Corinthians na Libertadores
Publicado no Fórum do Meu Timão em 04/12/2020 às 11:16
Por Victor olesk (@victor.pr)
Pegando o gancho do tópico sobre o guarani do paraguai, resolvi pesquisar sobre as participações do Corinthians na Libertadores, e 2 coisas me chamaram bastante atenção:
1ª - O Corinthians só tem 15 participações, sendo que quase todas foram dos anos 90 pra cá.
2ª - Aconteceu um grande hiato de participações corinthianas entre 1977 e 1991, alguém pode me explicar porque raios o Corinthians deixou de disputar a Libertadores por mais de 1 década? Nesse período já tinha times brasileiros sendo campeões e ganhando visibilidade internacional. Será que o campeonato regional era mais importante que tudo? Se for isso então pensaram pequeno demais, não é atoa que agora somos chamados de 'café com leite'.
2.590 visualizações e 17 respostas neste tópico
Responder tópico
Melhores respostas
@coutinho77 em 04/12/2020 às 11:30
Libertadores antes dos anos 90 era só o campeão e o vice do brasileiro. De 1961 até 1990 fomos uma vez campeão em 90 e uma vez vice em 1976. Então, em 29 anos tivemos 2 participações.
@absolonsoares em 04/12/2020 às 14:07
Pra conquistar a Libertadores é muito simples:
1- participar todos anos!
2- ter times já bem treinados pelo menos por uma temporada.
3- evitar entrar em atrito com a cúpula da Conmebol no Paraguai.
Fim!
Últimas respostas
@baptista.ayrton em 04/12/2020 às 23:38
A visibilidade a que você refere é restrita a América do Sul. A Europa nunca deu importância pra isso. Você disse que pesquisou, significa que você é novo e não viveu, então vou colocar:
- até 1977, ano da primeira participação nossa, somente 2 clubes brasileiros haviam sido campeões - o Santos de Pelé, e o Cruzeiro de Jairzinho/Palhinha em 1976, nas 16 edições do torneio.
- os clubes brasileiros não davam tamanha importância pra Libertadores. Teve ano que o Brasil até abriu mão de participar. Era um torneio sem expressão, jogado, falado, apitado em língua espanhola. Roubo na cara dura. Uruguaios e Argentinos deitavam e rolavam. (conhece o episódio do lateral Branco, na Copa da Itália, com a água batizada? Então...era por aí.)
- até os anos 90 somente o campeão e vice brasileiros participavam do torneio. Depois admitiu-se o campeão da Copa do Brasil.
- nos anos 2000, com o apoio da mídia o torneio foi crescendo em importância e novas vagas foram surgindo para dar maior valorização financeira.
- Por isso nos anos 60,70 e 80 o futebol brasileiro, tri-campeão mundial com orgulho, sempre olhou com desprezo pra esse torneio. Eram os hermanos que se matavam, querendo mostrar que eram melhores do que nós (complexo de inferioridade).
Nunca ouvi falar desse? Café com leite? Os Regionais eram importantes, sim, numa época em que não havia globalização. A grandeza do Corinthians é tanta que sempre inventam algo pra tentar diminuir.
Publicidade
@sr.fulano em 04/12/2020 às 21:47
VOCÊ DEVE SER MUITO NOVO!
Não pode cometer o erro de querer passar os conceitos de hoje para o passado. Era outro mundo!
SÃO ALGUNS CONTEXTOS QUE PRECISAM SER COLOCADOS:
Primeiro:
Antigamente pra se ir na Libertadores era só o campeão e o vice campeão.
Hoje até o 6° colocado vai para a Libertadores.
Corinthians passou muitos anos sem títulos de 1954 a 1977.
Outro detalhe: Para definir quem ia para a Libertadores eram os torneios, Taça Brasil e Torneio Roverto Gomes Pedrosa.
SEGUNDO:
Na época Campeonato Estadual tinha mais valor que a Libertadores.
CLUBES BRASILEIROS USAVAM RESERVAS NA Libertadores PARA TER OS TITULARES NOS ESTADUAIS.
O que interessava era a rivalidade local.
Isso ajudou os argentinos e uruguaios a despararem em títulos.
ENTÃO NÃO DA PRA QUERER COLOCAR A VISÃO E IMPRESSÃO QUE VOCÊ TEM DO MUNDO HOJE, PARA COMO ERA O MUNDO NO PASSADO.
Pra te dar uma ideia:
Teve época que o campeonato BRASILEIRO era no início do ano e duravam uns 4 meses, o resto do ano era o Campeonato Estadual.
Mas as coisas foram mudando e hoje os conceitos são outros.
@phil.dutra em 04/12/2020 às 14:14
Somos uma piada na Libertadores, temos 1 eliminação nas semis, 2 nas quartas, 8 nas oitavas, 1 na fase de grupos, 1 na pré e 1 na pré da pré.
Isso é uma vergonha!
Tá faltando uma né?
O ano fora da curva, 2012 mágico! Campeão invicto, com melhor ataque, defesa e troféu Fair Play, time mais disciplinado da competição. E ainda tem anti que não aceita.
Porém, nosso histórico é de não ter tradição alguma em competições internacionais, não só a Libertadores. Não sei o que acontece!
@nenogaviao em 04/12/2020 às 12:39
Como assim, café com leite? Onde você viu isso? O Corinthians é o último e um dos poucos campeões invictos da Libertadores. O que ocorre é que até os anos 90, o mais importante era ganhar o Campeonato Paulista, depois o Brasileiro. Quando o Corinthians se tornou o maior campeão nesses campeonatos, foram dando valor maior a outros torneiros: Copa do Brasil, Rio-São Paulo, aí o Timão foi lá e ganhou de novo, os rivais subestimavam porque não tínhamos Libertadores, fomos lá e ganhamos de forma invicta, calaram a boca da imprensa e dos rivais. O mesmo acontece com a Copa São Paulo de Futebol Juniors, onde o SCCP é o maior campeão, muitos da imprensa fala que o importante não é ser campeão e sim revelar jogadores, aì criaram uma série de outros torneios (Campeonato Brasileiro de Aspirantes, Sub-17, Sub-20, Copa BH, Copa Rio Grande do Sul), se o Corinthians ganhar mais 3 vezes a Libertadores, ela vai perder a graça para os rivais e o interesse da imprensa)
@wellington.moreira6 em 04/12/2020 às 12:24
Quem tá dizendo que somos chamados de café com leite é você. Eu sou campeão da Libertadores e bi Mundial
@dan.konrath em 04/12/2020 às 11:59
Ninguém nunca deu a mínima pra Libertadores até os bambis ganharem em 92. O próprio telê santana chegou a usar time reserva várias vezes pra priorizar o campeonato paulista, foi inclusive ameaçado pela conmebol de ser impedido de participar nos próximos anos por isso. Quem sempre valorizou a Libertadores desde o início foram argentinos e uruguaios
@dhiego.ribeiro1 em 04/12/2020 às 11:53
Simples, Paulista e amistosos internacionais eram mais lucrativos.
Paulista era o título mais importante.
Como o mundo evolui, graças a Deus
@enzoauditore em 04/12/2020 às 11:49
Os clubes brasileiro não dava muita importância pra Libertadores, percebe-se pelo disparato de conquistas Argentina no torneio se não me engano hoje já o Brasil está a 6 conquista dos hermanos.
Sobre o Corinthians, os dirigentes nunca levaram a sério não se teve um amor pelo torneio só acordaram três décadas depois.