Venha fazer parte da KTO
x

Fã da Democracia Corinthiana, torcedor do PAOK tatua Sócrates no braço

26 mil visualizações 133 comentários Reportar erro

Por Sarah Tonon e Vinícius Souza*

PAOK é um dos clubes de futebol mais populares da Grécia e atual líder da Super Liga Grega, principal campeonato do país. O time alvinegro da cidade de Tessalônica, a cerca de 500 km da capital Atenas, é reconhecido por possuir torcedores fanáticos. Fanáticos como Dimitris Koupenos, um fã da Democracia Corinthiana que carrega no braço esquerdo o rosto de Sócrates, ídolo do Timão.

Dimitris vive na mesma Tessalônica, possui 30 anos de idade e é louco pelo PAOK tal qual um corinthiano pelo Corinthians. Tão louco que decidiu eternizar na pele sua admiração pelo Eterno Doutor e pelo movimento ideológico que mudou para sempre o Brasil.

Dimitris exibe tatuagem em homenagem a Sócrates e à Democracia Corinthiana

Dimitris exibe tatuagem feita em homenagem a Sócrates e à Democracia Corinthiana

Arquivo pessoal

“Tudo começa com as cores. Preto e branco também são as cores do meu time, o PAOK”, contou Dimitris ao Meu Timão. “E, claro, por causa do Sócrates e da postura política do Corinthians na época, contra a ditadura militar e o golpe de estado”.

A admiração pela representatividade da Democracia Corinthiana motivou o louco grego a mergulhar na história de Sócrates, entendendo o quão importante aquele grupo de futebolistas politizados – eles batiam de frente com o sistema, exigiam liberdade de opiniões políticas e até voto igualitário de seus membros em decisões antes incumbidas à direção – foi para o clube e para o país.

“Sei que o Corinthians foi fundado por operários. Conheço tudo sobre o Campeonato Paulista de 1982, que foi muito importante para o movimento político da época. Gosto muito do Casagrande, o rock star!”.

“Da Grécia, com amor”

Você, caro leitor, pode se perguntar: “Mas como essa história, que envolve futebol, Corinthians, Sócrates e um torcedor para lá de maluco (no melhor sentido possível, diga-se) chegou ao Meu Timão?”.

A resposta é mais simples do que parece. Dimitris enviou a foto da tatuagem seguida de um curto recado à fanpage do Meu Timão no Facebook: “Da Grécia, com amor”. A reportagem, então, entrou em contato com Koupenos a fim de saber mais curiosidades acerca da história já inusitada.

Fã da Democracia Corinthiana, torcedor do PAOK tatua Sócrates no braço

Reprodução/Messenger

Empolgação com Léo Jabá e jejum desde 1985

O corinthiano mais atento ao noticiário alvinegro já ouviu algo a respeito do PAOK. Foi este clube que contratou o atacante Léo Jabá, revelado pelo Timão, em junho de 2018. A transferência rendeu cerca de R$ 22 milhões ao Akhmat Grozny, da Rússia.

Para Dimitris, Léo já demonstrou potencial e reúne talento e condições para subir de patamar na Grécia. “Ele é nosso jogador e toda a nossa torcida tem muito orgulho disso! Foi uma transferência bem cara, mas acreditamos muito no potencial e no futuro dele aqui no PAOK”, diz.

Formado no Parque São Jorge, Léo Jabá é sensação no Sul da Europa

Formado no Parque São Jorge, Léo Jabá é sensação no Sul da Europa

Divulgação/Assessoria

Jabá possui apenas 20 anos e acumula seis gols em 28 partidas pela equipe. Os números, porém, têm importado pouco, já que o jogador brasileiro chama atenção por outras aptidões. “Jabá tem características extremamente atléticas e profissionais. Ele é muito habilidoso e está nos ajudando muito na busca pelo título do campeonato grego”, acrescenta Dimitris, que pode ver o time ser campeão depois de 34 anos. Ele, ansioso, admite:

“Eu nunca vi o PAOK ser campeão”.

Fanatismo local e sonho de ir à Arena

O PAOK possui importante compromisso marcado para este domingo, às 15h30 (de Brasília), dentro de casa: o clássico contra o Olympiakos, válido pela 20ª rodada. Seis pontos separam os dois primeiros colocados do certame nacional. Em outras palavras: o time de Dimitris colocará uma mão na taça caso vença o embate.

“A torcida do PAOK é a melhor da Grécia. Amanhã (domingo) temos guerra: o Super Derby com o Olympiakos, nosso maior inimigo! E é a partida que pode definir o título do grego”, sentencia o fã de Sócrates.

Além de querer ver a equipe do coração celebrar um título após mais três décadas, Dimitris tem outro sonho, talvez mais distante: conhecer a Arena Corinthians, casa do Timão. “Sim! Sem dúvida, é o meu maior sonho (ir à Arena)! Não tenho nem palavras para descrever como seria realizá-lo”, resumiu.

Portanto, corinthiano, fique atento: existe chance de você cruzar com Dimitris de preto e branco em Itaquera. Loucura? Não para ele...

*Colaborou Otávio Ariano

Veja mais em: Torcida do Corinthians, Especiais do Meu Timão, Léo Jabá, História do Corinthians, Ídolos do Corinthians e Democracia Corinthiana.

Veja Mais:

  • Marcelo Paz confirmou consulta do Corinthians para se tornar CEO do clube

    CEO do Fortaleza confirma consulta do Corinthians e faz mistério sobre resposta

    ver detalhes
  • Carlos Miguel está próximo de ser vendido ao futebol inglês

    Torcida não quer Carlos Miguel em campo mais pelo Corinthians; veja resultado da enquete

    ver detalhes
  • Corinthians visita o Atlético-GO, às 19h, no Estádio Antônio Accioly

    Corinthians busca escapar do Z4 do Brasileirão em confronto direto contra o Atlético-GO; saiba tudo

    ver detalhes
  • Existe apenas uma opção de transmissão para acompanhar a partida

    Confira a única opção de transmissão do jogo entre Corinthians e Atlético-GO pelo Brasileirão

    ver detalhes
  • Félix Torres dará lugar a Gustavo Henrique, que formará dupla com Cacá pela primeira vez em jogos oficiais pelo Corinthians

    Corinthians terá dupla de zaga 'inédita' em jogos oficiais e sétima formatação diferente em 2024

    ver detalhes
  • Augusto Melo mostrou confiança em Marcelo Mariano após polêmica com acordo da VaideBet

    Presidente do Corinthians sai em defesa de 'braço direito' após pressão por polêmica com Vaidebet

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: