São Paulo x Corinthians

Pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians enfrenta agora o São Paulo

Acompanhe ao vivo

A fiel, o hospício e a identidade da torcida

Fórum do Corinthians
Tópico Lendário Entenda as regras

Artur #3.072 @arturgomes78 em 29/02/2016 às 16:03

Caros,

Sou corinthiano desde sempre, nasci nos anos 1970 e posso dizer que frequentei o Pacaembu desde meus 10 anos de idade. E vou à arena frequentemente. Decidi comentar aqui diante de tantos comentários sobre 'perdermos' nossa identidade e as críticas à torcida organizada.

Fui sábado na arena, com minha mulher e meus filhos. E foi muito bacana, gol no último minuto, empolgação. Tive a nítida impressão de que na leste inferior (arquibancada?) muita gente parecia estar ali pela primeira vez; famílias do interior, gente fotografando cada detalhe do estádio, muitos idosos, crianças. A torcida estava muito morna, apenas as organizadas puxavam o coro, e o setor leste raramente encampava. As organizadas, aliás, fizeram um protesto muito bacana e não tenho dúvida de que tinham a maior parte do apoio do estádio.

Sem estender demais esse tópico, queria deixar duas ideias aqui pra discussão da Fiel. A primeira é sobre o mito de que a torcida sempre cantou todo o tempo. Não é verdade, no Pacaembu, desde a divisão das organizadas, há um setor que empurra o estádio, elas sim não param um minuto e dão um show quando estão unidas. Isso acontece desde meados dos anos 1990. Antes era bem diferente. Ou seja, o que acontece na Arena é uma coisa que já vinha acontecendo no Pacaembu.

Para mim, o motivo para isso é justamente o preço dos ingressos, que elitizou demais o estádio e muitas vezes de maneira irracional economicamente. Colocamos 28 mil contra o Oeste e poderíamos colocar muito mais. Isso porque o setor oeste fica às moscas. Um absurdo. Por que não cobrar ingressos mais baratos no Paulistão, nesses jogos de interesses mais baixos, para lotarmos todo jogo?

Boa parte dos corinthianos que frequentam a Arena não têm condição de ir em todos os jogos. Logo, essa turma mais fanática acaba escolhendo mesmo os jogos, sobretudo quando há muita oferta. É o orçamento que manda, mesmo na paixão.

O segundo ponto é sobre essa nova geração de corinthianos, nascida nos anos 1990 e que aprendeu a torcer para o Timão em uma era de muitas conquistas. É evidente que ainda boa parte não sabe o sofrimento que já passamos e como a torcida, empurrando, já reverteu jogos, como inflamando o estádio, já conseguimos reverter placares inacreditáveis (eu me lembro de um 4x1 no Flamengo como se fosse ontem...).

Honestamente, o encontro que precisamos ter é justamente no estádio. Não adianta ficar criando rivalidade bobinha na internet de 'fieis' x 'modinhas'. Essa geração, não tenho dúvida, vai representar quando tiver sua oportunidade – e estão fazendo assim, quem não se lembra da Liberta de 2012 que foi sensacional o apoio da torcida?

Vejo no fórum um espírito de mudança muito interessante. Quem, sem conhecer, só marginalizava as organizadas teve de reconhecer que elas estão em uma trilha muito bacana, protestando por liberdade nos estádios, contra a Globo e futebol para o povão. E, quarta-feira, contra o Santa Fé, quem como eu estiver no estádio, esqueça suas mazelas, aceite seu corinthianismo e encarne o verdadeiro espírito centenário da fiel, apoiando o time nos 90 minutos e inflamando o jogo. Não tenham dúvidas, vamos precisar muito da torcida unida nessa Libertadores.

2.883 visualizações e 62 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Andelino Batista #310 @delino em 29/02/2016 às 16:54

Respeito seu tópico... Mas estão desrespeitando nossa tradição e estamos caindo na vala comum das demais torcidas! Não apoiam e xingam durante o jogo é isso não é normal!

Léu Tchays #4.236 @leandro.machado5 em 29/02/2016 às 17:15

A leste inferior tá fraca mesmo mano
os cara se preocupa mais em gritar que o goleiro adversário é bixa quando ele vai cobrar o tiro de meta doque APOIAR O TODO PODEROSO Timão
QUEBRA TUDO Coringão

Últimas respostas

Deco 20 #65 @deco20 em 01/03/2016 às 17:50

Considerando que o Corinthians é o time do povo, colocar os ingressos no patamar em que estão, é pedir pra sangrar o bolso da torcida. Consequentemente, se observa uma alteração no perfil do publico que comparece aos jogos. Lembrando que quem se prejudica mesmo é o torcedor humilde que não faz parte de torcida organizada. Enquanto TOs recebem vários benefícios da diretoria como ônibus, ingressos, etc. O torcedor comum tem que bancar os preços abusivos. Natural que alguns setores passem a ser ocupados por torcedores que não costumavam frequentar estádio, mas tem grana pra isso. Seu texto está perfeito! O ideal é que ambos os tipos de torcida se complementem e se integrem para o bem do Corinthians!

Publicidade

Claudio M #1.401 @claudiop9 em 01/03/2016 às 17:09

Vto contigo

Felipe @felipe.ganso em 01/03/2016 às 08:39

" "

Melhor tópico que já li neste fórum.

Anderson Rubens #6.806 @arubens em 01/03/2016 às 13:14

Como eu não sou de SP e não tenho costume de ir em vários jogos, eu só posso opinar sobre o jogo que eu fui. Ano passado ao visitar SP a trabalho, pela primeira fui em um jogo do Timão, Corinthians x Sport, e fiquei na leste superior. O pessoal que estava por lá SEMPRE acompanhava as organizadas nos cantos, principalmente nos mais conhecidos. Ninguém puxava um canto diferente. Sei que existem muitos problemas por aí com as organizadas, mas pelo menos no jogo que eu fui, eles passaram o jogo inteiro empurrando, principalmente quando a gente começou a tomar gols, foi aí que a organizada cantou bem mais alto.

Felipe Bernardelli #5.166 @fbernardelli em 01/03/2016 às 12:52

Infelizmente na sul contra o Oeste isso aconteceu também

Léu #4236 @leandro.machado5 em 29/02/2016 às 17:15

" "

A leste inferior tá fraca mesmo mano
os cara se preocupa mais em gritar que o goleiro adversário é bixa quando ele vai cobrar o tiro de meta doque APOIAR O TODO PODEROSO Timão
QUEBRA TUDO Coringão

Felipe Ganso @felipe.ganso em 01/03/2016 às 08:39

Melhor tópico que já li neste fórum.

Mauro Sérgio #2.566 @mauro1910 em 01/03/2016 às 07:08

Mi desculpem mais eu acho que tem que ter mais arquibancadas, as vezes tenho a impressão que alguns torcedores estão assistindo uma partida de tenis

Julio Cesar Paula Silva #2.666 @julio.cesar.paula.si em 01/03/2016 às 04:30

Todo torcedor e igual querendo ou não agente sabe que quem faz as musiquinha ou as críticas no estádio são as organizadas.

O torcedor comum e igual a todos os outros.

E fácil de perceber isto que nos últimos jogos do Corinthians a gaviões está plfazendo protesto não se escuta voz nos estádios a fora

André Gomes Da Silva #8.638 @g.da.silva em 01/03/2016 às 03:37

Discordo em alguns pontos da suas ideias, mas respeito sua opinião.

No último jogo contra o Oeste levei minha mãe. E ela não tem condições físicas de ficar o tempo todo em pé. Ela Assistiu o jogo no telão porque as pessoas ficam de pé na leste inferior. Já sabia que nesse setor as pessoas ficam de pé. Mas como ela quis ir deixei claro que infelizmente lá ela não conseguiria ver o jogo sentada. Acredito que no estádio tem lugar para todos e é assim que tem que ser. Se tem pessoas que podem pagar mais, sorte delas.

O pessoal critica o setor Oeste da Arena, mas os caras compraram as cadeiras cativas (que são caras) e estão contribuindo financeiramente com o clube.

Se não estão interessados de ir no jogo por algum outro motivo ou compromissos. Mesmo assim contribuem para podermos pagar o Estádio.

Fui também contra o São Paulo, e estava bem cativante a torcida. Também vai do jogo e do comportamento do time dentro de campo. Isso influencia nas arquibancadas. E outros estão interessados de apenas assistir o jogo e estão no direito deles.

Todos tem seu estilo de torcer, mas o mais importante que seja em prol do SCCP.

André Gomes Da Silva #8.638 @g.da.silva em 01/03/2016 às 03:36

Concordo plenamente com suas ideias. No último jogo contra o Oeste levei minha mãe. E ela não tem condições físicas de ficar o tempo todo em pé. Ela Assistiu o jogo no telão porque as pessoas ficam de pé na leste inferior. Já sabia que nesse setor as pessoas ficam de pé. Mas como ela quis ir deixei claro que infelizmente lá ela não conseguiria ver o jogo sentada. Acredito que no estádio tem lugar para todos e é assim que tem que ser. Se tem pessoas que podem pagar mais, sorte delas.

O pessoal critica o setor Oeste da Arena, mas os caras compraram as cadeiras cativas (que são caras) e estão contribuindo financeiramente com o clube.

Se não estão interessados de ir no jogo por algum outro motivo ou compromissos. Mesmo assim contribuem para podermos pagar o Estádio.

Fui também contra o São Paulo, e estava bem cativante a torcida. Também vai do jogo e do comportamento do time dentro de campo. Isso influencia nas arquibancadas. E outros estão interessados de apenas assistir o jogo e estão no direito deles.

Todos tem seu estilo de torcer, mas o mais importante que seja em prol do SCCP.

Leonardo Motter #7.559 @leonardo.motter em 01/03/2016 às 00:23

Tá certo mano, parabéns pelo tópico e eu mesmo que nunca tive a opotunidade$ de ir aos jogos do Timão não vou saber todos os gritos que a torcida entoa durante os jogos, sei vários mas não todos como alguns loucos