A consultoria BDO RCS divulgou na última semana um relatório com os rendimentos dos clubes brasileiros no ano de 2010 com relação a patrocínio e publicidade. Segundo os dados, divulgados pelo jornal Folha de S.Paulo neste domingo, o Corinthians é o time que mais faturou, enquanto o São Paulo teve a maior queda no período estudado.
O clube de Parque São Jorge aumentou seu faturamento de R$ 37,6 milhões para R$ 47,3 milhões entre 2009 e 2010. A segunda colocação é ocupada pelo Flamengo, que teve quase triplicado seu crescimento durante o período: de R$ 15,2 milhões para R$ 44,2 milhões. Logo atrás aparece o Palmeiras, que ganhou R$ 43,9 milhões em 2010, contra R$ 23,7 milhões em 2009.
Dos dez clubes listados pela reportagem, dois tiveram queda de um ano para o outro: o São Paulo, que arrecadou R$ 31,3 milhões em 2009, faturou R$ 17,9 milhões no ano passado; e o Internacional, que perdeu R$ 1,1 milhão no período e ganhou R$ 14,9 milhões em 2010.
Quem mais cresceu no estudo foi o Atlético-MG, que pulou de R$ 4,4 milhões para R$ 28 milhões em seu faturamento em patrocínio e publicidade.
"Em 2010, o crescimento foi impulsionado pela evolução acima da média de alguns clubes como Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG", explicou Amir Somogg, diretor da área de esporte da BDO RCS.
A projeção da consultoria é de que os clubes faturem 20% em 2011 com relação ao último ano.
Fonte:
ESPN