Meu Timão

Entrar
Coluna do Marcelo Becker
ver detalhes

3.0K 53

Planejamento

Renato Augusto ainda não rendeu o esperado com Vítor Pereira

Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Corinthians tem que encontrar como Renato Augusto pode render assim como fez com Fábio Santos

Opinião de Marcelo Becker

visualizações 3.0K comentários 57 6

Intensidade! Desde que chegou ao Corinthians, o técnico Vítor Pereira destacou que um dos seus objetivos era fazer sua equipe ser intensa, com e sem bola. Passados pouco mais de 90 dias, o rendimento do time ainda deixa a desejar nesse aspecto, e alguns importantes jogadores caíram de rendimento em relação à temporada passada. Um deles é simplesmente o craque Renato Augusto.

O camisa 8, que retornou ao clube do Parque São Jorge no segundo semestre do ano passado, logo mostrou que, mesmo com a idade mais avançada, a qualidade técnica e a inteligência tática melhoraram. Renato, no returno do Brasileirão 2021 (única competição do time naquele momento), fez jogos muito bons, e alguns golaços, se tornando assim rapidamente a referência técnica do elenco então comandado pelo técnico Sylvinho.

O começo da atual temporada também foi bom para o meio-campista, que foi escolhido para a seleção dos melhores do Campeonato Paulista. Com isso tudo, a expectativa quanto ao desempenho dele sob o comando de Vítor Pereira era muito grande: um ótimo jogador treinado por um técnico com bons trabalhos na Europa.

Mas na prática não é isso que está acontecendo. Renato Augusto não é nem perto do jogador decisivo que foi ano passado. O próprio Vítor Pereira falou especificamente sobre o momento de seu jogador, admitindo ainda que pode tê-lo prejudicado devido a uma mudança de posicionamento.

“O Renato jogava do lado esquerdo, com uma dinâmica com o lateral e o ponta-esquerda, e essa ligação entre eles tornava o Renato mais influente da esquerda para dentro. Como queríamos dar respostas defensivas, deslocamos o Renato para direita, para quando defendíamos ele não fosse o jogador que ficasse ao lado do volante e ficasse mais alto para não defender atrás; mas essa alteração de função prejudicou, tirou confiança”, afirmou o técnico.

Porém, além da parte técnica e tática, a condição física do jogador pode estar sendo determinante. Aos 34 anos, Renato precisa de toda uma preparação e, principalmente, recuperação especial para entregar o seu melhor futebol. Para alguns, a queda de desempenho é um “recado do corpo” do atleta.

O exemplo Fábio Santos

Se a temporada passada foi muito boa para Renato Augusto, o mesmo não se pode dizer de Fábio Santos. O campeão do mundo ficou longe de ser uma unanimidade no lado esquerdo da defesa corinthiana. Poucos acreditavam em um 2022 bom do lateral. Para ele, a comissão técnica do Timão estabeleceu que, basicamente, Fábio atue apenas uma vez por semana, preferencialmente em jogos da Libertadores da América. O resultado da estratégia foi positivo, uma vez que o camisa 26 se destacou na primeira fase da competição continental. Talvez esse seja o caminho para Renato Augusto. Jogar em menor quantidade, para apresentar maior qualidade. A se pensar.

Veja mais em: Renato Augusto , Vítor Pereira e Fábio Santos .

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Por Marcelo Alexandre Becker

Gaúcho corinthiano desde agosto de 1981, formado em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo, com especialização em Jornalismo Esportivo na Faculdade Cásper Líbero. Atua na imprensa desde 2003.

Confira mais novidades do Corinthians

53 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    daniel
    Daniel Marangoni #1.953

    Mano pra mim o vp é um excelente técnico de verdade, mais acho que está mexendo muito no time e não consegui achar um padrão...o Renato Augusto não está jogando em sua posição de origem, ele pode render em outra posição pode, mais não rende igual aonde ele gosta de jogar e isso está acontecendo cm outros jogadores também..começa a perde a mão...

  • Daniel
    Daniel Amorim #159

    A verdade nua e clara é que depois da chegada do vitor Pereira renato Wiliam Giuliano Roger guedes futebol dos caras sumiu única partida boa do Wiliam foi contra o botafogo e Roger guedes contra o Avaí mais nada..Giuliano jogava muito com sylvinho e Lázaro não to falando que o Sylvinho é bom e tem que voltar nada disso mais é um fato..vitor Pereira tem que começar a fazer o arroz com feijão parar de inventar algumas coisas..cada um na sua posição..roger guedes na esquerda e Wiliam na direita pronto tão fácil fazer isso e no meio Giuliano e Renato Augusto para o time ter mais criação..

  • Publicidade

  • Todos os comentários (57)

    Roberto
    Roberto Bozzo #4.498

    O Renato tem de joga da esquerda pra direita, como o VP observou bem, podendo flutuar pelo meio e a direita, com uma função mais de armação do que marcação...ele volta para ocupar o espaço, não para marcar propriamente dito.

    E sim, jogando apenas uma vez por semana, principalmente na Libertadores onde a qualidade e experiência são mais necessários (como o Fábio Santos) e o Giuliano assume no Brasileirão, dando tempo para o Renato se recuperar fisicamente para o próximo jogo.

  • XAND�O
    Xandão Polemico #601

    Todos reforços se destacaram mais individualmente ano passado
    É com um péssimo treinador que era Silvinho
    Renato hoje está igual Paulinho.sem função em campo

  • Jack
    Jack Luiz #272

    Não vejo a idade como fator para a queda de rendimento do Renato, 34 anos, é uma idade tranquila para jogar em alto nível ainda, Renato se cuida, tá magro, não tem nada a ver com idade. Agora a mudança de posicionamento o prejudica sim...
    Aliás, é essa inconstância que, ao meu ver, vem sabotando o time, com Sylvinho, era o mesmo esquema a perder de vista, com Vitor não tem esquema, cada hora é um diferente...só extremos e exageros...

  • Marcelo Queiroz
    Marcelo Queiroz

    Na minha humilde opinião, quando o Fábio Santos joga a defesa fica mais postada aí acho que o Renato pode jogar em uma espécie de segundo volante pra bola chegar mais qualificada ao ataque

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop