Venha fazer parte da KTO
x
Corinthians ainda não está na final da Sul-Americana!
Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

ver detalhes

Corinthians ainda não está na final da Sul-Americana!

Coluna da Ana Paula Araújo

Opinião de Ana Paula Araújo

4.4 mil visualizações 93 comentários Comunicar erro

Corinthians ainda não está na final da Sul-Americana!

Corinthians foi eliminado pelo Colo-Colo na Libertadores 2018

Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Eu praticamente moro aqui no Meu Timão, são raras as vezes em que deixo passar alguma matéria ou tópico do fórum sem ler. Por isso, percebi que a Fiel está bastante empolgada em relação à uma possível conquista inédita da Sul-Americana, mais que isso, tem gente achando que o Corinthians já está na final e já sabe até o adversário: o Atlético-MG!

Calma, pessoal! Claro que sabemos que temos grandes chances de chegar à decisão, otimismo é bom, mas devemos respeitar e entender que o nosso adversário não está ali por acaso. Portanto, na minha coluna de hoje, quero falar uma pouco mais sobre esse time.

Quem é o Independiente del Valle?

Um clube de Sangolquí, região metropolitana da capital Quito, que atualmente está na primeira divisão do nacional do Equador. Foi fundado em 1958, portanto, é um agremiação nova.

Já chegou a uma final de Libertadores

Em 2016 fizeram sua melhor campanha na Libertadores. Eliminando o Boca Jrs na semifinal com duas vitórias, o Independiente chegou à decisão da taça. Empatou no Equador com o Atlético Nacional e perdeu na Colômbia por apenas 1 a 0.

Campanha na Sul-Americana 2019

  • Na primeira fase da competição, o adversário era o Unión de Santa Fe. O Independiente perdeu na casa adversária por 2 a 0, mas devolveu o placar no Equador. A vaga foi decidida nos pênaltis;
  • na segunda fase, o adversário foi o Universidad Católica, onde o time de Equador aplicou sonoros 5 a 0 em casa, perdendo por 3 a 2 o jogo de volta;
  • pelas oitavas de final, o clube equatoriano duelou contra o Caracas. Fora de casa manteve o empate sem gols e em casa, fez valer o mando vencendo por 2 a 0;
  • nas quartas de final, o embate foi contra o tradicional Independiente, da Argentina. Del Valle perdeu na casa deles por 2 a 1, marcando o importante gol fora e venceu no Equador por 1 a 0. Classificado por critério.

Quatro vitórias, três derrotas e um empate.

Fator altitude

Em casa, é possível afirmar que o Independiente del Valle é forte. Fez valer o mando e venceu todas as partidas que disputou até aqui em seus domínios.

O fator altitude é apontado como grande dificuldade para clubes como o Corinthians, não familiarizados com esse efeito. 2.850 metros separam verticalmente terra firme e mar. Ar rarefeito, velocidade da bola, capacidade de raciocínio dos atletas... Tudo isso pode influir no desempenho do clube visitante.

A ideia da comissão técnica alvinegra é chegar um dia antes ao Equador e ainda treinar, tudo isso para que o aletas sintam menos os efeitos dessa adversidade.

Campanha Corinthians x Del Valle

Como o Corinthians dispensa apresentações aqui, vamos direto à comparação das campanhas entre as equipes.

O Timão está invicto no torneio, são quatro vitórias e quatro empates.

  • Pela primeira fase enfrentou o Racing. Empatou 1 a 1 nos dois jogos e decidiu a vaga nos pênaltis;
  • na segunda fase, contra o Deportivo Lara, venceu as duas partidas por 2 a 0;
  • pelas oitavas de final, enfrentou o Motevideo Wanderers, venceu o primeiro duelo por 2 a 0 e o segundo por 2 a 1;
  • nas quartas fez o clássico brasileiro contra o Fluminense, empatando em 0 a 0 na Arena, em Itaquera, e em 1 a 1 no Maracanã. Classificado por critério.

Campanha do Corinthians na Sul-Americana

Montagem/Meu Timão

Campanha Independiente de Valle na Sul-Americana

Montagem/Meu Timão

Os gráficos acima fazem uma comparação entre as duas campanhas. Nota-se que o Corinthians foi muito mais linear, logo, oscilando bem menos que o adversário. O Timão não perdeu nenhuma, enquanto eles, amargaram três revés. O Timão notoriamente empata mais.

Vamos agora fazer uma correlação entre gols feitos e sofridos.

Gols feitos e sofridos

Montagem/Meu Timão

Enquanto eles fizeram 13 gols, o Timão fez 11. Em contrapartida, sofremos apenas quatro e eles 7.

Agora uma comparação entre desempenho dentro e fora de casa.

Desempenho dentro e fora de casa

Montagem/Meu Timão

O Del Valle venceu todas as partidas que disputou dentro dos seus domínios, já o Corinthians - apesar de invicto - venceu apenas dois dos quatro duelos disputados na Arena, em Itaquera. Por outro lado, o Timão ganha mais na casa adversária. O time de Carille soma duas vitórias fora, enquanto o time equatoriano ainda não conseguiu vencer nos domínios alheios.

Detalhe importante aí: o Independiente não sofreu gols lá no Equador. O Timão foi vazado uma vez na Arena, pelo Racing.

O que podemos concluir com esses dados? Jogados ao vento talvez nada, mas quando em conjunto, podem nos mostrar pontos fortes e fracos daqueles que serão nossos rivais.

Deixando de lado as estratégias e nos apegando somente a esses gráficos percebemos que vencê-los lá no Equador será uma tarefa muito difícil. Os caras contam com uma aliada que, ‘até ontem’, era tida como cruel pela FIFA. A entidade havia pré-estabelecido uma altitude máxima para jogos de futebol: 2.500 metros era o limite tolerado para uma cidade poder receber uma partida internacional. Em 2008 a medida foi revogada e até hoje nada mais foi revisto pela federação em termos de jogos em grandes altitudes.

De acordo com um estudo publicado na revista British Medical Journal, para cada quilômetro a mais na altitude, a diferença é de aproximadamente meio gol a favor da equipe da casa. O pesquisador em questão é o matemático Patrick E. McSharry, da Univerisade de Oxford. Ele se baseou em nada mais, nada menos, que 1.460 partidas internacionais entre equipes da América do Sul.

O Independiente de Valle não ganha fora de casa, mas também não perde no Equador. Além disso, faz mais gols que o Corinthians. Por outro lado, o Timão também não perdeu em casa, apesar de empatar dois duelos em Itaquera. A equipe de Carille toma menos gols e é mais segura na defesa, certamente.

Minha conclusão? Bom, baseada nas eliminações vexatórias dos últimos anos: Guaraní do Paraguai, pela Libertadores 2015; Nacional do Uruguai, em 2016; Colo-Colo na Libertadores de 2018; fico receosa. Em todos esses jogos, o Timão era tido como favorito.

Portanto, bora colocar os pés nos chão? Parar com oba-oba de ‘já está na final’ e focar naquele lema que tem sido fundamental para vencermos: o jogo a jogo!

Ainda em tempo, na minha última coluna disse que me retrataria caso Carille e seus comandados apresentassem um bom desempenho frente o Fluminense. Não é bem uma retratação, já que ainda mantenho minhas convicções, mas quero parabenizar a equipe principalmente pelo espírito vencedor. Vagner Love, muito criticado por mim, foi bem em voltar incansavelmente para desarmar o time deles. Como eu havia dito, muito melhor que 11 craques em campo, é uma postura disposta a vencer.

Vai, Corinthians!

Veja mais em: Copa Sul-Americana.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Ana Paula Araújo

Por Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

O que você achou do post da Ana Paula Araújo?