Meu Timão

Entrar

Superação! Família Odelli está ainda mais unida depois da tragédia em Rio do Sul

Bruno Andrade

423

Amor pelo Corinthians ajuda humilde família a superar tragédia em Rio do Sul

Por Meu Timão

visualizações 423 comentários 0 0

A cerca de 200 km de Florianópolis, local do confronto entre Corinthians e Figueirense, a pequena cidade de Rio do Sul, localizada no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, se reconstrói da sua pior enchente nos últimos 30 anos.

No dia 8 de setembro deste ano, após três dias incansáveis de chuvas, o Rio Itajaí-Açu atingiu quase 14 metros, invadiu os bairros e fez duas vítimas fatais. Na ocasião, a prefeitura decretou estado de calamidade pública por causa das inundações e deslizamentos de terra.

Entre os 61 mil habitantes que sofreram com a tragédia, quatro moradores têm uma bela história para contar. Sob a batuta do funcionário público Francisco Odelli, mais conhecido como Chico, de 56 anos, esposa e filhos encontraram na fé em Deus e no amor pelo Timão a força para dar a volta por cima.

A família Odelli perdeu praticamente tudo. A casa onde eles moravaram há 17 anos, no Centro, ficou completamente debaixo d'água e teve sua estrutura comprometida. Fora as quatro paredes e algumas peças de roupa, nada restou. Hoje, eles moram de favor na casa do pai do namorado da filha Franciele, de 23 anos.

- A nossa casa ficou acabada. Essa enchente nos tirou praticamente tudo, mas nos deixou mais unido. É a típica garra e superação do torcedor corintiano. A felicidade que o Corinthians proporciona tem nos ajudado. Vamos reconstruir a casa, com certeza - acredita Chico.

Casa ficou debaixo d'água por quatro dias (Foto: Arquivo pessoal)

Enquanto o marido sonha, a esposa Sônia, de 51 anos, sofre com os constantes pesadelos. Apesar de rezar e agradecer todos os dias pela saúde dos seus familiares, ela não consegue esquecer o drama que marcou sua vida.

- Foi muito duro olhar a minha casa destruída. Depois de quatro dias da enchente, voltei e tentei abrir a porta da sala. Na hora, tive a impressão de que um terremoto havia passado por ali. Não existia mais nada, era tudo lama. Essa lembrança dói muito, nunca vou esquecer. Tem noite que eu acordo e me assusto, não sei onde estou dormindo - explica a dona de casa, visivelmente emocionada.

Passado quase três meses, Chico e o filho Francisco Júnior vivem a expectativa da decisão de hoje no Orlando Scarpelli. O pentacampeonato nacional é o presente que eles tanto aguardam, após tamanha desgraça.

- Queremos muito ir para Florianópolis. Juntamos um dinheirinho, mas não conseguimos ingressos. Mesmo que não consigamos entrar no estádio será uma alegria enorme ver o Corinthians campeão aqui em Santa Catarina - sonham.

Quadro do Corinthians é a única lembrança

Quatro dias submersa nas águas do Rio Itajaí-Açu. A casa da família Odelli foi duramente castigada pela enchente. Entre movéis, eletrodomésticos e roupas, quase tudo foi perdido. Apenas um objeto se salvou, quase que inteiro. Trata-se de um quadro do Corinthians.


Quadro do Corinthians ficou preso na parede (Foto: Arquivo pessoal)

A ilustração comemorativa da conquista do Mundial de Clubes de 2000 fazia parte da decoração do quarto do filho de Francisco. Mas a força da tragédia não foi capaz de arrancá-lo da parede.

? Quando a água baixou, voltamos em casa para ver o que tinha sobrado e o que dava para ser aproveitado. Nos restou o símbolo do Corinthians. Ele, assim como o time, é a prova de superação. Resistiu e segue conosco. É o marco da nossa reconstrução ? comemerou Chico, com lágrimas nos olhos.

Hoje, o objeto ainda guarda marcas da inundação. Atrás do vidro de proteção nota-se um pouco de lama. Porém, ele já tem data para ser recuperado. O avô materno da família prometeu aos netos reformar a moldura assim que o Timão conquistar o título do Campeonato Brasileiro. Chegou a hora?

Diário de viagem

Bruno Andrade (Enviado especial a Rio do Sul)

'É impossível imaginar o que Rio do Sul sofreu. Ao entrar em Rio do Sul me senti dentro da cena de um filme. O ônibus ia parando e, aos poucos, fui percebendo que os meus olhos enxergavam a dura realidade de uma cidade devastada pela enchente. É impossível imaginar o que Rio do Sul sofreu.

Mas essa sensação foi mudando ao ponto que fui analisando os moradores. A superação estava estampada nos rostos deles.

O Hotel Mauri, onde fiquei hospedado, também foi tomado pela enchente. Na ocasião, a água ocupou toda a recepção e os hóspedes ficaram ilhados por dois dias nos andares de cima. Aliás, agradeço ao Mauri pela ajuda na realização da matéria.

Voltei a me emocionar ao conversar com a família Odelli. Com confiança em Deus, eles acreditam que vão conseguir reconstruir tudo. Eu confio nisso também.'

Fonte: Lancenet

Confira mais novidades do Corinthians

Comentários Comentar >

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop