Meu Timão

Entrar
Coluna do Andrew Sousa
ver detalhes

4.5K 55

A história define

Corinthians estreia nova camisa neste sábado, contra o Ceará

Divulgação/Nike

No fim, toda camisa pode ser linda

Opinião de Andrew Sousa

visualizações 4.5K comentários 55 0

De início, a nova terceira camisa do Corinthians assusta. Mesmo com as imagens vazadas antes do anúncio da Nike, nesta sexta-feira, poucos alvinegros estavam preparados para a sensação de pensar: "eita, era essa camisa mesmo...".

Em grupos de torcedores, é claro, não há como escapar das perguntas sobre o novo manto. Feio ou horrível? Estiloso ou bizarro? Cada um se posiciona como bem entende. Mesmo dando meus pitacos, costumo ter uma espécie de auto-controle na hora de julgar um uniforme.

Uma camisa, afinal, é muito mais do que seu design e seus patrocinadores - coloridos ou em preto e branco. Uma camisa do Corinthians conta uma história. E no fim, é isso que a eterniza, não seus rótulos de bonita ou feia.

A terceira camisa de 2008, por exemplo, é bastante questionável - tanto na estética quanto na justificativa da Nike, que quis destacar o "corinthiano roxo". Mesmo assim, é raro achar um torcedor que não goste dela. Isso, é claro, por todo seu significado. Ela marca a reconstrução do clube, o primeiro passo para a era vitoriosa que viriam após a Serie B.

Em 2015, o laranja do terrão assustou de início. Rapidamente, porém, caiu nas graças da Fiel e passou a marcar presença nas arquibancadas da Arena Corinthians. Sua "beleza" ficou ainda maior pela história ao seu redor: o Timão a utilizou na campanha inesquecível do título do Brasileirão daquele ano. Como achar feia?

Outras duas camisas vão pelo caminho contrário. A azul de 2013 - que me lembra Alexandre Pato - passa despercebida na lembrança geral da torcida. Aquele ano como um todo foi bastante esquecível, o que acaba dando o rótulo de feia para a peça - ainda que ela seja interessante, com detalhes bonitos na gola e nas mangas.

Com outros tons de azul, usando de um degradê sem tanta explicação, o uniforme de 2016 também ficou para trás. Aquela temporada, afinal, foi muito ruim. Com um elenco de nomes muito criticados pela Fiel, o item é outro que entra na lista de esquecíveis.

Mesmo estranha à primeira vista, então, a camisa lançada pelo Corinthians nesta sexta-feira pode mudar sua imagem para a torcida. O rótulo de feia pode ser trocado por marcante, histórica, única ou linda. Tudo depende da história que a equipe de Carille vai construir com ela.

Hoje você pode até não comprar a peça, mas e se o Timão beliscar o Brasileirão e a Copa Sul-Americana usando-a em jogos decisivos? A estética tem algum peso quando a história em si já é bonita? Eu prefiro esperar - e torcer para que essa camisa fique eternamente dentro de nossos corações.

O Corinthians vai estrear a peça neste sábado, contra o Ceará. O jogo será meu primeiro na Arena. Ou seja, a camisa já dá um passo importante para ter espaço especial no meu coração. Que venham mais momentos marcantes com ela.

Veja mais em: Camisa do Corinthians .

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Por Andrew Sousa

25 anos, formado em Jornalismo na Univali e fiel desde o primeiro de seus dias.

Confira mais novidades do Corinthians

55 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop