Venha fazer parte da KTO
x

12 motivos que tiraram o Corinthians da briga por títulos na temporada

3.0 mil visualizações 48 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Gobbi e Mano Menezes foram os maiores alvos da torcida na temporada

Gobbi e Mano Menezes foram os maiores alvos da torcida na temporada

Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

A temporada ainda não acabou, mas os corinthianos já tem razão de sobra para lamentarem os resultados do ano. Embora o Corinthians tenha inaugurado sua Arena, ganhado todos os clássicos em casa no Brasileiro e ainda tenha chances de classificação para Libertadores - o time não tem chances de título.

Desde 2011, este é o primeiro ano em que o Timão passa em branco e não leva pra casa nenhum troféu. Resultado decepcionante para a torcida que esperava uma "renovação" no clube, que desde 2013 veio caindo de rendimento.

Apesar disso, o desempenho do Corinthians acabando sendo pior do que na era Tite, frustando torcedores. Por que o Corinthians sendo um dos maiores clubes do Brasil, com maior orçamento e torcidas ainda não conseguiu se estabelecer como uma potência nos gramados? Uma retrospectiva da temporada, feita pela equipe do site MeuTimão.com.br levanta os principais problemas dentro e fora dos campos, enfrentados pelo clube em 2014:

1. STJD

O Corinthians foi o recordista em denúncias no STJD esse ano. Até a data dessa matéria, foram totalizadas 15 denúncias. A estatística tornou o Timão o time que mais recebeu denúncias no STJD, com o dobro de denúncias do segundo colocado, o Botafogo. Até bexigas, crianças em campo - e por pouco um cachorro - viraram motivos para denunciar o clube.

Petros e Guerrero - jogadores importantíssimos no esquema de Mano Menezes - perderam vários jogos por suspensão. Mas muitos outros jogadores também estiveram na mira: o desgaste dos julgamentos e até o custo dos mesmos para os clube é outro fator a ser considerado.

2. O reserva de Guerrero

O Corinthians não conseguiu trazer um reserva definitivo para Guerrero. Um atacante com as características similares ao peruano já era parte dos planos de Tite e foi insistentemente pedido por Mano Menezes desde o início da temporada.

A diretoria tentou alguns nomes mas não conseguiu reforçar a posição dentro do que tinha disponível para o investimento. Por isso, toda vez que o craque não pode estar em campo - e nesse ano, foram várias as ausências por punições ou convocações - o Corinthians precisou mudar o esquema tático.

3. Problemas financeiros

Não é segredo para nenhum torcedor que o Corinthians vive um momento negro em suas finanças. Uma das causas levantadas é a construção da Arena e a frustada negociação de naming rights. As despesas na obra, atraso de isenções e outros fatores afetaram o caixa do Corinthians. O investimento em Alexandre Pato é citado como outro motivo.

Com alto salário, o jogador nunca emplacou e acabou por não justificar os R$40 milhões pagos pelo Corinthians em seu passe, em 2013. O valor é praticamente igual ao déficit orçamentário do clube em 2014 - são R$44 milhões negativos nos cofres do Timão. Independente dos motivos, faltou caixa ao clube pra fazer investimentos em grandes jogadores para a temporada.

4. Crise no futebol

O futebol brasileiro, como um todo, vive um momento de instabilidade. A realização da Copa do Mundo - e o fracasso publicitário do evento - minou ainda mais os investimentos e afastou patrocinadores.

O cenário político e econômico no Brasil também é desfavorável e os clubes se afogam em dívidas. O Corinthians e muitos outros times precisam contar com antecipações da cota de TV. Com a recessão generalizada, saíram na frente os times que viviam fase melhor e mantiveram seu elenco, caso dos clubes mineiros, Cruzeiro e Atlético.

5. Eleições no clube

O último ano de mandato de Gobbi foi marcado pelas indefinições e pelo jogo político dentro do PSJ, que vem afetando diretamente o futebol. O atual presidente, acusado pela torcida como um dos responsáveis pelo "fracasso" tentou a reforma política, mas foi derrotado pelos opositores.

Uma das mudanças propostas diziam respeito à data das eleições: Gobbi se comprometia a encurtar seu mandato para evitar que as eleições no Timão coincidissem com o início da temporada. Com a derrota, o cenário não é bom pro futebol do Corinthians: indefinição de treinador e planejamento atrasado vão fazer com que a nova gestão faça as mudanças necessárias já com a temporada em curso, o que coloca o time em desvantagem.

6. Datas Fifa

Com um bom número de estrangeiros, e dois brasileiros na seleção, o Corinthians tem cinco jogadores que já foram convocados para os times de seus países ao longo do ano: Elias e Gil, Romero, Guerrero e Lodeiro. E o maior problema das convocações é a CBF, que optou por não paralisar os campeonatos nacionais.

Com partidas acontecendo, os times precisam arcar com o prejuízo em campo que a ausência de seus jogadores em campo. Muitos torcedores culpam exatamente a convocação de Dunga, que tirou Gil e Elias do jogo contra o Atlético-MG que eliminou o Corinthians da Copa do Brasil.

7. Elenco reduzido

Em 2014, o Corinthians contratou pouco (e de forma mais modesta) enquanto vendeu e dispensou muitos jogadores. Mano veio ao time com a missão de "renovar" o elenco, mas teve pouco recurso financeiro para trazer novos jogadores. Dos que chegaram, muitos não atenderam as expectativas da torcida como foi o caso de Lodeiro, Romero, Jadson e até mesmo do ídolo Elias.

Dos que começaram 2014 com contrato com o clube, nove jogadores foram negociados após poucas partidas: Pato, Sheik, Ibson, Douglas, Edenílson, Jocinei, Ramírez, Diego Macedo, Rodriguinho e Paulo André deixaram o clube. Outros nomes foram embora no meio da temporada, como Romarinho, Guilherme e Cléber.

8. Desconfiança com treinador

Embora tenha feito uma história bastante positiva em sua primeira passagem no Timão, Mano Menezes sofreu desde o início com a desconfiança da torcida e imprensa. Desde que deixou o clube para defender a seleção, o treinador não se destacou muito.

Após uma passagem conturbada e a saída "mal explicada" do Flamengo, Mano chegou em cenário hostil no Corinthians. A saída de Tite também dividia torcida e diretoria - o treinador conquistou tudo pelo Timão - e aumentou a pressão sob o sucessor. Isso tornou seu comando muito mais suscetível à crises e especulações, criando mais instabilidade no clube.

9. "Empatite" mal curada

A maior crítica dos torcedores a respeito de Tite era o sistema altamente defensivo do Corinthians - o futebol "retrancado" rendeu um sem número de empates que irritaram os torcedores e ocasionaram o fracasso no Brasileirão 2013. Com a chegada de Mano, pouca coisa mudou.

Em 2013, o Corinthians terminou o Brasileiro com 17 empates (quase um turno do competição empatando) - esse ano foram 12, faltando ainda cinco rodadas. O número coloca o Corinthians como o time que (de longe) mais empatou nas duas edições do torneio. Apesar disso, o ataque melhorou, e muito: o Corinthians conseguiu marcar quase o dobro de gols da temporada passada.

10. Idade do elenco

O Corinthians é um time desequilibrado sob o ponto de vista da experiência: enquanto tem jogadores muito velhos, outros são jovens demais. É o caso do ataque corinthiano, com exceção de Guerrero, os demais jogadores ainda são inexperientes: Luciano (22), Romero (21), Malcom (17), Gustavo Tocantins (18).

No time dos veteranos, Danilo encabeça a lista com 35 anos, seguido por Jadson (31), Ralf e Guerrero (30), Fábio Santos e Elias (29). Parte deles, e do treinador, a responsabilidade de orientar os mais novos, e evitar que a pressão sob eles fique ainda maior.

11. Viagens extras

Uma das maiores barreiras para o futebol brasileiro, é sem dúvida, a extensão territorial do país. Mas nenhum time sentiu mais isso este ano do que o Corinthians - o time atuou em todas as regiões do Brasil.

As viagens, desgastam fisicamente os jogadores e eliminam dias de treinamento, gastos no deslocamento. O Corinthians sofreu especialmente a questão com a venda de mandos de campo de rivais: Bragantino (pela Copa do Brasil), Botafogo e Goiás usaram o Corinthians como fonte de receita e venderam mandos para estádios afastados. Além do desgaste (e custo) maior, o Timão não ganha nada nesses acordos.

12. Disputa acirrada

Em 2011, o Corinthians ganhou o Campeonato Brasileiro sob o comando do técnico Tite. Naquela época, o time terminou a competição com 71 pontos, e possuia 58 pontos até a 33a rodada. Agora, em 2014, o time estaria apenas 1 ponto atrás - com 57.

Isso indica que o Corinthians fez sim, boa campanha, porém não conseguiu fazer uma campanha tão boa quanto as dos rivais. Exatamente por isso a torcida tenha cobrado tanto o time pelas derrotas para times menores, que roubaram pontos importante do Timão.

Veja Mais:

  • António Oliveira faz testes e monta Corinthians com novidades de olho no Fluminense

    António Oliveira faz testes e monta Corinthians com novidades para encarar o Fluminense; confira

    ver detalhes
  • Membros das torcidas organizadas do Corinthians se reuniram com elenco e diretoria do Corinthians no CT Joaquim Grava

    Veja temas discutidos na reunião no CT entre torcidas organizadas, elenco e técnico do Corinthians

    ver detalhes
  • Raniele foi o "garoto-propaganda" do ensaio

    Imagem da nova camisa do Corinthians vaza na internet; veja modelo

    ver detalhes
  • Corinthians supera o São José em jogo truncado e chega a segunda vitória na Liga Nacional de Futsal

    Corinthians supera o São José em jogo truncado e chega à segunda vitória na Liga Nacional de Futsal

    ver detalhes
  • Claudinei Alves (à direita da foto, de camisa azul) reforçou a vontade quanto à reativação do Sub-23

    Diretor do Corinthians sugere reativação do Sub-23 e explica condições para retomada

    ver detalhes
  • Rubens Gomes caminhando no CT Joaquim Grava, no começo deste ano; ele foi para o local nesta sexta-feira

    Rubão reaparece no CT do Corinthians em meio a 'fervura' nos bastidores

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentário mais curtido

    Foto do perfil de jefferson

    Ranking: 7441º

    Jefferson 253 comentários

    @jefferson1979 em

    Na minha opinião 12 motivos seria :
    1 - mano menezes
    2-mano menezes
    3-mano menezes
    4-mano menezes
    5-mano Menezes
    6-mano Menezes
    7-mano Menezes
    8-mano Menezes
    9-mano menezes
    10-mano Menezes
    11-mano Menezes
    12-mano Menezes

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Amanda

    Ranking: 57ª

    Amanda 896 comentários

    48º. @amanda.vargas em

    A realidade, é que a diretoria, o técnico e alguns jogadores são INCOMPETENTES...

  • Foto do perfil de Julio

    Julio 73 comentários

    47º. @julio.wallace.correi em

    Corinthians em 12/11 = 10 pontos atrás do Cruzeiro.

    Figueirense x Corinthians, perdemos em casa, - 3 pontos
    Corinthians X Botafogo, empatamos em casa, -2 pontos
    Vitória x Corinthians, empatamos, time no Z4, dava pra ganhar - 3 pontos
    Corinthians x Bahia, empatamos em casa, -2 pontos

    Já dariam os 10 pontos.

    Ainda houveram tropeços com Criciúma, Chapecoense Coritiba e Botafogo que brigam para não cair. Dentre empates e derrotas, dava pra tirar daí pelo menos 5 pontos. Pronto, estaríamos na frente (somados com os resultados de cima) 5 pontos na frente do líder!

  • Foto do perfil de Myro

    Ranking: 185º

    Myro 5813 comentários

    46º. @psiquiatra em

    Faltou aí a arbitragem, os resultados manipulados pelo Heber Lopes contra o gaymio lá no rs, contra o flamerda quando o Sandro Ricci só fez até chover no maracanã além é obvio de dar a vitória ao flamerda, e teve outros, gols impedidos e validados contra nós, gols legitimos a nosso favor que foram invalidados, pênaltis inventados como aquele contra o fluminenC na Arena Corinthians, um jogo após depois do assalto cometido pelo Heber Lopes na repupliqueta do riogrande.

  • Foto do perfil de Romario

    Romario 15 comentários

    45º. @romario.santos3 em

    Se jogar com vontade e tranquilidade os jogos restantes e ganhasse eles pra mim seria campeão com meritos mais e até bom que não seja campeão que o mano tem que cair

  • Foto do perfil de Vagner

    Ranking: 1029º

    Vagner 1845 comentários

    44º. @vagner.eyzon em

    Colocaria o 13°;a incompetente diretoria q/temos;sem atitude