Meu Timão

Entrar

4.6K

Itaquerão terá banheiros frescos para evitar vandalismo

visualizações 4.6K comentários 0 0

Não é à toa que o custo do estádio de Itaquera bate na casa dos R$ 820 milhões. A arena do Corinthians terá instalações sofisticadas, que ultrapassam até mesmo as exigências da Fifa para um Mundial de futebol.

Uma delas é a presença de ar condicionado em todos os setores, inclusive nos banheiros. O que pode parecer uma extravagância na construção do provável estádio da abertura da Copa de 2014, na verdade tem uma explicação científica.

Os banheiros mais frescos são projetados para evitar o vandalismo, coisa comum nos estádios do Brasil e mundo afora. O arquiteto Aníbal Coutinho, um dos responsáveis pelo projeto do Itaquerão, explica que o efeito é semelhante ao experimentado quando se embarca no metrô paulistano.

“As pessoas saem do ônibus nervosas por conta da superlotação e do calor, mas ficam calminhas quando entram no metrô, que é refrigerado. Chamamos isso de efeito metrô”, afirma o diretor do escritório CDC Arquitetos, explicando que a tendência já é comum em novos estádios europeus e norte-americanos.

O custo extra da instalação dos aparelhos nas dezenas de sanitários do Itaquerão (seja em áreas vip, seja para o povão) se justifica pela posterior redução dos custos para manter o estádio.

“A questão do ar condicionado ajuda na conservação. Quando você está num ambiente mais tratado e refrigerado, você tende a ficar mais calmo. Por isso estamos refrigerando os banheiros, para reduzir o vandalismo, senão não sobra um”, afirma Coutinho.

Fonte: Copa 2014

Enviado por: Felipe Araújo

Confira mais novidades do Corinthians

Comentários Comentar >

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop