Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Como joga o River Plate de Assunção? Análise tática completa

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Libertadores

Libertadores 35 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 21/04/2021 às 18:04
Por Libertadores 2022 (@sulamericana.2021)

Fala, corintianos!

Nesta quinta-feira, o Timão estreia na Sula-Americana! Para gente já ir se preparando, neste tópico, eu vou falar um pouco da maneira de jogar do River Plate.

Se você quiser saber mais sobre o nosso adversário, pode dar uma olhada nesses outros textos que eu fiz:

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/bate-papo-da-torcida/868260/analise-completa-do-river-plate-de-assuncao-adversario-do-corinthians-na-sul-americana Análise completa do River Plate de Assunção, adversário do Corinthians, na Sul-Americana Análise completa do River Plate de Assunção, adversário do Corinthians, na Sul-Americana O River Plate de Assunção é um clube paraguaio fundado no tradicional bairro da capital paraguaia, Mburicao, em 1911. Os principais títulos de sua história... meutimao.com.br meutimao.com.br

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/bate-papo-da-torcida/868483/quem-sao-os-principais-jogadores-do-river-plate-mancini-ja-teve-polemica-com-o-craque-do-time Quem são os principais jogadores do River Plate? Mancini já teve polêmica com o craque do time! Quem são os principais jogadores do River Plate? Mancini já teve polêmica com o craque do time! Fala, corinthianos! Obrigado pelo apoio no primeiro tópico. Fiquei muito feliz! :) Neste tópico, vou falar um pouco dos destaques do River Plate e amanhã... meutimao.com.br meutimao.com.br

Sem mais delongas, vamos lá!

Primeiramente, é preciso entender que no último sábado, o então treinador Enrique Landaia se demitiu após mais uma derrota da equipe pelo Campeonato Paraguaio. O jogo em questão era importantíssimo para o time, já que o River, que era o lanterna do campeonato, enfrentava o Sol da América, penúltimo colocado da competição. Com a derrota em casa por 2x0, o River Plate afundou ainda mais na tabela.

O escolhido para substituir Landaia foi Celso Ayala, que era o comandante do time em março de 2020. Celso Ayala é o quarto treinador do time na temporada, e é conhecido pelos brasileiros. Ex-zagueiro, ele chegou a jogar pelo São Paulo em 2000, fez história com a camisa do River Plate argentino, e defendeu o Paraguai nas Copas do Mundo de 1998 e 2002, inclusive como parceiro de Gamarra, ídolo da Fiel.

Sendo assim, é provável que o River jogue de maneira parecida com o que vinha jogando com Enrique Landaia, já que Ayala teve somente 3 sessões de treino com o elenco e costuma a trabalhar com o mesmo esquema de jogo que Landaia.

Dito isso, vamos à parte tática!

Na imagem acima, vemos a prancheta do time no jogo de volta da primeira fase da Sul-Americana. O time joga em um 4-4-2 bem básico, tradicional em diversas equipes do continente. A ideia do esquema é compactar bem o time, marcando em seu campo de defesa e fechando os espaços.

O principal problema deste 4-4-2 do River, é quando o time tem a posse de bola. Com um meio de campo pouco criativo, o time tem apresentado muitas dificuldades na criação e armação de jogadas. Dessa maneira, o time usa e abusa de contra-ataques rápidos quando rouba a bola, principalmente pelo lado esquerdo, que conta com o veloz Diego Godoy, um dos destaques do time.

Outro ponto muito forte são as bolas paradas, contando com zagueiros altos e com o experiente centroavante Pablo Zeballos. O atacante é a principal referência do time, e quando o River tem a bola, costuma procurá-lo. Além disso, Zeballos é um exímio cobrador de pênaltis.

Minha análise de maneira geral, é que o River Plate, apesar de se defender razoavelmente bem, é bastante limitado e pouco cria quando tem a bola. Além disso, o 4-4-2 da equipe costuma a ficar muito dependente da velocidade na ponta esquerda com Diego Godoy e do oportunismo de Zeballos. Quando esse dois são anulados, o time fica com pouquíssimo repertório de jogadas.

No entanto, devemos lembrar que já vimos diversas vezes grandes clubes brasileiros e argentinos passarem dificuldades quando jogam com equipes menores que usam esse esquema.

Sendo assim, acredito que a melhor estratégia para o Corinthians seria começar em cima nos primeiros minutos do jogo, tentando marcar logo no começo da partida e então jogar com mais tranquilidade, explorando as limitações do rival.

Vai, Corinthians!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Libertadores 2022

Libertadores 35 posts

@sulamericana.2021 em 21/04/2021 às 18:06

Galera, lembrando que todos os textos são escritos por mim e 100% originais, então se você estiver gostando dos tópicos, dá uma moral pra eu continuar!