Corinthians tem pior aproveitamento no Pacaembu em toda a era Tite

Corinthians tem pior aproveitamento no Pacaembu em toda a era Tite

Corinthians tem pior aproveitamento no Pacaembu em toda a era Tite

Corinthians tem pior aproveitamento no Pacaembu em toda a era Tite

Gustavo Franceschini
Do UOL, em São Paulo

O Corinthians não convenceu no primeiro turno do Campeonato Brasileiro e está a dez pontos do líder Cruzeiro. Boa parte da instabilidade alvinegra passa pelo desempenho em casa. Com 19 pontos ganhos em 30 possíveis, o time atual tem o pior índice de aproveitamento no Pacaembu em toda a era Tite.

Até agora, o clube venceu cinco, empatou quatro (Botafogo, Portuguesa, São Paulo e Náutico) e perdeu uma (Atlético-MG). No total, ganhou 63,3% dos pontos que disputou, o que explica a quinta colocação que o time ocupa, com 30 pontos, distante do líder Cruzeiro.

Público não tem faltado. O Corinthians é o time que mais levou gente ao estádio nesse Brasileirão, com média de 29.089 pessoas por partida. Só que relação com a torcida tem sido turbulenta. A equipe chegou a ser vaiada mais de uma vez em dia de tropeços, com destaque especial para Alexandre Pato e Ibson. Depois da derrota contra o Atlético-MG, Tite chegou até a mostrar descontentamento com a postura das arquibancadas, que se repetiria rodadas depois.

O cenário é bem distinto daquele visto nos últimos anos, já que o Pacaembu tem sido uma força da equipe. Na conquista da Libertadores, por exemplo, o time garantiu 90,4% dos pontos disputados, só empatando uma vez, contra o Santos, no segundo jogo da semifinal.

Em outros títulos da era Tite, o índice em casa também foi positivo. No Paulista desse ano, o Corinthians levou 72,7% dos pontos, enquanto que no Brasileiro de 2011 o aproveitamento foi de 71,9%.

Desde que Tite voltou ao clube, em 2010, o Corinthians só teve desempenho parecido com o atual no Brasileiro do ano passado. Na ocasião, o time venceu 11, empatou seis e perdeu duas vezes, conquistando 68,4% dos pontos.

O desempenho, não por acaso, lhe rendeu poucas expectativas de título. Em 2012, às voltas com a preparação para o Mundial de Clubes, o time de Tite ficou apenas na sexta colocação. Neste ano, porém, a situação é diferente, e o Brasileiro é uma das metas do Corinthians, que viu o sonho do bi da Libertadores escapar no mata-mata com o Boca Juniors.

Até o fim do torneio, a situação pode ficar ainda pior. Por conta da briga entre organizadas de Corinthians e Vasco em Brasília, há duas semanas, o clube foi punido pelo STJD com dois jogos de portões fechados e outros dois apenas com a torcida visitante. A sanção está suspensa e será reavaliada pelo tribunal, mas o próprio clube admite que deve receber algum tipo de punição, o que pode afetar o desempenho do time no segundo turno.

Foto: UOL

Fonte: Terceiro Tempo

Veja Mais:

  • Oswaldo defendeu utilização da cor verde em homenagem à Chapecoense

    Oswaldo comenta tragédia da Chapecoense e é mais um a defender cor verde no Corinthians

    ver detalhes
  • Torcida do Corinthians se despediu da Arena no empate por 0 a 0 com o Atlético-PR

    Maior do país, público do Corinthians é duas vezes a média do Brasileirão 2016

    ver detalhes
  • Sala de cabines de TV da Arena passa a ser chamada Lilácio Pereira Jr.

    Corinthians batiza sala de transmissões da Arena em tributo a vítima de acidente

    ver detalhes
  • Golaço de Marlone sobre Cobresal rendeu a ele indicação ao Puskás

    Marlone supera Messi e Neymar e vai à final do Prêmio Puskás da Fifa

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes