Venha fazer parte da KTO
x
A 'dica' de Tiago Nunes que ajudou Mancini a vencer São Paulo e Internacional
Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

ver detalhes

A 'dica' de Tiago Nunes que ajudou Mancini a vencer São Paulo e Internacional

Coluna do Luis Fabiani

Opinião de Luis Fabiani

46 mil visualizações 68 comentários Comunicar erro

A dica de Tiago Nunes que ajudou Mancini a vencer São Paulo e Internacional

Tiago Nunes e Mancini: uma relação inusitada que ajudou o Corinthians na tabela

Foto: Montagem/Meu Timão

"O CIFUT, que a gente chegou ali e, infelizmente, estava sucateado em relação a informações e também a muitas questões que a gente vinha precisando".

A frase acima foi dita por Tiago Nunes, em entrevista ao Bandsports, em março. O ex-treinador do Timão, no cargo há pouco mais de dois meses, notava uma deficiência crônica do Corinthians. O CIFUT (Centro de Inteligência do Futebol), que outrora fora uma enorme vantagem do alvinegro em relação aos outros clubes, tornou-se defasado, tanto na captação de atletas, como nos estudos de futuros adversários do clube.

A declaração, no período em que foi dita, me deu um gatilho para refletir nas outras oportunidades que o Corinthians enfrentou outras equipes sem qualquer tipo de estudo prévio. Quem não se lembra da vexatória derrota para o Del Valle, que envolveu o Corinthians num jogo de posse e velocidade?

O recado ali estava dado: seria necessária uma reformulação no departamento se o Corinthians quisesse voltar a competir em alto nível. Esta só seria feita meses depois, sob a tutela de Vagner Mancini, que aproximou seus analistas de desempenho ao gramado. O Corinthians passou a se tornar competitivo pela forma que estuda seus adversários e se adapta a diferentes contextos.

Os triunfos contra Internacional e São Paulo não se sustentaram na sorte. Foram jogos altamente estudados pelo Corinthians, que inclusive, trouxe variações táticas interessantíssimas para ambos os jogos. Contra o rival estadual, foi notável o desconforto de Fernando Diniz ao ver que Vagner Mancini sabia das (muitas!) fraquezas do São Paulo. A marcação alta individual, somada com a polêmica titularidade de Léo Natel, deram ao Corinthians uma condição inesperada de protagonista do jogo. Ponto para Mancini e ao CIFUT, que souberam estudar com atenção um adversário difícil.

Em outro momento, para vencer o Internacional, Mancini tomou a ousada decisão de oportunizar Matheus Davó no time titular. O atacante, que nunca havia atuado como titular, marcou o gol da vitória e ajudou taticamente naquilo que o time propunha - entregando mobilidade e poder de pressionar alto seu adversário.

O processo é fundamental para que o Corinthians profissionalize a maneira que enxerga o futebol. Profissionais competentes, com condições de trabalho favoráveis, naturalmente entregarão um bom retorno ao clube. Mancini, sabendo das limitações de seu elenco, soube trabalhar o extracampo muito bem. Se hoje o Corinthians é competitivo contra equipes melhores, boa parte desse mérito esta no método de trabalho de atual comandante alvinegro.

Ainda veremos se Mancini saberá usar o departamento na montagem de seu elenco para a próxima temporada. Se mudou a tônica de repatriar ídolos do clube por premissas puramente emocionais, espero ver um Corinthians certeiro e inteligente no mercado da bola.

Veja mais em: Tiago Nunes e Vagner Mancini.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Luis Fabiani

Por Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

O que você achou do post do Luis Fabiani?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Torcedor

    Ranking: 131º

    Torcedor 7544 comentários

    @edson.santo.andre em

    Um erro crasso do trainee. Sucateado remete a algo obsoleto, largado, abandonado a própria sorte, enferrujado. Se ele tivesse dito assim: o CIFUT tem uma defasagem que precisamos atualizar, mudaria completamente o foco, seria algo assertivo por parte do treinador, mostraria que ele estaria realmente engajado a buscar uma melhora ao setor, mas não... Detonou o setor e não propôs nada de concreto para melhora-lo.

    Por essas e outras que ele precisa aprender e muito. Pegou um time arrumado pelo Fernando Diniz no Athletico, deu continuidade. Na hora de mostrar algo em time gigante fez o que fez.

    Quando ao CIFUT, mais um ponto para o Mancini, que, com simplicidade e humildade, vem arrumando a casa. Que diferença!

  • Foto do perfil de Carlos

    Ranking: 8327º

    Carlos 215 comentários

    @carlos.garrido em

    Não sei o que é pior, o pseudo "profe" TN ou suas viúvas que tentam justificar o péssimo trabalho que ele praticou no Corinthians. O cara começou a preparação atrasada e depois saiu criticando a estrutura do clube.
    O Mancini simplesmente está trabalhando, sabe as limitações do elenco e tá fazendo o que pode com o material humano que tem, inclusive, com jogadores que o Sr TN questionou muito a qualidade técnica e a capacidade de ajudar o clube.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Luiz

    Ranking: 958º

    Luiz 1936 comentários

    68º. @luizcr em

    TN afundou o Timão, não revelou jogadores, não trabalhou com a base, não indicou bons jogadores, Indicou Luan que é um Pato piorado.

  • Foto do perfil de DIEGO

    Ranking: 4934º

    Diego 422 comentários

    67º. @di.oliveira13 em

    Nome TN deveria ser proibido nesse fórum, pior dos piores...

  • Foto do perfil de Antonio

    Ranking: 84º

    Antonio 9869 comentários

    66º. @antonio.godoy.junior em

    Outro fator importante dias de folga para treinos de um jogo para outro que nas mãos do APRENDIZ de treinador o dito cujo Coelho não soube trabalhar, dar padrão de jogo ao time, já nas mãos de MANCINI o time melhorou no quesito preparo FÍSICO, hoje temos padrão de jogo, hoje o time propõe jogo em casa ou fora, hoje o time ataca e chuta mais vezes no gol adversário, pressiona o adversário em seu campo de defesa, hoje o time nos dá prazer em assisti-lo, vai CORINTHIANS.

  • Foto do perfil de Robson

    Ranking: 213º

    Robson 5440 comentários

    65º. @robson.cabral2 em

    Tiago Nunes não acrescentou nada para o Timão, tanto que o Mancini que é um técnico considerado normal, que nunca é opção para os grandes times do Brasil está fazendo um bom trabalho, pois o time do Corinthians não é pior que uns 15 da série A.

  • Foto do perfil de Elder

    Ranking: 4337º

    Elder 489 comentários

    64º. @pagosi em

    "MESTRE DO ÓBVIO", TN não falou nada de diferente do que já se lê nas críticas, faz no mínimo uns 2 anos por aqui. E as contratações indicadas pelo CIFUT eram nossas referências, ou alguém tinha dúvida sobre: Luidy, Matheus Matias, Bruno Paulo, René Junior, Richard, Henrique, Jean e Douglas. Somente uma área sucateada, omissa, mal gerenciada, vendida e defasada poderia indicar ou concordar com esses nomes. Mas, uma coisa é certa, se a informação sobre os adversários não estavam chegando como ele gostaria, era só aumentar a exigência, cobrar melhora nas entregas. Creio que foi isso que o Mancini fez e logo apareceu os resultados. Criticar é a parte fácil, e o que a Fiel mais queria era que ele chegasse propondo soluções e isso ela não conseguiu fazer.