Post de Luckyn't no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

A verdade é que o 'povo' quer estar por dentro dos processos internos do futebola, mas, não quer estudar os casos, o que o 'povo' quer é receita de bolo pra ficar repetindo

Em resposta ao tópico: "A verdade é que a gente desaprendeu o que é futebol"

De 2002 a 2007, vimos times grandes caindo 'por causa de parcerias'. Aí todo mundo culpou a ideia de ter grandes elencos. Não pode ter grandes elencos, com grandes jogadores porque 'não garante que não vai cair e nem ganha Libertadores, os argentinos estão na nossa frente ainda. Precisamos de técnico.'

Essa era a ideia daquele tempo.

Aí o Corinthians, com uma sequência de Mano e Tite, repetida, aliás, 'prova' que o que importa é técnico e, sim, os técnicos do Brasil se veem forçados a evoluir, ainda mais depois do 7 a 1.

Resultado: o segredo é técnico, um elenco qualquer nota já basta, desde que o comandante saiba muito.

Isso nunca foi verdade e a Europa estava lá pra provar isso. Mas o pensamento medíocre era sempre o mesmo: 'Eles são europeus, eles podem.'

O tempo passa e Palmeiras, Flamengo e Atlético conseguem, cada um do seu jeito, fontes de renda e grandes elencos. E voltamos à era do equilíbrio ou da tentativa dele, que era o que obrigatoriamente acontecia no mata-mata.

Muitos detestam que se fale mas, naquele tempo, era dado um elenco caro, o técnico tinha seis meses para ser campeão e, no meio do caminho, tinha uma fase eliminatória que jogava o trabalho do ano inteiro no lixo, botava times pra treinar em novembro.

Era preciso ser bom, de verdade. Mas o Bruno Formiga da época se chamava Juca Kfouri e claro, pra ele, aqui era um lixo e lá fora é que era bom. Repetições, enfim.

O que eu quero dizer é que esses três times colocaram a ótica no foco certo de novo.

Por isso, essa procura pelo técnico me parece um pouco fora de objetivo. Precisamos, primeiro e muito, qualificar demais esse elenco.

Por isso não acho bobagem que se cogite o peso da negativa da diretoria na não-permanência do Vítor Pereira. Muitos de nós especulamos isso, meses atrás. Ele não vai ficar porque não tem garantia de elenco bom.

E a questão não é dinheiro, apenas. É conceito. O Duilio é mole e o Roberto é antiquado, atrasado, um problema para o clube. Enquanto essa atitude e esse pessoal não mudar, pode colocar o técnico campeão da Copa do Mundo. Não vai adiantar quase nada.

réplicas

Nenhuma réplica ainda. Seja o primeiro a responder!

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

x

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop X