Venha fazer parte da KTO
x
Duílio, chega de esconder os jogos do Corinthians!
Juliano Barreto

Jornalista, biógrafo, maloqueiro e sofredor. Entrar no Pacaembu para assistir Corinthians x Novorizontino no Paulista de 93 mudou sua vida para sempre.

ver detalhes

Duílio, chega de esconder os jogos do Corinthians!

Coluna do Juliano Barreto

Opinião de Juliano Barreto

14 mil visualizações 63 comentários Comunicar erro

Duílio, chega de esconder os jogos do Corinthians!

Presidente Duilio Monteiro Alves em treino do Corinthians

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Reclamar do calendário do futebol brasileiro já virou folclore. Jogadores, técnicos, torcedores, jornalistas, todos reclamam. Mas as federações além de não ouvir, sempre arrumam novos jeitos de piorar a coisa. Chegamos ao absurdo de ter partidas na segunda-feira à noite só para que os jogadores pudessem dar entrevista na chatíssima mesa redonda do Galvão Bueno.

As justificativas para inventar dias e horários esdrúxulos para as partidas são muitas: explorar melhor o pay-per-view, jogar em horários que podem ser atraentes para o público no exterior, evitar o encontro de torcidas rivais no dia do jogo… Todas desculpas com um verniz de boa intenção, mas que na verdade mostram ganância das emissoras e incompetência dos clubes.

O resultado? Está cada vez mais difícil saber como, quando e onde assistir aos jogos do Corinthians. Pela sua grandeza, o Corinthians não deveria compactuar com isso. É óbvio que um time sozinho não pode mudar a estrutura podre do futebol brasileiro, mas o Timão precisa representar o interesse da sua torcida e ocupar uma posição de liderança nessa mudança.

Não é só brigar para ganhar mais dinheiro com quotas de transmissão, mas também pensar no futuro e deixar o Corinthians acessível para torcedores de todas as idades e classes sociais. Nunca houve um momento tão propício para fazer isso quanto agora, quando finalmente se fala na real possibilidade da criação de um Liga Brasileira, gerida pelos clubes. Também é salutar que finalmente a Globo tenha uma concorrência mais forte, com o crescimento das transmissões esportivas por streaming.

Por isso meu apelo para o presidente Duílio: O Corinthians tem que sempre jogar no horário nobre, na quarta e no domingo. Depois de anos e anos de experiências com jogos em datas alternativas, ficou comprovado que o torcedor mais fanático até consegue se virar para acompanhar os jogos, mas a grande maioria da torcida está ficando mais distante a cada ano.

O jogo do Timão no domingo às quatro da tarde é uma tradição de décadas que parece estar morrendo. Jogar um clássico no sábado à noite é como dizer ao torcedor: “Tanto faz se você pode assistir ao jogo ou não, vamos fazer mesmo assim. Se vira”. E no domingo sem jogo? “Acostume-se a fazer outras coisas, esqueça do futebol brasileiro, vá se divertir vendo Tottenham e Burnley.”

Não adianta o Marketing do Corinthians ficar repetindo nas redes sociais que o Corinthians é o Time do Povo, enquanto elitizam o acesso aos jogos mais e mais. Já não chega o absurdo que é começar partidas em casa às 10 da noite por causa de novela ou reality show, agora até o “torcedor de sofá” está sendo obrigado a fazer a vontade das emissoras.

Priorizar a vontade da TV pode parecer obrigatório nos dias de hoje, com os clubes endividados e extremamente dependentes do pagamento pelos direitos de transmissão, mas basta ver o que está acontecendo com a Seleção Brasileira.

A CBF também priorizou o dinheiro, preferindo amistosos no exterior, ingressos caros nos jogos em casa, e sequer teve a decência de pausar os campeonatos nacionais nas datas dos jogos internacionais. Hoje, ninguém mais se importa com Seleção.

Veja mais em: Duílio Monteiro Alves.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Juliano Barreto

Por Juliano Barreto

Jornalista, biógrafo, maloqueiro e sofredor. Entrar no Pacaembu para assistir Corinthians x Novorizontino no Paulista de 93 mudou sua vida para sempre.

O que você achou do post do Juliano Barreto?

  • Comentários mais curtidos

    Sandoval
    Foto do perfil de Sandoval

    Ranking: 1258º

    Sandoval 1558 comentários

    @sandoval.rezende.lop em

    Muito verdade, as vezes temos que fazer malabarismos pra acompanhar aos jogos do Corinthians

  • Felipe
    Foto do perfil de Felipe

    Ranking: 550º

    Felipe 3001 comentários

    @felipe.jacintho em

    A verdade é que os jogos por plataformas de streaming são extremamente chatos de serem vistos.
    Desde narradores horríveis até imagens mal captadas, a câmara de escanteio da FPF é lamentável.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Karolayne
    Foto do perfil de Karolayne

    Ranking: 77ª

    Karolayne 686 comentários

    63º. @karolayne.fernandes1 em

    Falou tudo!

  • Marcelo Queiroz
    Foto do perfil de Marcelo Queiroz

    Marcelo 153 comentários

    62º. @marcelo.queiroz6 em

    Concordo se tivéssemos dirigentes com cérebro um pouquinho maior que um grão de ervilha iriam ver que um calendário descente, clássicos aos finais de semana e principalmente os campeonatos passando na TV abert, melhoraria a organização e daria pra no mínimo vender o campeonato com antecedência e para mercados no exterior, ganhando mais e se for o caso roubar mais, do jeito que estão tratando o futebol uma hora a fonte cai secar

  • Paulo Fernando
    Foto do perfil de Paulo Fernando

    Ranking: 3951º

    Paulo 539 comentários

    61º. @paulo.fernando23 em

    Agora você imagina a dificuldade para um torcedor que mora na região nordeste do Brasil, aqui é quase impossível assistir um jogo do Corinthians na TV aberta é possível contar quantas vezes no ano podemos assistir, toda vez que o Corinthians jogar contra algum time do Rio é que temos a chance de assistir na TV aberta fora isso esquece. A Globo acha que aqui só tem torcedor de time carioca mais precisamente do Flamengo mas a verdade que tem muitos torcedores do Corinthians e não perdemos tempo vendo jogo que não seja do Corinthians e precisamos sempre ter o direito de ver nosso time jogar seja lá o dia que for ou horário, espero que um dia isso acabe e nós possamos ver jogos de nosso time sem dificuldade

  • Ronaldo
    Foto do perfil de Ronaldo

    Ronaldo 86 comentários

    60º. @ronaldowsk em

    Não acho que tem que jogar sempre quarta e domingo. Acho sadio variar as vezes, até para não entrar numa zona de conforto. O que é f0d@ é cada dia acompanhar em um lugar diferente.
    Um dia premiere, um dia HBOMax, um dia youtube? São 3 serviços diferentes que tem que estar atendendo e pagar para poder acompanhar os jogos.
    Em outros anos era o premiere e era garantido que veria todos os jogos, hoje não tem garantia nenhuma.

  • Gabriel
    Foto do perfil de Gabriel

    Ranking: 258º

    Gabriel 4820 comentários

    59º. @gabriel.guedes7 em

    Futebol brasileiro respira apenas por conta do fanatismo das pessoas. Se não fosse pelo torcedor, o futebol já estaria morto no Brasil. É pessimamente gerido em TODOS os aspectos. E um dos problemas é esse: o torcedor hoje quer ver os jogos e não consegue, ou porquê é caro ou porquê não transmite nas tvs abertas. Sem contar essa legião de empresas que fazem transmissões meia boca e pegam exclusividade. Uma várzea. Hoje, se eu quero ver jogo do meu time, tenho que pesquisar antes onde e quando vai passar (se vai passar)... é jogar contra o esporte, anti marketing. E se você tem dinheiro e quer comprar o pacote pra ver seu time nessas plataformas de streaming, você descobre que não passa todos os jogos, sem contar as quedas de sinal. UMA VERGONHA. PÉSSIMO