiliar numa boa comunicação entre a parte da fisiologia e comissão técnica. Hoje em dia facilita para o jogador transparecer aquilo que está sentindo de cansaço. Vem para ajudar e acredito que é um ponto positivo no futebol hoje em dia", completou Pedro Henrique.

O Corinthians seguirá a rotina de treinos até sábado, último dia antes da folga. Porém, nesta sexta-feira, o elenco comandado por António Oliveira irá até a Vila Belmiro para enfrentar o Santos, em um jogo-treino . O foco nas competições oficiais está na Sul-Americana, com a estreia marcada para 2 de abril, contra o Racing, no Uruguai .

Veja mais em: Pedro Henrique (ATA), Matheus Bidu e CT Joaquim Grava.

Confira mais novidades do Corinthians

20 Comentários Comentar >

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop