Post de Marcelo Gurman no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Esse é meu primeiro e, provavelmente, último post neste fórum.

Acesso diariamente a anos o Meu Timão e sempre vi como uma ótima oportunidade de discutir assuntos sobre o Corinthians, ver análises sobre reforços e ver como que a torcida está vendo o time atráves das notas atribuidas aos finais de jogos.

Ultimamente ando muito desconfortável sobre o que estou vendo. Uma passagem de pano geral. Criticar o Augusto de Mello por casos como Matheus França, Veríssimo e Gabigol não é desejar insucesso para a gestão dele. Até por que, independente de concordar com ele ou não, quero o melhor para o Corinthians.

Falar que o Duílio acertou em trazer Willian (uma pena que não correspondeu, mas foi uma ótima tentativa), Renato Augusto, Roger Guedes, Giuliano e VP (que foi traíra, mas fez o time chegar na final da CBR) não é passar pano para as vindas de João Pedro, por exemplo.

A questão que mais me incomoda é ver um monte de gente falando 'Ah, mas vocês protegeram a R&T até o final e agora com 30 dias querem execrar o Augusto'. Cara, não tem nada a ver. Como que um presidente anuncia um jogador que não assinou (lembram do caso Drogba? )? Como um presidente convida outro treinador para vir no CT enquanto ainda está negociando com o Mano sobre a multa.

Neste último caso que falei, por exemplo, existem fontes no X que falam que o Mano estava negociando para R$ 9 MI de multa (que era R$ 20 MI) e que ficou muito pistola pois viu que, enquanto negociava, já estavam trazendo outro técnico para o CT, e por isso voltou atrás e pediu tudo que foi acordado - inclusive, lendo o post, deu pra ver que ele ficou puto com a diretoria, e não com o time.

'Ah, mas o Mano não ia ganhar nada, estava fazendo o time jogar mal de propósito' - Irmão, olha esse elenco. Sem profundidade nenhuma. Gil e Giuliano podiam até não ser craques, mas eram importantes para a composição de elenco. Hoje não temos banco. Saíram 13 jogadores, chegaram 6.

'Ah, mas o Renato Augusto estava velho e passado' - Já viram jogo do Flu? Ele joga demais, ainda tinha lenha para queimar. Nem que se fosse banco.

Jogadores mais velhos são importantes para manter o elenco forte, não só mentalmente, mas também em decisões. Ou vocês imaginam que o Breno Bidon (e não é uma crítica a ele, gosto muito do seu futebol) consegue ajudar no psicológico dos jogadores mais velhos? Cadê jogadores cascudos, ou vocês esqueceram que fomos campeões da Libertadores com um Sheik de 33 anos. Aqui já faço a ressalva, não estou comparando características técnicas, estou comparado caraterísticas de elenco.

Sobre Yuri Alberto: ele está numa fase péssima. Concordo. Gosto muito do jogador e de suas qualidades, em entrevistas, da pra ver que ele não só é corinthiano, como está incomodado com a sua performance. Mas falar que ele é bagre?

Veja bem, quando você erra algo e todos começam a te pressionar demais, fica difícil melhorar. Você fica com medo de errar e, por isso, erra mais. Isso é humano. O Yuri é o melhor jogador do planeta? Não. Mas o que estão fazendo com ele é um massacre midiático incabível e desproporcional. Yuri é um patrimônio do clube. Até ano passado, na lista de atacantes sub 25, ele era o terceiro mais valioso do Brasil.

Inclusive, os números do ano passado deles foram fracos, é verdade, mas ainda assim melhores que muitos outros atacantes em grandes times do Brasil. Marcos Leonardo é craque e tinha números piores que o dele.

Essas criticas descabidas estão fazendo ele jogar cada vez pior.

Não passo pano para o Duílio ter fechado com a Ezze, não passo pano para o Augusto ter falado que a Vai de bet pagaria a multa. Simples assim.

Chega dos extremos galera, futebol é paixão, mas a gestão do futebol tem que ser analisada com frieza e com parcimônia. Torcer não é ganhar, torcer é apoiar.

'Ah, então você falou tudo isso, está feliz com o Corinthians? ' - Claro que não. Estou puto, triste, com poucas esperanças. Mas continuo apoiando com todas as forças. Tomar opiniões fortes de imediato, sempre da errado. De novo, vejam o caso da demissão do Mano. Augusto foi na emoção e, no final, vai ter que pagar a multa integral.

Não vou nem entrar no mérito aqui de não saber as regras do campeonato, que é um absurdo por si só. Chega de tomadas de decisão por emoção.

Querem um exemplo lá de trás? A Arena. O Corinthians era campeão de tudo, elenco forte. Decidiram fazer uma Arena sem ter dinheiro, endividaram o clube, perderam jogadores por ineficiência da diretoria somada a falta de dinheiro. Não conseguiram trazer reforços. Este ciclo vicioso está mostrando o resultado. Enquanto continuarmos exigindo emoção, não vai dar certo. Não era problema algum jogar no Pacaembu.

'Ah, mas não temos casa' - Claro que tínhamos. O Pacaembu. Quantas pessoas moram de aluguel? O Flamengo não tem estádio também. Inter e Milan dividem um estádio. Mas a emoção fala mais alto, e quanto mais alto, maior a queda.

Não sei nem se faz sentido, só juntei um monte de coisa e fiz um desabafo.

É isso, vai Corinthians, não importa onde estiver

Vou fechar com uma opinião bem polêmica. Entre Mané da Carne e Augusto de Mello, estávamos melhor com o Duílio.

réplicas

Nenhuma réplica ainda. Seja o primeiro a responder!

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

x

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop X