Análise: Enquanto o futebol brasileiro bate recordes de arrecadação, o Corinthians chupa o dedo

No ano de 2018, o futebol brasileiro teve um faturamento recorde de 7 bilhões de reais, destaque para o Flamengo com uma Receita de R$649 milhões e o Palmeiras que obteve uma receita bruta de R$654 milhões.

O Corinthians por sua vez, vê, ano após ano, sua arrecadação diminuir. Hoje o Corinthians arrecada cerca de R$389 milhões, praticamente empatado com o grêmio e Cruzeiro, e abaixo do São Paulo, algo impensável a pouco tempo atrás.

Pra entendermos isso, esqueça todas as reclamações menores, jogadores emprestados, más contratações, etc, isso acontece com todos os clubes, brasileiros ou europeus. Precisamos analisar os fundamentos.

'Para que haja arrecadação, é preciso vender o produto.'

Qual é o produto que um clube de futebol vende?

MARKETING.

Assim como uma petroleira extrai e refina petróleo, ou uma construtora levanta edifícios, um clube de futebol vende sua marca para ajudar nas vendas de outras empresas, caso a sua marca não consiga ajudar a vender produtos de terceiros, então, seu produto perde valor, as empresas não estarão dispostas a investir mais do que podem arrecadar com possíveis aumentos das vendas causadas pela associação a marca Corinthians.

E é aí que mora o problema: Hoje o produto do Corinthians (sua marca) está desvalorizado. E pior, com concorrentes que vem tomando o mercado (Palmeiras, Flamengo, São Paulo).

Ao ler o fórum, vejo muita reclamação com problemas pequenos operacionais, que tem sua contribuição, mas estamos falando de uma diferença de R$265 milhões a menos em arrecadação em relação ao primeiro colocado, e isso, que o Corinthians passa, desde 2009, a sua melhor fase em relação a títulos e vitórias dentro de campo, ganhamos mais de 30% de todos os campeonatos brasileiros desta década. O que acontecerá então, se estas vitórias pararem de vir? A diferença tende a aumentar.

A solução é óbvia: melhorar a marca, torná-la mais valiosa. Como?

É preciso que no médio/longo prazo o Corinthians mude a visão que o mercado tem atualmente.

Não entrando em mérito político, mas, quando uma empresa estrangeira ou nacional, pretende investir, va-lá, 50 milhões na marca de um clube, esse clube ter um presidente deputado federal por um partido não muito bem quisto pela maioria dos consumidores, e um estádio subsidiado com dinheiro público, feito por empreiteira cujo dono está preso por corrupção, com certeza pesa na hora de fazer o 'TED'.

É preciso urgente (e eu não sei como isso não é encarado como o objetivo maior), mudar a visão do mercado e das pessoas em relação ao Corinthians. Para que o Corinthians consiga 'vender' produtos dos seus patrocinadores. Caso não consiga, já era, outros estão conseguindo e ganhando muito dinheiro com isso.

É possível melhorar a imagem do clube e faze-lo vender mais?

O Flamengo fez isso, até 2012 era considerado um time caloteiro, mal pagador e sem estrutura. Depois de anos de diligência com o dinheiro, afastamento do clube do cenário político do país (contrário do que fez o Corinthians), e melhor tratamento com a marca dos seus patrocinadores, hoje eles conseguiram chegar onde estão.

Um novo Corinthians é possível, mas é preciso parar de brigar por perfumarias e começar a pensar como gestor. Afinal, se fossemos uma padaria, estaríamos brigando, não pra saber com qual forma fazemos o pão, mas sim, se produzimos bons pães para trairmos mais clientes e gerarmos lucros e receitas.

Abraço!

195 pessoas visualizaram esse tópico - Denunciar tópico

Últimos tópicos respondidos

8 respostas

2000 caracteres restantes Monte seu time
  • Mais Opções
    Francisco #2.074

    A imagem é fundamental, mas não o diferencial.

    O que manda é a visibilidade e a capacidade de gerar receitas.

    Se imagem fosse tão importante para os investidores, o Flamengo estava quebrado, afinal, foi responsável pela morte de dez garotos queimados em seu centro de treinamento.

    NADA é pior do que isso para a imagem. Pesa no mercado? Lógico que pesa! Mas investidores brasileiros estão interessados no retorno que terão e o resto fica só no discurso.

    Precisamos melhorar a imagem, óbvio, mas o imprescindível é limpar o clube dessa corja de amadores que o dirigem a mais de uma década e encontrar profissionais capacitados e comprometidos.

  • Publicidade

  • Mais Opções
    Papai #583

    E tem achando que tá bom como está

  • Mais Opções
    Sergio #3.432

    Bom dia Michel, não tenho dúvida que o Corinthians poderia ser muito melhor administrado - somos uma potência com cabeça de muitos anos atrás. Agora vamos a alguns fatos:

    1. Para mim, a maior bobagem foi a decisão quanto ao modelo de negócio da Arena Corinthians. Não acho bacana falar em? Subsídio?, como você mencionou, pois provavelmente a Arena é uma das poucas construídas que estão sendo pagas. Palmeiras arrumou um sócio e agora vive de aluguel enquanto que o Flamengo usa o Maracanã de graça. Pergunto: quem está pagando a conta das duas reformas do Maracanã? Quem está devolvendo o dinheiro público?

    2. Da mesma forma que muitos não gostam do PT, muitos gostam...não acredito que isso seja um fator de escolha de patrocinadores

    3. Quando o futebol vai bem, a administração é maravilhosa...quando não vai, vira um lixo...Flamengo deve agradecer muito a esse treinador pois até o jogo do Emelec, quando quase foram eliminados, era só #$!@% da na administração? Perfeita? Deles

    4. Muito do dinheiro reportado como resultado dessas equipes está atrelada a renda de jogos (que não temos), venda de jogadores comuns super inflacionados (vide VJ7, Paqueta, etc) e um patrocinador fora do padrão (CREFISA) que lava dinheiro no clube...

    5. A Administração perfeita do Flamidia ainda não quitou as dívidas com a família de 10 jogadores que morreram em um container no CT do clube - isso é boa administração? Isso traz boa imagem?

    Como disse no início, o nosso Corinthians poderia ser muito maior mas os elogios a boa administração estão muito atrelados ao resultado em campo.

    Espero que o Timão saia logo dessa fase e não invejo o dinheiro alheio...prefiro os títulos

  • Publicidade

  • Mais Opções
    Claudio #9

    Chupam o dedo o CORINTHIANS e sua Fiel Torcida, mas o Andre$ $anchez e sua quadrilha não!

  • Mais Opções
    Samuel #565

    Parabéns pelo tópico, enfim um torcedor que enxerga mercado, que é o que realmente vale... Sou empresário, mas se tivesse condições de patrocinar um time hoje, com certeza não vincularia minha marca ao Corinthians...infelizmente, nossa administração de clube é muito parecida com o cenario politico, e não empresarial, como deveria ser.

  • Mais Opções
    José #858

    Veleu infiltrado mais mundial continua sem nenhum kkk

Confira mais tópicos do Fórum

Especiais do Meu Timão

x

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop X