Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Saiba mais sobre a chapa Frente Liberdade Corinthiana que pediu o afastamento do Andrés

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Diego

Ranking: 626º

Diego 4.604 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 29/06/2020 às 13:59
Por Diego Souza (@diego.souza71)

A Frente Liberdade Corinthiana é formada por conselheiros, sócios e torcedores do Sport Club Corinthians Paulista. Surgiu com a missão de moralizar o clube, articulando a necessidade de existir maior transparência e mudança administrativa ampla. Seu lema é ÉTICA, SUSTENTABILIDADE e GOVERNANÇA.

Para explicar melhor essa união, o advogado Herói João Paulo Vicente de 47 anos, que advoga desde 1994, para algumas personalidades do meio desportivo (Milton Neves, Neto, Ronaldo Giovanelli, Velloso, Paulo Roberto Morsa e tantos outros) concedeu entrevista. Herói se tornou sócio dependente em 1977, oriundo de uma família com pessoas ligadas ao time desde a década de 50. Conheça um pouco dessa frente.

1) Qual seria o principal objetivo da Liberdade Corinthiana?

A Frente Liberdade Corinthiana surgiu da união de pessoas imbuídas do mesmo espírito: Modificar o Timão. Não concordamos com a realidade administrativa vigente, que não é transparente e muito menos renovadora; formamos provavelmente a única oposição verdadeira dentro do Clube.

Qual o grande problema do Corinthians hoje?

Sou conselheiro desde 2015 e nesse período presenciei diversos problemas; os títulos do futebol maquiaram irregularidades severas e, a consequência é absurda, situação financeira que hoje vivemos, extremamente endividados. No meu entendimento, fomos arrastados para uma aventura lulo-petista chamada Arena Corinthians, que exige solução imediata. Queremos implantar conceitos novos, ampliar as fontes de receita do Clube, entender porque o estádio nos traz déficit ao invés de lucro, exigir profundas reformas que possibilitem inclusive que o torcedor tenha acesso a ingressos mais baratos. É um absurdo impor preços astronômicos à nossa torcida. Esqueceram que somos o time do povo.

A Falta de um departamento de COMPLIANCE é possivelmente nosso maior obstáculo para o crescimento (conjuntos de disciplinas, que visa cumprir normas legais, politicas e diretrizes corretas para uma empresa). Explico: A ausência de práticas administrativas sadias afasta investidores. Há enorme dificuldade em conseguir patrocínios adequados à grandeza do nosso nome. Com um estádio e uma diretoria envolvidos na Lava Jato, como alguma empresa séria iria querer estampar seu nome na arena? É absurdo. O presidente sabe de tudo, mas, nada faz para mudar, até porque a solução desse problema passaria necessariamente por seu afastamento, o que sabemos não irá ocorrer.

3) Fale sobre os escândalos envolvendo Andrés Sanchez? Qual era o seu relacionamento com ele?

Ele perdeu o timing, já deveria ter se retirado do cenário político do Clube, “por cima”. Se tivesse se aposentado lá atrás, ninguém se lembraria das confusões que ele próprio criou. Acho até que “manja de futebol”, mas definitivamente não sabe administrar. O que ele afirma, quase nunca se confirma, um poço de contradições. Basta você prestar atenção em qualquer entrevista dada, ou melhor, nas atas das reuniões do conselho: A ARENA IRIA CUSTAR 330 MILHÕES, FOI PARA 820,985 E HOJE DEPOIS DE CINCO ANOS SÓ PAGANDO, DEVEMOS MAIS DE 1,3 BI, sendo que no meu entendimento, com uma pequena fração desse valor estaríamos tranquilamente na posse do Pacaembu. Já fui amigo dele, mas isso ficou no passado, até porque ele nunca aceitou empreender mudanças efetivas, não é do seu caráter descentralizar as coisas e não é de interesse do atual grupo gestor mudar o estado geral. Você quer falar de escândalos? Que tal o filho do lula ter recebido dinheiro do clube por serviços “controversos”? E a categoria de base? Vocês já leram as páginas desportivas? Houve época em que todo o dia saía na imprensa uma bomba diferente, e a filha do Zé Dirceu – nada contra ela – que é a encarregada de finanças da arena? Não há plausibilidade nas ideias desse gestor, não há renovação.

As despesas corintianas são bastante obscuras, há essa história não esclarecida envolvendo a Odebrecht, sendo que pelo menos três diretores da atual gestão estão sendo investigados no âmbito da Lava Jato. Creio que quando o Andrés cita o ex dirigente Bandeira (Flamengo) e fala que ele, é um grande administrador mas, estava no meio do ‘prostibulo’ do futebol, que não é a praia dele, creio que sabe muito bem o que está dizendo. Quer outro exemplo de situação absurda? O presidente Mario Gobbi foi acusado de deixar o Clube financeiramente na UTI, mas quem alegou isso esqueceu convenientemente de lembrar que se o delegado não pagasse os impostos antigos, teria muita gente sendo condenada criminalmente. É muita confusão para pouca solução.

4) A equipe corintiana foi tri – campeã paulista, mesmo assim, o time poderia estar numa situação melhor?

A comissão técnica é eficiente, consegue se manter, tem de fato, profissionais muito bons. Contudo para melhorar o plantel, há necessidade de dinheiro. Verba essa que não flui, pelos motivos que eu acabei de mencionar. Teremos dificuldades nas demais competições, infelizmente!

5) Acha que a gestão do Dualib deixou sequelas? Época em que o clube foi rebaixado.

Quem deixou as sequelas, foi no meu entendimento o atual presidente. Ele foi o responsável pelo rebaixamento. Quanto ao Dualib, não concordo com seu reingresso nos quadros associativos, não podemos, ainda que por razões humanitárias, esquecer a série de irregularidades apontadas na época de seu afastamento. Quem não conhece o passado está condenado a repeti-lo…

6) Os grandes clubes brasileiros estão muito endividados, o que acha que está acontecendo?

A maior parte das dívidas é de cunho fiscal. Esse problema existe há muito tempo, falhas na administração, obscuridade nas contas, etc. Os clubes têm que aprender a gastar menos e produzir mais, não o contrário. O grande problema é que em época de bonança e muitos títulos, ninguém lembra da conta. Os gestores deveriam aproveitar o bom momento e investir nas categorias de base, privilegiar os atletas formados em casa tentando reequilibrar suas finanças.

7) A Liberdade Corinthiana pensa também na mudança social do clube? Inclusive fora do futebol?

Sim, queremos explicações, conhecer as receitas e despesas de cada departamento, há necessidade de SUSTENTABILIDADE. Essa por sua vez, só é alcançada com GOVERNANÇA e ÉTICA. Temos uma série de propostas para a mudança radical do Clube, que detalharemos quando você quiser. O principal é gastar apenas aquilo que existe à disposição, evitando a todo custo o endividamento progressivo.

Matéria de Adriano Coelho site: torcedores.com

Link: https://www.torcedores.com/noticias/2019/06/saiba-mais-sobre-a-frente-liberdade-corinthiana Saiba mais sobre Saiba mais sobre 'A Frente Liberdade Corinthiana' Saiba mais sobre 'A Frente Liberdade Corinthiana' torcedores.com

Não conheço bem os integrantes da chapa, mas fiquei interessado. Parecem ser uma real oposição ao grupo atual que vem afundando o clube em dívidas e não tem transparência alguma. Eu como corinthiano não aguento mais ver o clube na mão dessa corja.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Luis Guedes

Ranking: 37º

Luis 24.409 posts

@lisca em 29/06/2020 às 15:19

Precisa de oposição mas essas oposições devem estar unidadas pra ganhar a eleição e tirar os corruptos do clube...

Foto do perfil de Salvem O Corinthians

Ranking: 803º

Salvem 3.765 posts

@lhpabcnqt em 29/06/2020 às 14:39

Os ratos só se multiplicaram nos últimos anos... Teremos dias sombrios pela frente, infelizmente.

Foto do perfil de João Antony

Ranking: 743º

João 4.021 posts

@joao.antony em 29/06/2020 às 14:07

Só não esqueça que o Andrés Sanchez também surgiu no Corinthians com as mesmas ideias, os mesmos princípios... E olha só no que deu!