Meu Timão

Entrar
Coluna da Ana Paula Araújo
ver detalhes

11K 325

Nada a perder

Corinthians joga mal e toma nó tático do Del Valle em plena Arena

Danilo Fernandes/ Meu Timão

Presente e futuro: como fica o Corinthians na Copa Sul-Americana?

Opinião de Ana Paula Araújo

visualizações 11K comentários 325 0

De forma desanimada, venho aqui falar sobre o trágico jogo da noite dessa quarta-feira, pela Sul-Americana.

Há pouco tempo, eu tinha feito uma coluna falando justamente a respeito de uma pequena euforia instaurada entre alguns torcedores sobre o Corinthians já estar na final da competição. Dito, feito e provado: o Del Valle não é bobo. Aliás, que time é bobo hoje no futebol mundial?

Mas o que mais me chocou, apesar do meu temor prévio sobre essa partida, foi uma postura totalmente fora do que o corinthiano está acostumado a testemunhar ao longo da história. O Corinthians foi covarde!

Um primeiro tempo em que o dono da casa esperou o adversário jogar. Adversário esse que é mais fraco tecnicamente, mas que, taticamente, deu um banho no anfitrião.

A diferença entre Corinthians e Del Valle? Os equatorianos queriam ganhar! Eles vieram para vencer! O treinador deles falou que não esperam ninguém ditar o ritmo. Isso sim é postura de quem almeja um grande título.

Aí você pode achar que o Corinthians começou bem o segundo tempo, mas eu não concordo. O Corinthians fez o que faz sempre, vai para o desespero. Para o tudo ou nada, cede mais espaços ao rival, que amplia o placar. Um filme repetido e cansativo.

E para fechar com chave de ouro, o Sr. Fábio Carille teve a audácia de culpar indiretamente os garotos do nosso elenco. Garotos esses que vêm sendo os melhores em campo em vários jogos. Vital, inclusive, teve uma ótima chance aos seus pés. Se ele queria experiência, ele tinha. Boselli amargou banco e está perdendo espaço para Gustavo. Por quê?

O Meu Timão, por sua vez, provou por A + B que o elenco adversário possui média de idade ainda menor que o Corinthians. Uma desonestidade da parte do técnico alvinegro.

Lembro que na minha primeira coluna falei sobre a incoerência de Carille, mas jamais pensei que ele chegaria tão longe.

O jogo no Brasil

Bom, vamos aos números? Trabalho melhor com eles.

Corinthians Del Valle
Posse de bola 51,54% 48,46%
Chutes certos 4 3
Chutes errados 11 4
Passes certos 389 172
Passes errados 45 31

A posse de bola do Timão foi maior e se concentrou em, mais da metade, no meio-campo.

  • Corinthians precisou de 15 chutes para mandar quatro ao gol;
  • Del Valle de apenas sete arremates para acertar três no alvo;
  • de 15, o Corinthians não fez nenhum gol, enquanto que eles, de sete fizeram dois. Eles têm um aproveitamento de 28,57%.

Sabe a diferença entre eficácia e eficiência? O Corinthians explica isso de forma bem fácil em dígitos. Enquanto o Timão desperdiça chances demasiadas para conseguir chegar a um objetivo, o Del Valle consegue isso com menos tentativas. Eles são eficientes. Menos "recursos" e mais resultados.

Se fosse para eu definir o Corinthians, seria aquele cachorro que corre atrás do próprio rabo.

O jogo no Equador

Apesar de tudo, será que impossível ganhar na casa do Independiente del Valle? Minha resposta é: depende.

Depende do Corinthians. Da postura que vai adotar lá. Da proposta de jogo. Sendo assim, não há opção, não é mesmo? A proposta de jogo deve ser majoritariamente ofensiva. É tudo ou nada, mas veja bem, tudo ou nada jogando bola e não rifando a pelota, maltratando a coitada.

Falei aqui em outra ocasião sobre a altitude, que é o 12º jogador deles e garantiu que vencessem todas lá, pela Sul-Americana. Eles ainda não perderam em casa pela competição. Para piorar, não tomaram gols lá também.

E quem joga? Não podemos contar com Gabriel. Seu substituto imediato é Ralf e eu não mudaria nada aí.

Montagem/Meu Timão

A escalação acima, entendo que é o que Carille tem de melhor.

A defesa, apesar de ter falhado nos últimos duelos, não pode ser mudada. O garoto Carlos Augusto pecou em alguns jogos, mas chega mais que Avelar, porém, neste cenário, entendo que os meninos das pontas podem servir mais a Boselli que um lateral que suba tanto. Ainda temos que resguardar a defesa, de toda forma. Tomar um gol não é opção.

O meio-campo vou de Ralf e Urso. Não vejo Jesus como sendo melhor ou pior que atual segundo volante. Quanto a Ralf, não há como fugir do óbvio.

Na frente, a mobilidade dos garotos aliadas à experiência de Boselli.

O centroavante fixo na área com a garotada o municiando. Mauro é bom pelo alto e não costuma desperdiçar chances. Além disso, na altitude, Clayson e Love se cansariam mais fácil que os meninos.

Gostei do Janderson, ele tem recurso. Nessas horas, um talento individual como o dele ou os de Pedrinho e Vital podem fazer a diferença.

O Corinthians não tem nada a perder.

E você, torcedor, já perdeu a esperança? Certamente, não. Agora, de cabeça mais fria, você e eu ainda acreditamos, porque aqui é Corinthians!

Aqui é Corinthians apesar da covardia, apatia e má vontade.

Veja mais em: Copa Sul-Americana .

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Por Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

Confira mais novidades do Corinthians

325 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    ANTONIO
    Antonio Reis #935

    Vi Jr. Urso na escalação, parei de ler...

  • Marcos
    Marcos Santos #187

    Desse time aí eu tiro o urso, puxo Pedrinho para o meio para criar com Vital, coloco love na ponta bosseli ou Gustavo centralizado...

    Jogaria no 4.1.4.1...

    Adianto os zagueiros pra jogar próximo ao meio campo, aproximo os meias dos atacantes e vai pra cima..

    Já tá perdendo de 2 mesmo, o importante é fazer gols lá...

    Se fizer 3x1 noix passa.

    Mas como eu sei que Carille é medroso, bunda mole ele vai entrar com 2 volantes...

  • Publicidade

  • Todos os comentários (325)

    Lucas
    Lucas Silva #86

    Para mim o time deveria jogar em 4-1-4-1. Com Ralf atrás a defesa já estara naturalmente bem forte, então a linha de 4 meias seria Janderson, Vital, Pedrinho e Regis ou Janderson, Vital, Matheus Jesus e Pedrinho. E logicamente boselli a frente porque ele é um cara experiente que pode incrementar espirito a este grupo

  • Juliana
    Juliana Bauer #496

    Foi uma corvadia do técnico mais acredito no Timão ainda dar pra revelte resultado

  • Mauricio
    Mauricio A #999

    Muito bom, mas eu trocaria o Urso pelo Jesus.
    Nossas chances são irrisórias, mas é uma partida de futebol. Quem sabe não achamos um gol aos 5 minutos... Aí é buscar o segundo em 85 minutos e contar com uns milagres do gigante...

  • Tiago
    Tiago Lourenço #1.060

    Janderson, Pedrinho e vital pela mobilidade é um boa opção, boselli ao invés de correria igual love, pode usar a experiência pra prender a bola na frente, tendo em conta que Love perde muitas jogadas, tanto pelo chão, quanto pelo alto... Lá não podemos desperdiçar chances de ataque... Ando meio receoso com urso, mas Matheus Jesus também não foge muito do nível, eu tentaria com sornoza pra ajudar o vital á armar pelo meio e também recompor, e também pode tentar lançamento pelas pontas pq Pedrinho e janderson tem velocidade pra sair nas costas da defesa...

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop