Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O gramado da Arena Corinthians e sua tecnologia inédita

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Renan

Renan 119 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 21/10/2016 às 16:36
Por Renan Oceannic (@renan.oceannic)

Salve Fiel Torcida!

Um dos maiores orgulhos pra nossa nação é o nosso Gramado, e decidi postar alguns detalhes dele:

Nas Olimpíadas a Arena teve Duas semanas de jogos intensos (10 jogos no total), tanto do masculino como também do feminino, mesmo tendo duas partidas em alguns dias de competição, a qualidade do gramado da nossa casa foi tamanha que o gramado estava impecável após o último jogo dos jogos olímpicos!

***Partida das Olimpiadas na Arena, Gramado impecavel!

A Arena possui grama europeia, chamada Raygrass, com fibras sintéticas entrelaçadas a ela!

Um dos principais motivos para a qualidade do campo de Itaquera é o fato de o Timão não realizar shows e outros eventos no mesmo local onde as partidas são disputadas. Mas há outros segredos. Um deles é a tecnologia exclusiva de refrigeramento do solo. Como a grama é europeia e está acostumada com clima mais frio, o Corinthians gela o solo com ar (que varia de 13C a 16C) e água.

Abaixo é Demonstrado como Funciona o sistema de refrigeração do Gramado, (Grafico publicado na época da construção da arena)

Para fazer essa estrutura funcionar, três funcionários cuidam 365 dias por ano exclusivamente do campo, cujo sistema de irrigação e drenagem pode ser acionado até mesmo por um aplicativo de smartphone.

***Nos dias de pouco sol em São Paulo as Lâmpadas Simulam a ação do sol, aquecendo a grama artificialmente para realização da fotossíntese e crescimento da grama natural da arena que esta entrelaçada junto a Grama Sintetica, tornando mais difícil sair tufos de grama do solo durante os jogos.

André Amaral, gerente de operações da World Sports, empresa que cuida do gramado da Arena explica a facilidade do tratamento da grama do Timão:

Dos campos que cuidamos, o da Arena Corinthians é o mais fácil, por não haver shows, pela manutenção que tem... E justamente no estádio que achávamos que poderia ser o mais problemático, já que usa uma grama europeia, não muito propícia para o clima tropical.

Praticamente todos os estádios de primeira linha da Europa usam esse gramado. Wembley, Allianz Arena, Emirates Stadium... Só que muitos lá e nos Estados Unidos são aquecidos, para derreter a neve. Na Arena Corinthians, gelamos, já que essa grama não está acostumada com o clima tropical.

Acima, Um dos Conjuntos de maquinas que refrigeram a água para arrefecer o Gramado, e abaixo, os tanques de água do sistema. (lembrando que toda essa água é de reaproveitamento da coleta de aguas de chuva que escorre sobre a cobertura da Arena).

CURIOSIDADE:

Uma característica do gramado da arena é gerar pouca lesão, por conta do reforço sintético. As torções geralmente acontecem quando o atleta vai virar o pé e escorrega no campo. A grama da Arena dá estabilidade para o pé dele, e o jogador tem controle total. É um gramado estável.

Matéria Muito Interessante do Globo esporte Detalhando o Gramado da Arena e a falta de preparo dos clubes Brasileiros para o Melhor Gramado da América do Sul!

Enquanto isso, tem time ai que quase nem tem gramado no estádio...

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Marcello Figueiredo

Ranking: 8º

Marcello 54.232 posts

@timao.sc em 21/10/2016 às 17:21

Gramado impecável já tem, só falta o time compatível com ele...

Foto do perfil de Bruno Queiroz

Bruno 101 posts

@bcqueiroz em 22/10/2016 às 00:05

Só Para enriquecer as informações, (Arena Corinthians) origem da semente do gramado: Oregon, EUA. Padrão: FIFA. E quanto ao Ananias Parque, origem da semente: Córregon, Barra Funda. Padrão: Espatifa.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Alex Bahu

Ranking: 19º

Alex 32.452 posts

@alexbahu em 22/10/2016 às 09:24

Simplesmente o melhor do Brasil e um dos melhores do mundo com certeza!

Foto do perfil de Rogério Teixeira Varadi

Ranking: 2.222º

Rogério 1.454 posts

@rovaradi85 em 22/10/2016 às 09:23

Que outra Arena ou estádio aqui na América tem uma tecnologia dessas a não ser a Arena Corinthians, coisa igual só na Europa mesmo. Vai Corinthians!

Foto do perfil de Vinicius Colodro

Ranking: 3.785º

Vinicius 775 posts

@vinicius.dolinho em 22/10/2016 às 02:15

Eu só queria que o nosso presidente Roberto tivesse o nível desse gramado...

Foto do perfil de Itamar Fulano

Ranking: 4º

Itamar 63.331 posts

@sr.fulano em 22/10/2016 às 01:57

MUITOS VÃO ME CRITICAR, MAS PREFERIA QUE FOSSE ASSIM, VEJAM QUE LOUCO!

https://www.youtube.com/watch?v=EUs70OZnqpc University Of Phoenix - Moving field - YouTube University Of Phoenix - Moving field - YouTube the field at the University Of Phoenix is stored outside, and is moved into the stadium two days before the game. Here it is, en route to the stadium. youtube.com youtube.com

https://www.youtube.com/watch?v=NnYpivI0MR4 Gramado móvel do estádio do Arizona Cardinals - YouTube Gramado móvel do estádio do Arizona Cardinals - YouTube Feito de grama real, o gramado fica fora do estádio para melhor tratamento e só é colocado no lugar no dia do jogo.. youtube.com youtube.com

O gramado é móvel e sai fora do estádio isso possibilitaria de se fazer shows sem a preocupação de estragar o gramado.

Os shows são muito importantes, para as arenas é isso que as diferenciam dos estádios, são a realização de shows as vezes que equilibram as contas dessas arenas e muitos clubes em pré-temporadas onde não tem futebol fazem shows em suas arenas para que elas não fiquem paradas e os clubes não deixem de arrecadar.

E eu sei que muitos vão falar que se pode fazer isso nos estacionamentos da nossa Arena, mas não é a mesma coisa.

E acreditem que uma dessas arenas onde o gramado é móvel que é do schalke 04 da Alemanha, custou menos da metade da Arena Corinthians na época, e hoje ficaria por volta de uns 700 milhões de reais.

Imaginem o quanto o clube poderia arrecadar de dinheiro? Não estaria essa preocupação de pagar o estádio e ter time fraco. Você poderia fazer shows até sem ser em pré-temporada, ia fazer um show lotado de uma famosa banda de rock, e dois dias depois ter um jogo decisivo sem nem um problema com o gramado.

Infelizmente faltou visão aos criadores da arena, tiveram um conceito errado.

Mas fazer o quê? Vamos torcer que consigam pelo menos fazer mais eventos na arenas e que consiga captar receita além do futebol. Já que shows não tem como.

Publicidade

Foto do perfil de Moacir Junior

Ranking: 1.353º

Moacir 2.356 posts

@juniordafiel em 22/10/2016 às 00:18

Gramado arena de primeira já o time de segunda

Foto do perfil de Francisco Jr. Silva

Ranking: 154º

Francisco 11.005 posts

@francisco.jr.silva em 21/10/2016 às 23:22

Preferia um super time, deveria ter esse super gramado, e uma maneira de tira lo para fora para fazermos eventos lá para sobrar grana para montarmos times de verdade, equanto isso os porcos ganham milhões e serão campeões por vários anos.

Foto do perfil de George R.c. Arciénega

Ranking: 1.089º

George 2.881 posts

@georgearcienega em 21/10/2016 às 22:06

Palácio do futebol!