COPA SP: Com 26 taças, Paulistas tentam manter hegemonia de títulos

COPA SP: Com 26 taças, Paulistas tentam manter hegemonia de títulos

Timão é o maior campeão do torneio América foi o último campeão do Interior em 2006

Timão é o maior campeão do torneio América foi o último campeão do Interior em 2006

A 45.ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, maior torneio de categorias de base do Brasil, começa nesta sexta-feira. Detentor de 26 títulos nas 44 edições anteriores, o Estado de São Paulo tenta aumentar a hegemonia. E para isso conta com a tradição em revelar talentos dos quatro grandes, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, para levantar a taça no dia 25 de janeiro, data do aniversário de 460 anos da capital paulista.


Embora tenha ficado atrás de Santos e São Paulo nos últimos, quando o assunto é revelação de jogadores, o Corinthians é disparado o maior vencedor da Copa SP. O time do Parque São Jorge é o maior campeão do torneio, com oito títulos, sendo quatro apenas nos últimos dez anos.

Para voltar a revelar craque na mesma proporção em que conquista títulos, o Corinthians aposta na contratação do técnico Osmar Loss, que atuou na base do Internacional por mais de uma década. É dele a missão de melhorar o desempenho de 2012, quando o clube foi eliminado na segunda fase.

O Palmeiras passa por um caminho inverso ao do rival Corinthians. O time palestrino é o único dos grandes que nunca levantou a taça na Copa SP. E no ano do centenário o título virou um dos objetivos do clube. Para tanto, o técnico Diogo Giacomini se apoia na boa participação no último Campeonato Brasileiro Sub20, quando a equipe foi vice-campeão perdendo para o Internacional, por 2 a 0, no fim de dezembro.

Tradição em revelar
Atual campeão, o Santos joga em busca do tri e com objetivo de confirmar sua fama de revelador de craques. Após o sucesso em 2013, o time da Vila Belmiro vai repetir a fórmula. E estrela do Sub-20 será o atacante Neílton, destaque na última edição e que foi 'rebaixado' do profissional para disputar o torneio sob o comando de Pepinho Macia, filho do craque Pepe.

Três vezes campeão, sendo o último em 2010, o São Paulo também espera apresentar resultado dentro de campo os investimentos feitos no CT de Cotia. Para buscar seu quarto título, o time do Morumbi contará com um novo comandante. Menta, que dirigia o Sub-17, ficará com a vaga de Sérgio Baresi, que assumirá um cargo diretivo.

No Paulista Sub-20, o desempenho dos grandes não foi muito animador. O Corinthians foi quem chegou mais longe, mas acabou eliminado pelo campeão Mogi Mirim, nas semifinais. O Santos parou nas quartas-de-final, ao cair diante do vice-campeão Botafogo. O mesmo aconteceu com o São Paulo, eliminado pelo próprio Corinthians. Já o Palmeiras sequer passou da fase de grupos.

Outros destaques
Outros dez clubes paulistas também já levantaram a taça na Copinha. Nacional, Ponte Preta e Portuguesa foram campeões por duas vezes cada. Já América, Guarani, Grêmio Barueri, Juventus, Marília, Paulista e Santo André ostentam um troféu cada.

Em relação aos clubes dos demais Estados, os destaques são Fluminense e Internacional, que foram cinco e quatro vezes campeões, respectivamente. Nas últimas 15 edições, o cenário não tem sido nada favorável para os forasteiros. Foram apenas três campeões: Cruzeiro (2007), Figueirense (2008) e Flamengo (2011).

Fonte: Futebol Interior

Veja Mais:

  • Willians tinha contrato por empréstimo até o fim da temporada

    Willians se despede de companheiros e não joga mais pelo Corinthians

    ver detalhes
  • Chapecoense está na Libertadores de 2017; Corinthians segue lutando por vaga

    Conmebol confirma título à Chape, e Libertadores-2017 terá ao menos oito brasileiros

    ver detalhes
  • Muricy atualmente trabalha como comentarista no SporTV

    Corinthians convidou Muricy Ramalho para ocupar cargo na base

    ver detalhes
  • Corinthians volta a jogar nesta segunda pela Liga Nacional

    Corinthians encara 'reforçado' Sorocaba na primeira final da Liga Nacional

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes