FIFA: O troféu que todos desejam

FIFA: O troféu que todos desejam

FIFA: O troféu que todos desejam

FIFA: O troféu que todos desejam

A 54ª edição da Copa Libertadores da América começa nesta terça-feira, 22 de janeiro, com os jogos de ida da etapa preliminar, na qual 12 times buscarão uma das seis vagas ainda disponíveis na fase de grupos. A seguir, o FIFA.com faz uma análise minuciosa de um torneio que, pelos clubes e os destaques individuais participantes, promete um futebol de alto nível e emoção do começo ao fim.

O campeão
Após as históricas consagrações do Corinthians na Libertadores e na recém-disputada Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2012 ?' esta, sobre o poderoso Chelsea inglês ?', tudo faz pensar que o clube conta com reais possibilidades de reeditar o título continental neste ano, algo que ninguém consegue desde o Boca Juniors de 2000 e 2001.

A equipe do técnico Tite não só manteve a base do elenco campeão, como trouxe também uma estrela de renome mundial: o atacante Alexandre Pato, que deixou o Milan e voltará a jogar uma competição que já venceu pelo Internacional em 2006. Assim, por qualidade individual e experiência coletiva, não parece nada absurdo apontar o Timão como um dos reais aspirantes à taça.

Os candidatos
Após alcançar no ano passado sua sexta final de Libertadores no século 21 e manter sua base, o Boca Juniors conta também com o retorno do técnico Carlos Bianchi, o que volta a colocar os xeneizes entre os principais concorrentes ao título. Não por acaso, afinal Bianchi é o treinador com mais conquistas no torneio ?' foram quatro ao todo, três delas com o próprio Boca. Com seis troféus continentais, o clube platino é o segundo mais vitorioso da competição, perdendo apenas para os sete do Independiente.

Entre os clubes que se destacaram nas últimas edições e algumas vezes chegaram a erguer a taça aparecem com verdadeiras aspirações o também argentino Vélez Sarsfield, os brasileiros Fluminense, São Paulo e Grêmio e a equatoriana LDU. Vale ressaltar, porém, que estes três últimos terão que passar pela sempre complicada preliminar, sendo que as equipes de Porto Alegre e de Quito são adversárias diretas nessa etapa. 

Apesar de ser o atual campeão da Copa do Brasil, o Palmeiras, campeão em 1999, ainda se vê diante de um ano de provação e dúvidas sobre a formação de seu elenco, depois do decpecionante rebaixamento para a Série B.

Depois da ida do técnico Jorge Sampaoli para a seleção chilena, será preciso ver o que acontecerá com a Universidad de Chile, semifinalista em 2010 e 2012. Além disso, sempre é preciso ficar atento a clubes com tradição copeira, como os uruguaios Nacional e Peñarol ou o paraguaio Cerro Porteño, que também tiveram aparições fugazes entre os melhores nos últimos cinco anos.

Fique de olho
Além da já mencionada contratação de Alexandre Pato pelo Corinthians, haverá outros jogadores de renome que disputarão neste ano a tradicional competição sul-americana. Entre os defensores, sobressaem o mexicano Rafael Márquez e o brasileiro Lúcio, que voltaram a suas terras natais para vestir as camisas do estreante León e do tricampeão São Paulo. No entanto, não se pode deixar de citar os nomes de Gabriel Heinze (Newell's Old Boys) e Cris (Grêmio), entre outros.

Há dois meias de criação brilhantes que se destacam por conta própria e também fazem seus times renderem muito mais em campo. Falamos de Ronaldinho (Atlético Mineiro) e de Deco (Fluminense). Quanto aos atacantes, se destacam o uruguaio Sebastián 'Loco' Abreu, que defenderá o Nacional de seu país, e o chileno Eduardo Vargas, que acaba de chegar ao Grêmio. Quem também pode monopolizar as atenções são nomes de peso como Fred (Fluminense), Paolo Guerrero (Corinthians) e Marcelo Zalayeta (Peñarol).

Você sabia?
Seis técnicos da atual edição da Libertadores já sabem o que é erguer a taça do torneio. Quatro conseguiram isso no papel de treinadores: a Bianchi e Tite se juntam o argentino Edgardo Bauza, que ainda dirige a LDU campeã de 2008, e Abel Braga, que ganhou com o Inter em 2006, mas hoje comanda o Fluminense.

Os dois restantes triunfaram como jogadores. São o também argentino Néstor Gorosito, campeão pelo River Plate em 1986 e hoje técnico do Tigre, e o uruguaio Ever Hugo Almeida, que conquistou a taça em 1979 e 1990 com o mesmo Olímpia paraguaio que dirige atualmente.

O número
6
- É a quantidade de times que estrearão na competição. São eles: o argentino Tigre, os peruanos Real Garcilaso e Universidad César Vallejo, o chileno Deportes Iquique, o venezuelano Deportivo Lara e os mexicanos Tijuana e León. Assim, o total de clubes que já disputaram a Libertadores até hoje chega a 198.

O que eles disseram
'Este ano pode ser melhor que o anterior, disso não tenho dúvidas. Chegaram contratações de peso e a equipe está mais forte do que na temporada passada. Tenho certeza de que podemos voltar a conquistar coisas muito importantes, como outra Copa Libertadores.'
Paolo Guerrero, atacante do Corinthians

Dê sua opinião!
Quem você acha que será o campeão da Libertadores?

Fonte: FIFA

Veja Mais:

  • Camisa do Corinthians criada por torcedores em homenagem à Chape

    Corinthians bate o martelo sobre homenagens à Chapecoense

    ver detalhes
  • Brasileirão agora tem quatro vagas - não três - à fase de grupos da Libertadores

    Conmebol anuncia novidade, e Corinthians volta ao páreo por vaga direta na Libertadores

    ver detalhes
  • Alan Santos tem conversas avançadas com Corinthians

    Corinthians negocia contratação de volante do Coritiba, diz portal

    ver detalhes
  • Giovanni Augusto treinou como lateral nesta terça-feira

    Giovanni na lateral, mudança na zaga e susto de Rildo: o treino desta terça do Corinthians

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes