Começarão as Macabíadas, um dos maiores eventos esportivos do mundo

Começarão as Macabíadas, um dos maiores eventos esportivos do mundo

Começarão as Macabíadas, um dos maiores eventos esportivos do mundo

Começarão as Macabíadas, um dos maiores eventos esportivos do mundo

A décima nona edição das Macabíadas será realizada entre os dias 16 e 30 de julho, em Israel, na cidade de Tel Aviv. Farão parte sete mil atletas de todos os continentes divididos em três categorias: Open, Juniors e Masters.

O evento foi criado por Yosef Yekutieli, que inspirou-se nos Jogos Olímpicos de 1912, em Estocolmo, na Suécia.

O atleta mais importante a participar de uma Macabíada, foi o nadador norte-americano Mark Spitz que, em 1972, na Olimpíada de Munique, conquistou sete medalhas de ouro.

Em 1985, uma grande emoção tomou conta do estádio Ramat Gan quando Spitz carregou a tocha da cerimônia de abertura acompanhado de Shirli Shapiro, Anok Spitzer e Shlomit Romano, filhos de três dos 11 israelenses que foram assassinados no atentado da Olimpíada disputada na Alemanha, sob o olhar emocionado de Milton Neves, que cobria os jogos para a Rádio Jovem Pan de São Paulo.    



'Em 1985, 1989 e 1993 estive por quase três meses (conjuntamente) em Israel. Cobri lá três Macabíadas pelo rádio e rodamos por todo o pequeno país. Tudo emocionante, em termos bíblicos, históricos e religiosos. Mas o clima bélico, preventivo ou não, é sentido em todos os momentos. Atualmente, com mais essa guerra Israel x Hamas então .... E, rodando por Israel, jornalistas, minha esposa e eu nos deparamos com abrigos antiaéreos(que são trocentos) e com restos de máquinas de guerra no Deserto da Judéia', lembrou Milton Neves em depoimento para a  seção 'Que Fim Levou?'.


1993: em Tel Aviv Milton Neves e Lula viram juntos a linda abertura da 16ª Macabíada Mundial no lotado (e vigiadíssimo) estádio Ramat Gan.


Já em 1993, Milton Neves fez uma entrevista histórica no estádio Ramat Gan, com o então presidente do Partido dos Trabalhadores e posteriormente presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.

O Terceiro Tempo que tem tradição em Macabíadas, desta vez enviará o repórter Milton Neves Netto para cobrir os jogos multidesportivos, eleito pelo COI, um dos cinco maiores  eventos esportivos em todo mundo.


Muro das Lamentações
Jornalistas Mário Marinho, Fran Augusti, Samuel Ferro (de óculos escuros) e Milton Neves, em 1985, no Muro das Lamentações em Jerusalém, Israel.


No interior da Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém, Israel, em 1985 A foto mostra todos os jornalistas brasileiros que cobriam a Macabíada Mundial daquele ano. São eles: Paulo Adário (Jornal do Brasil), Samuel Ferro (Rádio Bandeirantes), Mário Marinho (Jornal da Tarde), Fran Augusti (O Estado de S. Paulo), Milton Neves (Rádio Jovem Pan) e Armando Ferrentini (A Gazeta Esportiva).


Trio
Em 1985, Mário Marinho, Fran Augusti e Milton Neves, na Igreja da Natividade de Belém, Israel.


 
Casal
Israel, 1993: 'Não morra sem conhecer Israel', sempre dizia Milton Neves ao microfone da Jovem Pan, maravilhado com a terra onde nasceu Jesus.


Deserto
Macabiada de Israel, em 1993: Milton Neves e esposa no bíblico Deserto da Judéia



Tanque de guerra
1993, no Deserto da Judéia, em Israel: vejam o que sobrou do tanque jordaniano, de fabricação soviética. Desde a guerra dos seis dias, em 1967, a região é infestada de 'cadáveres' bélicos ali deixados pelos árabes, derrotados por Israel.




1993
Em Bélem, Israel: Milton Neves e Márcio Bernardes no local onde se supõe nasceu Jesus Cristo.

Milton 'Árabe' Neves
Osmar Santos e o 'árabe' Milton Neves, em 1989, na cidade de Nazareth, Israel, onde nasceram José e Maria, pais de Jesus. Num primeiro momento Osmar não quis usar o tradicional traje

Fonte: Terceiro Tempo

Veja Mais:

  • Corinthians volta a jogar nesta segunda pela Liga Nacional

    Corinthians encara 'reforçado' Sorocaba na primeira final da Liga Nacional

    ver detalhes
  • Pelada registrada no Amapá, onde Caio presenciou o tradicional 'futilama'

    Do Amapá à Antártida: torcedor do Corinthians, fotógrafo percorre o mundo em busca de peladas

    ver detalhes
  • Cerca de 200 integrantes de organizadas foram ao Pacaembu neste domingo

    Ato de organizadas tem gritos de 'Vamo Chape' e pedido por liberdade nos estádios

    ver detalhes
  • Kalil, à direita de Roberto de Andrade, pediu licença de 60 dias

    Vice-presidente solicita licença do cargo e dispara contra diretoria do Corinthians

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes