Meu Timão

Entrar
Coluna do Juliano Barreto
ver detalhes

14K 63

Elitização não!

Presidente Duilio Monteiro Alves em treino do Corinthians

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Duílio, chega de esconder os jogos do Corinthians!

Opinião de Juliano Barreto

visualizações 14K comentários 83 7

Reclamar do calendário do futebol brasileiro já virou folclore. Jogadores, técnicos, torcedores, jornalistas, todos reclamam. Mas as federações além de não ouvir, sempre arrumam novos jeitos de piorar a coisa. Chegamos ao absurdo de ter partidas na segunda-feira à noite só para que os jogadores pudessem dar entrevista na chatíssima mesa redonda do Galvão Bueno.

As justificativas para inventar dias e horários esdrúxulos para as partidas são muitas: explorar melhor o pay-per-view, jogar em horários que podem ser atraentes para o público no exterior, evitar o encontro de torcidas rivais no dia do jogo… Todas desculpas com um verniz de boa intenção, mas que na verdade mostram ganância das emissoras e incompetência dos clubes.

O resultado? Está cada vez mais difícil saber como, quando e onde assistir aos jogos do Corinthians. Pela sua grandeza, o Corinthians não deveria compactuar com isso. É óbvio que um time sozinho não pode mudar a estrutura podre do futebol brasileiro, mas o Timão precisa representar o interesse da sua torcida e ocupar uma posição de liderança nessa mudança.

Não é só brigar para ganhar mais dinheiro com quotas de transmissão, mas também pensar no futuro e deixar o Corinthians acessível para torcedores de todas as idades e classes sociais. Nunca houve um momento tão propício para fazer isso quanto agora, quando finalmente se fala na real possibilidade da criação de um Liga Brasileira, gerida pelos clubes. Também é salutar que finalmente a Globo tenha uma concorrência mais forte, com o crescimento das transmissões esportivas por streaming.

Por isso meu apelo para o presidente Duílio: O Corinthians tem que sempre jogar no horário nobre, na quarta e no domingo. Depois de anos e anos de experiências com jogos em datas alternativas, ficou comprovado que o torcedor mais fanático até consegue se virar para acompanhar os jogos, mas a grande maioria da torcida está ficando mais distante a cada ano.

O jogo do Timão no domingo às quatro da tarde é uma tradição de décadas que parece estar morrendo. Jogar um clássico no sábado à noite é como dizer ao torcedor: “Tanto faz se você pode assistir ao jogo ou não, vamos fazer mesmo assim. Se vira”. E no domingo sem jogo? “Acostume-se a fazer outras coisas, esqueça do futebol brasileiro, vá se divertir vendo Tottenham e Burnley.”

Não adianta o Marketing do Corinthians ficar repetindo nas redes sociais que o Corinthians é o Time do Povo, enquanto elitizam o acesso aos jogos mais e mais. Já não chega o absurdo que é começar partidas em casa às 10 da noite por causa de novela ou reality show, agora até o “torcedor de sofá” está sendo obrigado a fazer a vontade das emissoras.

Priorizar a vontade da TV pode parecer obrigatório nos dias de hoje, com os clubes endividados e extremamente dependentes do pagamento pelos direitos de transmissão, mas basta ver o que está acontecendo com a Seleção Brasileira.

A CBF também priorizou o dinheiro, preferindo amistosos no exterior, ingressos caros nos jogos em casa, e sequer teve a decência de pausar os campeonatos nacionais nas datas dos jogos internacionais. Hoje, ninguém mais se importa com Seleção.

Veja mais em: Duílio Monteiro Alves .

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Por Juliano Barreto

Jornalista, biógrafo, maloqueiro e sofredor. Entrar no Pacaembu para assistir Corinthians x Novorizontino no Paulista de 93 mudou sua vida para sempre.

Confira mais novidades do Corinthians

63 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Sandoval
    Sandoval Lopes #1.215

    Muito verdade, as vezes temos que fazer malabarismos pra acompanhar aos jogos do Corinthians

  • Felipe
    Felipe Jacintho #556

    A verdade é que os jogos por plataformas de streaming são extremamente chatos de serem vistos.
    Desde narradores horríveis até imagens mal captadas, a câmara de escanteio da FPF é lamentável.

  • Publicidade

  • Todos os comentários (83)

    Karolayne
    Karolayne Fernandes #76

    Falou tudo!

  • Marcelo Queiroz
    Marcelo Queiroz

    Concordo se tivéssemos dirigentes com cérebro um pouquinho maior que um grão de ervilha iriam ver que um calendário descente, clássicos aos finais de semana e principalmente os campeonatos passando na TV abert, melhoraria a organização e daria pra no mínimo vender o campeonato com antecedência e para mercados no exterior, ganhando mais e se for o caso roubar mais, do jeito que estão tratando o futebol uma hora a fonte cai secar

  • Paulo Fernando
    Paulo Fernando #3.971

    Agora você imagina a dificuldade para um torcedor que mora na região nordeste do Brasil, aqui é quase impossível assistir um jogo do Corinthians na TV aberta é possível contar quantas vezes no ano podemos assistir, toda vez que o Corinthians jogar contra algum time do Rio é que temos a chance de assistir na TV aberta fora isso esquece. A Globo acha que aqui só tem torcedor de time carioca mais precisamente do Flamengo mas a verdade que tem muitos torcedores do Corinthians e não perdemos tempo vendo jogo que não seja do Corinthians e precisamos sempre ter o direito de ver nosso time jogar seja lá o dia que for ou horário, espero que um dia isso acabe e nós possamos ver jogos de nosso time sem dificuldade

  • Ronaldo
    Ronaldo Fialkowski

    Não acho que tem que jogar sempre quarta e domingo. Acho sadio variar as vezes, até para não entrar numa zona de conforto. O que é f0d@ é cada dia acompanhar em um lugar diferente.
    Um dia premiere, um dia HBOMax, um dia youtube? São 3 serviços diferentes que tem que estar atendendo e pagar para poder acompanhar os jogos.
    Em outros anos era o premiere e era garantido que veria todos os jogos, hoje não tem garantia nenhuma.

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop