Vampeta

Volante

Vampeta

Biografia

Vampeta chegou ao Corinthians após passagens por Vitória da Bahia, Fluminense do RJ e PSV da Holanda.

Quando foi contratado, a pedido do então técnico Vanderlei Luxemburgo, era lateral direito. Mas foi como volante no Corinthians que Vampeta viveu a sua melhor fase.

Ao lado de Rincón formou a melhor dupla de volantes do Brasil na época e conquistou inúmeros títulos, sendo inclusive convocado pra seleção que ganhou a copa do mundo de 2002.

Uma curiosidade em relação à copa é que na comemoração, no palácio do planalto junto ao presidente Fernando Henrique Cardoso, Vampeta trajava uma camiseta do Corinthians (toda a delegação estava com a roupa oficial da CBF pro evento) e ao chegar na rampa do planalto, Vampeta, num ato de extrema irreverência, desceu virando cambalhotas. Algum tempo depois, em entrevista, Vampeta afirmou que só tinha feito aquilo graças a umas cervejas que tinha tomado pra comemorar o penta da seleção brasileira.

Outro fato que marcou a passagem de Vampeta no Corinthians foram as suas entrevistas, onde ele sempre provocava os rivais chamando-os por apelidos jocosos, como “bicharada”, “porcada”, “peixe podre” e afins.

Mas não foi só de piadas e irreverência que Vampeta viveu no Corinthians. Mesmo sendo volante, Vampeta era dono de um futebol muito bonito. Sabia marcar os adversários e apoiar o ataque com a mesma eficiência. Finalizava bem ao gol e sempre fazia passes que deixavam os companheiros de ataque em condições de finalizar ao gol.

Além de seu parceiro de posição Rincón, formou ao lado de Marcelinho Carioca e Ricardinho um dos melhores meios de campo da história do Corinthians, conquistando inúmeros títulos como o bi-brasileiro (98/99) e o primeiro mundial interclubes reconhecido pela FIFA, em 2000.

Saiu e voltou do Corinthians para jogar em outros times da Europa e do Brasil, mas nunca conseguiu demonstrar em outros times o futebol que demonstrava com a camisa do Timão.

Relembre de outros ídolos que jogaram no Corinthians

O que você mais lembra do Vampeta no Corinthians?

  • 1000 caracteres restantes
veja mais fechar

Mais ídolos

Ronaldo Giovanelli

'Espaaaaaaaaaalma Ronaldo' era o que mais se ouvia em peladas e jogos de criança na década de 90. Ronaldo foi um dos grandes goleiros do Corinthians e ídolo eterno dos corinthianos.