FIFA: 12 momentos que marcaram 2012

FIFA: 12 momentos que marcaram 2012

FIFA: 12 momentos que marcaram 2012

FIFA: 12 momentos que marcaram 2012

O futebol emocionou, encantou e agitou as torcidas de todo o mundo ao longo de 2012. E é por isso que o FIFA.com destaca 12 momentos que marcaram um ano inesquecível, do milagre de Muamba ao título mundial do Corinthians

Emoção em Libreville 
12 de fevereiro 
O primeiro título continental da Zâmbia já teria sido histórico o suficiente na Copa Africana de Nações em fevereiro. Para superar ainda mais as expectativas, os zambianos bateram na final a favorita Costa do Marfim. Mais emocionante ainda foi o fato de que a decisão foi a primeira partida em Libreville desde o acidente aéreo que matou toda a seleção gabonesa em 1993 após uma parada de reabastecimento.

O milagre de Muamba 
17 de março 
Lágrimas foram derramadas por uma razão muito diferente no mês seguinte, quando um estádio lotado e telespectadores em todo o mundo viram Fabrice Muamba lutar pela própria vida no gramado do White Hart Lane. Logo ficou claro que o meio-campista do Bolton Wanderers, nascido no antigo Zaire, tinha sofrido uma parada cardíaca. Apesar de o seu coração ter parado por incríveis duas horas, ele sobreviveu e ainda escreveu um livro sobre o encontro com a morte.

Nos descontos 
13 de maio 
A batalha pelo título do Campeonato Inglês foi até o minuto final do último jogo da temporada, e ainda mais além. Afinal, já haviam transcorrido cinco minutos de acréscimos do duelo do Manchester City contra o Queens Park Rangers, e a partida do Manchester United diante do Sunderland já tinha acabado, quando Sergio Agüero fez o gol que garantiu o primeiro título nacional do City em 44 anos.

A consagração de Drogba 
19 de maio 
O lugar de Didier Drogba entre os maiores jogadores da história do Chelsea já estava assegurado após ele empatar a final da UEFA Champions League. No entanto, aquele gol de empate foi apenas o prelúdio do grande momento do marfinense: com tranquilidade, ele foi o responsável pela cobrança decisiva na decisão por pênaltis, garantindo o primeiro título europeu do clube.

Taiti conquista a Oceania 
10 de junho 
Até 2012, a Copa das Nações da Oceania nunca havia sido conquistada pelas pequenas nações insulares. Porém, desta vez, os neozelandeses nem conseguiram chegar à final. O troféu continental foi disputado por Taiti e Nova Caledônia, e foi um gol de Steevy Chong Hue que garantiu aos taitianos o título e um lugar na Copa das Confederações da FIFA.

Rangers na quarta 
14 de junho
A complicada situação financeira do Rangers era bastante conhecida, mas ainda assim foi um grande choque a notícia de que, depois de 140 anos de história e uma incomparável marca de 54 títulos nacionais, o clube havia ido à falência. O gigante de Glasgow foi posteriormente restabelecido como uma nova empresa e autorizado a disputar a quarta divisão escocesa, a qual atualmente lidera com nove pontos de vantagem e um jogo a menos.

A cavadinha de Pirlo 
24 de junho 
A Itália perdia por 2 a 1 a decisão por pênaltis contra a Inglaterra pelas quartas de final da Euro 2012. Riccardo Montolivo tinha perdido o chute anterior quando Andrea Pirlo foi para a bola. Foi nessa tensão que o meio-campista deu uma cavadinha para acertar a cobrança, desestabilizar os ingleses e iniciar uma memorável virada de 4 a 2.

A confirmação da Espanha 
1º de julho 
Depois de ter escutado críticas durante toda a campanha rumo à final, a Espanha deu aos detratores um impressionante lembrete de por que é a maior seleção da atualidade. A equipe comandada por Vicente Del Bosque bateu a Itália por uma diferença recorde de quatro gols para conquistar o bicampeonato europeu. Além disso, foi a primeira seleção do Velho Continente a conquistar três grandes títulos consecutivamente: Euro 2008, Copa do Mundo da FIFA 2010 e Euro 2012.

Morgan define jogaço 
6 de agosto  
O Estádio Old Trafford já foi palco de muitos jogos memoráveis, mas poucos foram tão emocionantes quanto o espetáculo proporcionado por EUA e Canadá na semifinal do Torneio Olímpico de Futebol Feminino. Ele também teve um clímax apropriadamente dramático, com Alex Morgan selando uma vitória de 4 a 3 para as americanas no último minuto da prorrogação.

Ibra quatro vezes 
14 de novembro 
Logo no seu primeiro jogo, a novíssima Arena dos Amigos de Estocolmo assistiu a uma exibição histórica. Zlatan Ibrahimovic tornou-se o primeiro jogador em 915 partidas a marcar quatro gols contra a Inglaterra, e foi o último tento (uma incrível bicicleta de fora da área) que fez do atacante o assunto do dia seguinte.

Messi ultrapassa Müller 
9 de dezembro 
'Mantive o recorde por 40 anos. Agora que o melhor jogador do mundo o bateu, estou feliz por ele.' Essas foram as graciosas palavras de Gerd Müller depois de Lionel Messi marcar os seus gols de número 85 e 86 no ano de 2012, superando a marca que o alemão havia estabelecido em 1972. E o argentino não parou por aí, encerrando a conta com um incrível total de 91.

Festa corintiana no Japão 
16 de dezembro 
O Corinthians havia vencido a primeira edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA em 2000, mas o torneio vinha sendo dominado por europeus nos últimos anos. Esse foi um motivo a mais para a festa do time brasileiro, que, acompanhado por mais de 25 mil torcedores brasileiros em Yokohama, superou o Chelsea graças a um gol de cabeça de Paolo Guerrero no segundo tempo.

Fonte: FIFA

Veja Mais:

  • Oswaldo divulgou lista de relacionados do Corinthians

    Com apenas um desfalque, Corinthians divulga lista de relacionados para enfrentar Cruzeiro

    ver detalhes
  • Corinthians imagina que receberá propostas por Yago e Balbuena

    Corinthians estuda vender zagueiro e intensifica busca por contratação defensiva

    ver detalhes
  • Michel (à esq.) e o sobrinho foram ao Maracanã naquele 23 de outubro

    Terceiro corinthiano solto no Rio desabafa: 'Fui pra ver o jogo, não pra brigar'

    ver detalhes
  • Sub-20 comemorando título do Corinthians/UNIP no futsal

    Sub-20 conquista título estadual e Corinthians fica perto de fim de ano perfeito no futsal

    ver detalhes

Comente a notícia:

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

  • 1000 caracteres restantes