Venha fazer parte da KTO
x

Post de Papai no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

E tem achando que tá bom como está

em Bate-Papo da Torcida > Análise: Enquanto o futebol brasileiro bate recordes de arrecadação...

Em resposta ao tópico:

No ano de 2018, o futebol brasileiro teve um faturamento recorde de 7 bilhões de reais, destaque para o Flamengo com uma Receita de R$649 milhões e o Palmeiras que obteve uma receita bruta de R$654 milhões.

O Corinthians por sua vez, vê, ano após ano, sua arrecadação diminuir. Hoje o Corinthians arrecada cerca de R$389 milhões, praticamente empatado com o grêmio e Cruzeiro, e abaixo do São Paulo, algo impensável a pouco tempo atrás.

Pra entendermos isso, esqueça todas as reclamações menores, jogadores emprestados, más contratações, etc, isso acontece com todos os clubes, brasileiros ou europeus. Precisamos analisar os fundamentos.

'Para que haja arrecadação, é preciso vender o produto.'

Qual é o produto que um clube de futebol vende?

MARKETING.

Assim como uma petroleira extrai e refina petróleo, ou uma construtora levanta edifícios, um clube de futebol vende sua marca para ajudar nas vendas de outras empresas, caso a sua marca não consiga ajudar a vender produtos de terceiros, então, seu produto perde valor, as empresas não estarão dispostas a investir mais do que podem arrecadar com possíveis aumentos das vendas causadas pela associação a marca Corinthians.

E é aí que mora o problema: Hoje o produto do Corinthians (sua marca) está desvalorizado. E pior, com concorrentes que vem tomando o mercado (Palmeiras, Flamengo, São Paulo).

Ao ler o fórum, vejo muita reclamação com problemas pequenos operacionais, que tem sua contribuição, mas estamos falando de uma diferença de R$265 milhões a menos em arrecadação em relação ao primeiro colocado, e isso, que o Corinthians passa, desde 2009, a sua melhor fase em relação a títulos e vitórias dentro de campo, ganhamos mais de 30% de todos os campeonatos brasileiros desta década. O que acontecerá então, se estas vitórias pararem de vir? A diferença tende a aumentar.

A solução é óbvia: melhorar a marca, torná-la mais valiosa. Como?

É preciso que no médio/longo prazo o Corinthians mude a visão que o mercado tem atualmente.

Não entrando em mérito político, mas, quando uma empresa estrangeira ou nacional, pretende investir, va-lá, 50 milhões na marca de um clube, esse clube ter um presidente deputado federal por um partido não muito bem quisto pela maioria dos consumidores, e um estádio subsidiado com dinheiro público, feito por empreiteira cujo dono está preso por corrupção, com certeza pesa na hora de fazer o 'TED'.

É preciso urgente (e eu não sei como isso não é encarado como o objetivo maior), mudar a visão do mercado e das pessoas em relação ao Corinthians. Para que o Corinthians consiga 'vender' produtos dos seus patrocinadores. Caso não consiga, já era, outros estão conseguindo e ganhando muito dinheiro com isso.

É possível melhorar a imagem do clube e faze-lo vender mais?

O Flamengo fez isso, até 2012 era considerado um time caloteiro, mal pagador e sem estrutura. Depois de anos de diligência com o dinheiro, afastamento do clube do cenário político do país (contrário do que fez o Corinthians), e melhor tratamento com a marca dos seus patrocinadores, hoje eles conseguiram chegar onde estão.

Um novo Corinthians é possível, mas é preciso parar de brigar por perfumarias e começar a pensar como gestor. Afinal, se fossemos uma padaria, estaríamos brigando, não pra saber com qual forma fazemos o pão, mas sim, se produzimos bons pães para trairmos mais clientes e gerarmos lucros e receitas.

Abraço!

Responder ao post do Papai

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Carlos Arruda

    Quitação da Arena. A conta é simples: 3 milhões de torcedores depositando 240 reais

    Última resposta há 7 segundos por kinca ferreira benedito

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Clint Corinthiano

    Com esse time seria possível vencer o Majestoso?

    Última resposta há 17 segundos por RAFAEL MOSQUETEIRO

    60respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de tassio da silva bastos

    Virou notícia boa, o que deveria ser comum e obrigação

    Última resposta há 24 segundos por Antônio Carlos

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de RAFAEL LONGO

    Arena: onde entrou o valor do Naming Rights?

    Última resposta há 30 segundos por Paulo Cezar Sousa

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de felibr adone

    O pior time de todos os tempos foi o Corinthians de Carille em 2019

    Última resposta há 52 segundos por Luan Silva

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de José Donizeti

    Organização ou Desorganização...

    Criado em 1 minuto por José Donizeti

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Luan Varela

    Arábia saudita comprando time da série A

    Última resposta há 1 minuto por Doni

    44respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Kelvin Ramon

    O funil tá ficando cada vez mais curtinho para o Duílio

    Última resposta há 1 minuto por Fabio Araujo

    52respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de ISRAEL GERALDO DE CASTRO

    Contratação do CEO...

    Criado em 2 minutos por ISRAEL GERALDO DE CASTRO

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Corinthiano

    64 milhões de euros!

    Última resposta há 2 minutos por Daniel Maya

    26respostas

    acessar o tópico