Post de Caíque no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Democracia também envolve lutar por direitos. Democracia é o acesso de todos a bens culturais e simbólicos e participativos. A partir do momento em que um líder usa do autoritarismo, limitando o acesso de pessoas a bens sociais como a saúde. Um clube de futebol do tamanho do Corinthians não pode fingir que nada está acontecendo.

Torcedores do nosso clube estão morrendo por conta da Covid-19. Precisamos agir e cobrar para que o governo também faça interceda por essas vidas. Faz parte do papel social do nosso clube.

Em resposta ao tópico: "A minha democracia, Corinthians..."

Pois é, palavra da moda até aqui é DEMOCRACIA.

Mas ela existe mesmo ou é apenas um sentimento individualista de querer impor sua vontade e sua razão?

Seria ela, a democracia, ungida para que seja respeitada a vontade de cada um acima da vontade da maioria?

Seria o ato de protestar, exercer o direito democrático, e esse direito contempla a expressão daqueles que são contra o seu protesto?

Pois bem, na 'minha democracia ', acho certo respeitar a vontade da maioria e entender o clamor da minoria. Logo, mesmo não aceitando ou concordando com quem foi eleito pelo voto democrático, me resta aguardar o prazo dado e, nas próximas eleições, avaliar prós e contras. Exercer através do voto, o ato democrático de indicar quem eu ache melhor para o cargo.

Acima cito política, que gostem ou não, é o sistema que temos. Sistema esse que o cidadão, incluindo aquele que torce por time futebol, faz parte.

Falando em torcida, uma parcela da do Corinthians se manifestou em prol da democracia. Parece estranho, mas essa torcida torce para um clube onde ela não tem a voz democrática para exercer sua vontade. A não ser que ela se habilite como sócio e cumpra os requisitos.

Estamos todos brigando para mostrar que somos a favor da democracia. Será mesmo?

Não gostar de partido A ou B, de presidente C ou D, é legitimo, protestar contra ou favor também. Mas impor a força sua convicção é ser democrático? Agredir quem não concorde com você é democrático?

Debater com argumentos, corrigir erros, aprender com teu opositor, talvez seja o que mais se aproxima não só de democracia, mas de civilidade. E é isso que o mundo está perdendo, sua civilidade, sua racionalidade e sabedoria para conviver com o diferente.

O ser humano vem adotando a postura de se sentir ofendido com o diferente, vem adotando a postura de que apenas sua razão é a correta e para justificar isso, usa a palavra da moda.

Que pecado tão mortal existe em não termos nós todos a mesma cor, o mesmo credo, a mesma predileção sexual, torcer para o mesmo time ou ter ideais políticas diferentes?

Em que curva da evolução, o ser humano resolveu que deveria retroceder?

Até mesmo uma pandemia de saúde agiu de forma democrática, ela veio e atingiu a todos, sem exceção. E nem com isso aprendemos, pois a mesma acabou politizada, acabou refém da palavra da moda.

Resumo de uma forma simples o que penso do atual momento, 'eu estou certo, errado é quem me dá razão'.

Acho que devo concordar com Winston Churchill, quando ele disse que a democracia é o pior dos regimes políticos, mas não há nenhum sistema melhor que ela.

Entenderam o que ele quis dizer?

Garanto que muita gente não só entendeu, como sabe bem como usar.

Em tempos estranhos e como a moda é mutável, a palavra da moda da vez é INTOLERÂNCIA.

VAI, CORINTHIANS...

1 réplica

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

x

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop X