Meu Timão

Entrar
Coluna do Jorge Freitas
ver detalhes

18K 55

Fase de grupos

Sylvinho terá maior facilidade para levar Corinthians à fase de grupos

Danilo Fernandes / Meu Timão

O novo valor da 6ª posição do Brasileirão

Opinião de Jorge Freitas

visualizações 18K comentários 65 9

Com as duas finais entre times brasileiros na Libertadores e na Sul-Americana, a atual posição do Timão no Campeonato Brasileiro se torna muito mais valiosa do que previsto no início da competição. Até então colocação que dava o direito à fase pré-eliminatória da Libertadores, o 6ª lugar, muito provavelmente, levará a equipe diretamente à fase de grupos da competição, como aconteceu nos últimos dois anos.

Isso se deve ao fato de que três dos quatro finalistas da competições internacionais se encontram hoje entre os cinco primeiros colocados da competição. No caso da Libertadores, independentemente do campeão, ele muito provavelmente estará entre os seis primeiros e "desocupará" a sua vaga pelo Brasileirão. Ou seja, automaticamente o G6 já se tornou G7 e o 5º colocado irá diretamente para a fase de grupos da próxima Libertadores.

Já no caso da Sul-americana, caso o Bragantino seja campeão, fará com que o G7 se torne G8, já que o clube do interior paulista se encontra, atualmente, na 5ª colocação do campeonato nacional. Por sua vez, caso leve o caneco, o Athlético-PR deve "tirar o pé" do Brasileirão, o que manterá ainda o G6 como G7, mas diminuirá a briga por uma vaga entre os primeiros colocados da competição nacional.

Entretanto, além dessas duas decisões, ainda teremos pela frente as semi e a grande final da Copa do Brasil. Fortaleza, Atlético-MG, Flamengo e Athlético-PR , ou seja, três times entre os quatro primeiros, além de um possível campeão da Sul-Americana, disputarão uma vaga na fase de grupos da Libertadores, o que, muito provavelmente, fará com que o G7 se torne G8 ou, caso o Bragantino ganhe a Sul-Americana, o G8 se torne G9.

Dito isso, a 6ª posição corinthiana muito provavelmente levará a equipe à fase de grupos da Libertadores, poupando o elenco de começar a temporada mais cedo, além de não ter de se arriscar em quatro perigosos jogos para alcançar a fase de grupos da competição continental.

Além disso, é importante lembrar que aquele que se classifica para a fase de grupos, garante, no mínimo, US$ 1 milhão por partida como mandante, sem contar, claro, ganhos com público e transmissão de jogos.

A 6ª posição, agora, já está valendo ouro, mas ainda dá para sonhar ficar entre os 4 e não precisar depender de ninguém.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Por Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

Confira mais novidades do Corinthians

55 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop