Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O Timão e o baixo aproveitamento da categoria de base

Foto do perfil de Corintiano

Corintiano 23 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 22/06/2016 às 14:12
Por Corintiano Marques (@markito.marques)

O Corinthians é maior vencedor da Taça São Paulo e pela lógica isso deveria se traduzir em aproveitamento desses novos talentos no time principal e consequentemente um bom retorno financeiro para o Timão.

Mas casos como o do zagueiro Marquinhos que sequer foi aproveitado no time principal e que foi vendido por um valor muito baixo para o exterior, se tornam cada vez mais comuns nos quadros do alvinegro do Parque São Jorge.

Agora por exemplo, a carência por um atacante é imensa e mesmo assim as opções da base não foram sequer testadas e alguns até foram emprestados para outras equipes de menor expressão.

O que acontece no Corinthians para que ocorra esse baixo aproveitamento dos jogadores da base na equipe principal?

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Últimas respostas

Foto do perfil de Valério Oliveira

Ranking: 1.058º

Valério 2.989 posts

@valerio.de.oliveira. em 22/06/2016 às 18:55

Isso começou a mais ou menos 10 anos para cá, criou uma cultura que a base não vai dar certo e tal...em todos os times do mundo, até os ricos da Europa, tem categoria e usam alguns da base, até o manchester united subiu alguns jogadores... Mas no Timão, os modinhas de facetrouxa acham que não pode... Agora pergunto, qual a diferença real entre Rildo, André e o da base, Gabriel vasconcelos? Pagar para estes jogadores uma paulada, nem jogarem sabendo que temos um na base com vontade de vencer como profissional, sem gastar horrores e no mínimo, tendo o mesmo desempenho? Sei lá... O Arana, voltou forçado do patético paranaense...jogou muito, melhor que o Uendel mas não tem chance, não sei o motivo...será que tem que sair do Timão, fazer sucesso ou e quando completar 29-30 anos, poder jogar no Timão? Novamente, não estamos falando para fazer um time apenas de jovens, mas tem que dar chances há alguns...se temos na base jogador mais ou menos do mesmo nível, porque trazer outros caras de fora, vide wilians, que nem joga?

Foto do perfil de Andre Luiz De Araujo Dias

Ranking: 827º

Andre 3.663 posts

@andreluis01 em 22/06/2016 às 18:52

Se eu fosse da base do cornthians, ficaria só até a 1a chance de cair fora... Fico com pena do Oya, o garoto tem sonho de jogar no time profissional do cornthians, mas vai acordar no Bragantino ou no tigres do rio, dando um grande passo atrás na sua carreira.

Foto do perfil de Claudio Rissi

Ranking: 30º

Claudio 28.213 posts

@migo.pr em 22/06/2016 às 18:37

Um dos motivos é técnicos covardes.

Publicidade

Foto do perfil de Everton Saltarello

Ranking: 6.513º

Everton 360 posts

@everton.saltarello em 22/06/2016 às 16:27

Baixo? De 31 jogadores no elenco 11 são da base do Corinthians, e isso não é baixo aproveitamento.

Foto do perfil de Roger Bruno Leodoro Samuel

Ranking: 5.062º

Roger 528 posts

@roger.bruno.leodoro. em 22/06/2016 às 14:36

Já parou pra pensar que a base pode não ser essa maravilha que todos pensam?

Ai aparece uns Lulinhas da vida e o povo começa a reclamar.

E se base fosse a salvação para alguma coisa o Botafogo seria líder da poha toda.

Foto do perfil de Gabriel Guedes

Ranking: 348º

Gabriel 6.801 posts

@gabriel.guedes7 em 22/06/2016 às 14:28

Não da pra revelar jogador médio e disputar títulos importantes. No Brasil não da. Não pode subir mlk sem ele estar em um nível quase de profissional pra jogar liberta, brasileiro e disputar título. O maior vencedor do futebol brasileiro recentemente é o Corinthians, com quase nenhum mlk. Tudo jogador mais formado. Antes, era os bambis, que usavam da mesma tática de atletas formados. Quando começaram a usar a colocar muito mlk de titular, passaram a decair e não ganharam mais nada. E não me venham falar do Santos porque sem Neymar e Robinho não ganhou nada importante. Lembro de times ridículos como o que tinha Trípodi e Molina, recheado de mlk fraco.

Na primeira passagem do Tite em 2004, no qual foi uma base para o time campeão de 2005, Tite lançou inúmeros jogadores: Tiago, Marcelo, Edson, Fininho, Coelho, Moreno, Betão, Marquinhos, Bruno Octavio, Elton, Pingo, Fabricio, Dinelson, Wendel, Rosinei, Wilson, Jô, Edson Pelé e Bobô.

Por que ele fez isso em 2004 e não faz agora em 2015/2016?

Simples, o time naquela época estava muito mal e precisava de novos nomes. Não tinha dinheiro pra trazer ninguém e sobrou para os mlks. Muitos sem capacidade técnica de jogar no time de cima, casos de Fefo e Bruno Octavio por exemplo, mas subiram mesmo assim. Vocês acham que da pra ganhar liberta com nomes assim?

Obvio que não. Se pegar os mlks da copinha e subirem todos não ganha nada. Tem muitos Edsons, Fefos e Brunos Octavios nesse time de hoje da base. Galera, NÃO TEM QUE REVELAR EM QUANTIDADE, mas sim em QUALIDADE. Precisa ser aos poucos e isso Tite faz bem. Vejam:

Esse ano o time tem Yago, Pedro Henrique, Leo Santos, Maycon, Arana, Principe, Fagner (tudo bem já não é jovem), Matheus Vidotto e Caique.

Outros nomes que Tite subiu mas não deram certo: Fernando gomes (V), Fabiano (V), Marciel (V), Igor (LE), Denner (LE), Paulinho (ATA), Leo (ATA), Taubaté (ATA)

Agora me diz, como Corinthians não lança? É claro que sobe os mlks, mas só se da bem e evolui quem tem capacidade técnica e mental. Vocês querem todos de uma vez de titular e não é assim. É aos poucos. Veja o caso por exemplo do Yago, lançado em 2013 mas só foi ter nível acima da média em 2015. São evoluções e precisamos ter calma.

Hajam como TORCIDA INTELIGENTE e não TORCIDA QUE QUEIMA GAROTOS.