Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Fazendo o 4-2-4 dar certo, por Unai Emery

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Alexandre

Ranking: 7.801º

Alexandre 261 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 16/10/2018 às 12:31
Por Alexandre Navarro (@xnavarro)

Pessoal, quem acompanha o Arsenal sabe o quanto o time cresceu de produção esse ano (9 jogos invictos e ataque mais eficiente da Inglaterra atrás do medalhudo City). Se liguem nessa análise de como isso está acontecendo:

Para quem não fala inglês, vou resumir MUITO: O sistema que o Emery usa visa popular o meio de campo para permitir o melhor aproveitamento dos espaços na lateral (os laterais sobem e descem o tempo todo). Além disso, o na subidas para o ataque, a área fica com um número empatado de atacantes vs zagueiros, o que aumenta as chances da bola sobrar para algum jogador de ataque. Em contra-ataques, a subida do atacante na diagonal aproveita melhor os espaços com menor risco de impedimento. Na defesa, os dois volantes velozes fortalecem a zaga e os meias mais avançados se aproximam pra ajudar na transição quando a bola for roubada. Obviamente, eles têm o Lacazette, o Özil e o Aubameyang, mas estamos falando de futebol brasileiro. Assim como nós, o lateral direito é mil vezes melhor que o esquerdo (o Monreal é muito mais confiável na marcação que o Avelar, isso é verdade, mas ainda assim...) e os dois volantes são box-to-box muito competentes na marcação (nenhum deles mais competente que o Ralf). Eles tomam bastante gol, mas também fazem muito.

Eu consigo ver nosso time com esse tipo de funcionamento, com Ralf e Araos (ainda acho que ele vai se encontrar), Jadson e Vital, Diaz (vamos ver se ele rende) e Pedrinho.

Vamos com tudo hoje.
Vai Corinthians!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Maestro Grb

Maestro 105 posts

@gustavoruban em 16/10/2018 às 20:36

Muito legal o vídeo e o tópico! Mas vale lembrar que o 4-2-4 do Arsenal tem dois atacantes muito bons (Auba e Laca), o nosso não... Mas vale a reflexão, não é impossível fazer dar certo.

Foto do perfil de Jimmy Hendrix

Jimmy 2 posts

@artur.bento em 16/10/2018 às 19:00

A análise é excelente mas a qualidade dos elencos são discrepantes.
O momento é de ficar doidão e gritar para o Timão ganhar!

Foto do perfil de Lucas Augusto

Ranking: 2.937º

Lucas 1.061 posts

@lucas.augusto17 em 16/10/2018 às 18:59

Análise fantástica. Gosto dessa formação e o que #$!@% no Corinthians é a qualidade dos volantes e do lateral esquerdo. No Corinthians vejo os dois volantes vendidos, as vezes vejo o Douglas subindo muito ou os dois em apenas um e isso quebra a defesa, já que cada volante precisa da ajuda de um lateral e um meia para combater... Para o Corinthians é bom com centro... Infelizmente.

Foto do perfil de #safocorinthians 2024

Ranking: 20º

#safocorinthians 32.337 posts

@lucasmoura2015 em 16/10/2018 às 18:46

Já tinha falado isso aqui: Os segredos desse esquema são a mobilidade constante dos laterais e pontas. Antes tínhamos Fagner 100% e Sidcley, e hoje temos Fagner em momento físico ruim e o péssimo Avelar, e a polivalência dos volantes, tínhamos Maycon que fazia isso bem e até mesmo Renê Junior, que teve o ano cessado por lesão.

Publicidade

Foto do perfil de Alvaro C

Ranking: 5.667º

Alvaro 446 posts

@alvaro.correa2 em 16/10/2018 às 18:25

Não daria certo no Corinthians por três razões:

Primeiramente, pra se basear em cruzamentos o time precisaria de atacantes altos, e a menos que o Jonatas/Roger/Matias joguem bem... Clayson, Pedrinho, Romero, Mateus Vital e Jadson são de baixa estatura e qualidade no jogo aéreo.

Segundo, pra isso o time precisaria de dois laterais que corram o campo todo e cruzem bem, o que pode se aplicar a Fagner, mas não ao Danilo Avelar, e a nenhum lateral reserva.

Finalmente, o estilo de jogo brasileiro é, no geral, defensivo. Com 2 linhas de 4 jogadores muito perto da área. O quarteto defensivo não cria espaços na lateral porque quem marca lateral adversário é o ponta, e assim fica difícil criar superioridade numérica dos lados e ainda manter as 3 linhas de 2 jogadores no meio.

Foto do perfil de José Mateus

Ranking: 3.402º

José 890 posts

@4forca em 16/10/2018 às 18:16

Qualquer esquema funciona quando se tem jogadores de qualidade! Porque só 3 times no Brasileirão conseguem jogar no 4-3-3? E 2 deles são inofensivos contra um adversário forte... E esse esquema tem 2 centroavantes, é um 4-4-2 disfarçado

Foto do perfil de Deco 20

Ranking: 38º

Deco 23.959 posts

@deco20 em 16/10/2018 às 18:07

Só ressalto algo que você já abordou no texto: esse estilo de jogo depende muito da qualidade dos meio-campistas.

A gente tinha esse volume de jogo quando jogávamos com Paulinho, Elias e RA8 nos anos passados e, mais recentemente, com Maykon e Rodriguinho.

Esses jogadores, guardadas as proporções para com os astros europeus, tinham qualidade pra fazer esse movimento com eficiência, coisa que hoje tá difícil.

Foto do perfil de Roberto Moreira

Roberto 41 posts

@roberto.moreira5 em 16/10/2018 às 17:57

Sensacional, gosto de ver essa parte tática do time eu curto muito. Quando o Carille mudou o time para jogar 4 2 4 contra os porco eu percebi no jogo e fiquei pensando será que é isso mesmo que eu to vendo, aí na coletiva o Carille confirmou foi muito loco. Parabéns quer trabalhar no Corinthians não? Presta atenção aí diretoria. Kkkk