Meu Timão

Entrar
Coluna do Luis Fabiani
ver detalhes

46K 68

Deu a letra

Tiago Nunes e Mancini: uma relação inusitada que ajudou o Corinthians na tabela

Montagem/Meu Timão

A 'dica' de Tiago Nunes que ajudou Mancini a vencer São Paulo e Internacional

Opinião de Luis Fabiani

visualizações 46K comentários 101 36

"O CIFUT, que a gente chegou ali e, infelizmente, estava sucateado em relação a informações e também a muitas questões que a gente vinha precisando".

A frase acima foi dita por Tiago Nunes, em entrevista ao Bandsports, em março. O ex-treinador do Timão, no cargo há pouco mais de dois meses, notava uma deficiência crônica do Corinthians. O CIFUT (Centro de Inteligência do Futebol), que outrora fora uma enorme vantagem do alvinegro em relação aos outros clubes, tornou-se defasado, tanto na captação de atletas, como nos estudos de futuros adversários do clube.

A declaração, no período em que foi dita, me deu um gatilho para refletir nas outras oportunidades que o Corinthians enfrentou outras equipes sem qualquer tipo de estudo prévio. Quem não se lembra da vexatória derrota para o Del Valle, que envolveu o Corinthians num jogo de posse e velocidade?

O recado ali estava dado: seria necessária uma reformulação no departamento se o Corinthians quisesse voltar a competir em alto nível. Esta só seria feita meses depois, sob a tutela de Vagner Mancini, que aproximou seus analistas de desempenho ao gramado. O Corinthians passou a se tornar competitivo pela forma que estuda seus adversários e se adapta a diferentes contextos.

Os triunfos contra Internacional e São Paulo não se sustentaram na sorte. Foram jogos altamente estudados pelo Corinthians, que inclusive, trouxe variações táticas interessantíssimas para ambos os jogos. Contra o rival estadual, foi notável o desconforto de Fernando Diniz ao ver que Vagner Mancini sabia das (muitas!) fraquezas do São Paulo. A marcação alta individual, somada com a polêmica titularidade de Léo Natel, deram ao Corinthians uma condição inesperada de protagonista do jogo. Ponto para Mancini e ao CIFUT, que souberam estudar com atenção um adversário difícil.

Em outro momento, para vencer o Internacional, Mancini tomou a ousada decisão de oportunizar Matheus Davó no time titular. O atacante, que nunca havia atuado como titular, marcou o gol da vitória e ajudou taticamente naquilo que o time propunha - entregando mobilidade e poder de pressionar alto seu adversário.

O processo é fundamental para que o Corinthians profissionalize a maneira que enxerga o futebol. Profissionais competentes, com condições de trabalho favoráveis, naturalmente entregarão um bom retorno ao clube. Mancini, sabendo das limitações de seu elenco, soube trabalhar o extracampo muito bem. Se hoje o Corinthians é competitivo contra equipes melhores, boa parte desse mérito esta no método de trabalho de atual comandante alvinegro.

Ainda veremos se Mancini saberá usar o departamento na montagem de seu elenco para a próxima temporada. Se mudou a tônica de repatriar ídolos do clube por premissas puramente emocionais, espero ver um Corinthians certeiro e inteligente no mercado da bola.

Veja mais em: Tiago Nunes e Vagner Mancini .

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Por Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

Confira mais novidades do Corinthians

68 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Torcedor
    Torcedor #132

    Um erro crasso do trainee. Sucateado remete a algo obsoleto, largado, abandonado a própria sorte, enferrujado. Se ele tivesse dito assim: o CIFUT tem uma defasagem que precisamos atualizar, mudaria completamente o foco, seria algo assertivo por parte do treinador, mostraria que ele estaria realmente engajado a buscar uma melhora ao setor, mas não... Detonou o setor e não propôs nada de concreto para melhora-lo.

    Por essas e outras que ele precisa aprender e muito. Pegou um time arrumado pelo Fernando Diniz no Athletico, deu continuidade. Na hora de mostrar algo em time gigante fez o que fez.

    Quando ao CIFUT, mais um ponto para o Mancini, que, com simplicidade e humildade, vem arrumando a casa. Que diferença!

  • Carlos
    Carlos Garrido #7.396

    Não sei o que é pior, o pseudo "profe" TN ou suas viúvas que tentam justificar o péssimo trabalho que ele praticou no Corinthians. O cara começou a preparação atrasada e depois saiu criticando a estrutura do clube.
    O Mancini simplesmente está trabalhando, sabe as limitações do elenco e tá fazendo o que pode com o material humano que tem, inclusive, com jogadores que o Sr TN questionou muito a qualidade técnica e a capacidade de ajudar o clube.

  • Publicidade

  • Todos os comentários (101)

    Luiz
    Luiz Ranu #950

    TN afundou o Timão, não revelou jogadores, não trabalhou com a base, não indicou bons jogadores, Indicou Luan que é um Pato piorado.

  • DIEGO
    Diego Oliveira #4.947

    Nome TN deveria ser proibido nesse fórum, pior dos piores...

  • Antonio
    Antonio Junior #84

    Outro fator importante dias de folga para treinos de um jogo para outro que nas mãos do APRENDIZ de treinador o dito cujo Coelho não soube trabalhar, dar padrão de jogo ao time, já nas mãos de MANCINI o time melhorou no quesito preparo FÍSICO, hoje temos padrão de jogo, hoje o time propõe jogo em casa ou fora, hoje o time ataca e chuta mais vezes no gol adversário, pressiona o adversário em seu campo de defesa, hoje o time nos dá prazer em assisti-lo, vai CORINTHIANS.

  • Robson
    Robson Cabral #214

    Tiago Nunes não acrescentou nada para o Timão, tanto que o Mancini que é um técnico considerado normal, que nunca é opção para os grandes times do Brasil está fazendo um bom trabalho, pois o time do Corinthians não é pior que uns 15 da série A.

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop