Fórum do Corinthians

O papo besta da "raça"

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Aylton

Aylton 570 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 25/01/2021 às 10:42
Por Aylton Silva Affonso (@aylto)

'Tal jogador não tem técnica, mas compensa na raça', 'Esse pelo menos é raçudo, honra o manto'...

Quantas vezes a gente não lê coisas do gênero?

Cito a seguir alguns jogadores que tanto a mídia anti (sempre batendo na tecla de que o que caracteriza o Timão é a 'raça' e não a técnica), como muitos de nós mesmos, vivem dizendo que têm ou tinham 'raça', esquecendo suas qualidades técnicas:

- Zé Maria: nosso grande lateral dos anos 70, campeão do mundo com a Seleção, mais que 'raçudo', era um baita lateral. Marcava bem, sabia passar, apoiava e cruzava muito bem também.

- Biro-Biro: nosso polivalente jogador do final dos 70 e 80, é caracterizado por esse povo como um 'carregador de piano', um 'raçudo' sem muita classe, que seria preciso num time de estrelas como Sócrates, Palhinha, Zenon, Casagrande etc. Nada mais equivocado: Biro tinha sim categoria, bom passe, chute, colocação, drible, tinha inteligência tática, muito mais que 'raça'.

- Geraldão: nosso centrovante do título de 77,23 gols no campeonato, é tido sempre como um 'raçudo' apenas, 'grosso', 'trombadão' etc, que só sabia empurrar a bola para o gol (claro, porque 'técnicos' eram sempre os atacantes de qualquer de nossos rivais...). Errado: Geraldo, se não era exatamente um craque, também não era o grosso que sempre diziam. Sabia se colocar, chutava bem e colocado, e era um exímio cabeceador. Quantas vezes assisti treinos do Timão no Parque São Jorge em que, acabado o coletivo, Geraldo ficava treinando exaustivamente impulsão e cabeçadas. Foi o carrasco do São Paulo com vários gols de cabeça improváveis. Isso é dedicação que leva ao aprimoramento técnico, muito mais que 'raça'.

- Jorge Henrique: nosso campeão brasileiro, da Liberta e do Mundial, é outro caracterizado como apenas 'raçudo'. Nada disso: o cara tinha inteligência e leitura de jogo, passava bem, driblava, cruzava muito bem. Isso são qualidades técnicas, muito mais que 'raça'.

- Romero: idem, idem. Se fosse apenas 'raçudo', não seria o maior artilheiro da Arena. Só desconhecimento do futebol, má intenção, ou 'síndrome do papagaio' (repetir as merdas que a mídia diz...), pode levar a considerá-lo apenas um 'raçudo'. Romero tem sim qualidades técnicas, senão, não seria o que foi no Timão.

É isso pessoal! Vamos aprender a ver e valorizar a técnica de nossos jogadores, muito mais que a dita 'raça'. Se a 'raça' fosse decisiva, eu já teria me apresentado ao clube pra jogar, tenho certeza que deixaria a vida em campo... Pena que sempre fui um perna-de-pau daqueles. Ou seja, só 'raça' nuca faz um grande jogador.

840 visualizações e 46 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Marcos Martin

Marcos

@marcos.martin em 25/01/2021 às 11:28

Raça denomina se vontade de jogar jogador pode ser craque mas se não tem raça não serve para o Timão

Foto do perfil de Daniel F L

Daniel

@daniel.lucato em 25/01/2021 às 11:19

Acho que muitas pessoas dizem que preferem jogadores com raça, porque tem um monte de jogador com técnica mas sem raça nenhuma: tipo ganso, Lucas lima, pato...

Óbvio que o ideal seria: técnica + raça.

Mas como segunda opção fico com raça + técnica pobre, do que técnica + falta de vontade.

Últimas respostas

Foto do perfil de Amaral Ric

Amaral

@amaral.ric em 25/01/2021 às 14:27

Jogadores sem alma,

Tipo Luan

Publicidade

Foto do perfil de Eder Silva

Eder

@ederson1981 em 25/01/2021 às 12:34

Um outro exemplo disso é o Ralf.

Um cara que marcava por ele, pelo segundo volante, pelos dois laterais e os dois zagueiros, mas que foi rotulado como um cara brucutu pelos entendidos de bola.

Basta ver os vídeos dos melhores momentos do tiki taka Corinthians e ele sempre esteve presente com uma saída de bola irretocável... Mas os especialistas sempre vão discordar!

Foto do perfil de Daniel Sccp

Daniel

@idario.carniceiro em 25/01/2021 às 12:25

É óbvio que a raça precisa vir acompanhada de um mínimo de técnica. Do contrário não serve.


Se você acha que raça não faz diferença, posso afirmar, sem medo de errar, que você nunca jogou bola na vida.

Tem muito jogador com talento, mas é um grande m..erda porque é vagab..undo, não corre, não se esforça. Grande exemplo disso é o Lucas Lima.

Foto do perfil de Willian Barbosa

Willian

@willian.barbosa8 em 25/01/2021 às 12:14

Tem que ter o mínimo de técnica aceitável né... Não adianta correr o campo todo e não acertar um passe...

Tem que ser um misto de ambos! Quantos jogadores de qualidade vieram pra cá e não deram certo por faltar vontade... Agora quantos jogadores que não eram essa unanimidade técnica, mas que deram certo demais pois tinha sua vontade em campo...

Nada deve ser levado ao pé da letra assim.

Foto do perfil de Reinaldo Ferreira

Reinaldo

@reizinho em 25/01/2021 às 12:12

Amigo concordo com muitas coisas que você escreveu, mas, a raça que nós corintianos pedimos de nossos jogadores é aliada a técnica. Para jogar no SCCP o cara tem que ter qualidade e, se tiver raça e gana para jogar, será reverenciado pela torcida.

Exemplos claros estão no nosso atual elenco. Não se pode negar que Cazares e Luan tem muita técnica, mas o primeiro alia o bom futebol com disposição e garra, enquanto o outro...

Resumindo, no SCCP também não é só técnica, tem que ter compromisso sim!

Foto do perfil de Tiago Da Silva Reis

Tiago

@tiago.da.silva.reis em 25/01/2021 às 12:09

Por exemplo, o Luan ex Atlético serviria muito mais que o Luan nosso ex grêmio... E o cara também tem qualidade...

Foto do perfil de Rafael Santos Silva

Rafael

@rafael.santos.silva3 em 25/01/2021 às 12:01

Ramiro ou Romero? Pra mim o Romero tem mais técnica, mas Ramiro tem a mesma raça. Vantagem do Romero também é a ousadia. Raça por si só não faz ídolo.

Foto do perfil de Pablo P

Pablo

@pablo.perez1 em 25/01/2021 às 11:54

Estava tudo certo até chegar no Romero, aqui ele tropeçava na bola, ele tentava driblar perdia a bola e saia correndo a lateral inteira pra recuperar as merdas dele...

Foto do perfil de Mv Henrique

Mv

@mv.henrique em 25/01/2021 às 11:53

Pra mim jogador tem que ter técnica e VONTADE, isso é essêncial, agora, ah mais tal tem raça, aquele é raçudo cairia como uma luva aqui, isso é papo besta, acho sem noção.

Foto do perfil de Caio Vinicius

Caio

@caio.vinicius76 em 25/01/2021 às 11:51

O esforço supera o talento, se o talento não se esforçar.

x