FIFA: Valcke: Brasil próximo de uma nova era

FIFA: Valcke: Brasil próximo de uma nova era

FIFA: Valcke: Brasil próximo de uma nova era

FIFA: Valcke: Brasil próximo de uma nova era

Prezados amigos do futebol,

Acabo de pousar em Zurique vindo de um seminário na África do Sul, onde tive o prazer de testemunhar mais legados positivos deixados pela Copa do Mundo da FIFA 2010. Recordo-me bem de todas as dúvidas e críticas que acompanharam os meses finais de preparação na África do Sul e como a realização do evento era constantemente questionada pela mídia. Quase quatro anos depois, a percepção comum é a de que aquela foi uma Copa do Mundo brilhante que alimentou a confiança de toda uma nação e alavancou a confiança para os negócios internacionais. Além disso, o país também ficou fortalecido pelas melhorias em TI e infraestrutura de um modo geral, ao mesmo tempo em que observou um avanço no turismo. Infelizmente, o pessimismo é uma tendência comum quando se trata da realização de eventos de grande porte. Mas, no final das contas, as coisas sempre funcionam.

Apesar de a corrida estar sendo apertada na aplicação dos últimos pontos operacionais pelo Brasil, as pessoas já podem ver esse mesmíssimo legado criando forma ?' pelo menos aquelas que querem ver. Todos os relatórios que recebo indicam a velocidade e o afinco do trabalho no Brasil neste momento para concluir as preparações, não só para a Copa do Mundo, mas também para as melhorias da infraestrutura cultural, urbana e de transportes que continuarão servindo gerações futuras. Os diversos projetos sociais, entre os quais o treinamento de pessoal para o trabalho em uma enorme gama de setores de serviços, são grande prova disso. Sem falar no legado esportivo, que jamais deveria ser esquecido em pleno país do futebol, já que o Brasil está muito próximo de entrar em uma nova era em termos de estádios e serviços ao espectador.

Além disso, a FIFA possui uma estratégia de sustentabilidade abrangente, que vai do treinamento dos operadores dos estádios, para ajudá-los a gerenciar e manter esses locais de maneira sustentável, à prestação de serviços de narração para torcedores cegos ou com problemas de visão, o que será feito pela primeira vez em uma Copa do Mundo. Todo o equipamento, bem como todos os profissionais treinados, permanecerão no Brasil, e isso refletirá em outro importante legado a ser introduzido em jogos do Campeonato Brasileiro para que o futebol possa chegar a todos os torcedores.

Outro projeto fascinante é o 'Andar de Novo', do professor Miguel Nicolelis, cuja equipe vem trabalhando lado a lado com a nossa para integrar a oportunidade de apresentar ao mundo, pela primeira vez, durante a cerimônia de abertura, um jovem paralítico que irá caminhar para dentro do campo usando um traje robótico controlado pelo cérebro. O futebol está diretamente relacionado com a esperança, e poder imaginar a alegria de milhões de pessoas paralíticas que têm a oportunidade de andar novamente é uma iniciativa que a FIFA e eu, pessoalmente, apoiamos integralmente.

À medida que entramos juntos na reta final, a maior parte dos preparativos já está bastante avançada. Contudo, ainda resta trabalho para os próximos 69 dias, e seguimos mantendo a nossa colaboração junto às partes envolvidas no Brasil de modo a assegurar que todo o necessário para que as partidas sejam realizadas com sucesso esteja disponível. Essa é a nossa responsabilidade para com os cerca de 2,6 milhões de torcedores que compraram ingressos até o momento e para com as 32 seleções. As coisas estão evoluindo rapidamente em Curitiba e Porto Alegre ?' dois dos três maiores desafios que estamos enfrentando. Eu estava, e ainda estou, muito triste com o trágico acidente ocorrido em São Paulo. A segurança é um item essencial e a nossa maior prioridade, seja durante a construção ou durante o evento em si. Os meus pêsames vão para a família e os colegas de Fábio Hamilton da Cruz. Ao longo dos últimos meses, algumas fatalidades de cunho bastante trágico ocorreram nas construções no Brasil, e eu, como pai de família, sinto-me muito tocado.

Considerando-se o estágio de montagem e das instalações complementares no estádio do jogo de abertura, estamos confiantes de que o impacto sobre o cronograma será limitado e que o estádio estará pronto para receber os eventos-teste até a metade de maio. E a realização dos testes é fundamental e contínua em diversos estádios por todo o país, assim como aconteceu em Manaus na quinta-feira, quando alguns aspectos operacionais da Copa do Mundo foram implementados. As nossas equipes operacionais deram início à configuração da infraestrutura para emissoras, à tecnologia da linha do gol e às instalações de mídia. Esta edição contará com presença recorde da mídia internacional, com cerca de 18 mil representantes de mais de 160 países. Contando com um esforço conjunto de todas as partes, estaremos no prazo considerando-se que tudo esteja sendo feito pelas cidades-sede e pelo governo federal de modo que possamos oferecer o melhor nível de serviço apesar do cronograma apertado. Na próxima semana, realizaremos aqui em Zurique a segunda fase preparatória para os árbitros da Copa do Mundo da FIFA 2014.

Aguardo ansioso por receber mais notícias positivas dos nossos parceiros na organização da Copa do Mundo no Brasil, em especial sobre como os desafios que ainda temos de superar serão resolvidos nas próximas semanas, assim como aguardo ansioso para voltar ao Brasil após a Páscoa. No mesmo período, o troféu da Copa do Mundo da FIFA irá aterrissar em solo brasileiro para encerrar o seu tour, apresentado pela nossa parceira Coca-Cola, com um passeio por todos os 27 estados do país ao som da música oficial 'We Are One (Olê Olá)', a ser lançada na terça-feira, dia 8 de abril.

Até logo,

Jérôme Valcke

Fonte: FIFA

Veja Mais:

  • Alan Mineiro gostaria de permanecer no Corinthians, mas não está nos planos do clube

    Alan Mineiro deve ser vendido pelo Corinthians e disputar a Série B em 2017

    ver detalhes
  • É tudo política, estúpido!

    [Marco Bello] É tudo política, estúpido!

    ver detalhes
  • Diversos torcedores não conseguiram efetuar a troca de ingressos

    Com fila absurda e nova confusão, torcida do Corinthians esgota ingressos para final da LNF

    ver detalhes
  • Oswaldo negou que seus treinos sejam repetitivos

    Oswaldo volta a sinalizar escalação do Corinthians em coletivo e explica semana de treinos

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes